ABLV: indústria quer mostrar qualidade

A Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida (ABLV) vem convidando jornalistas para conhecer empresas do segmento e mostrar o processo e os cuidados na produção do leite longa vida.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

A Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida (ABLV) vem convidando jornalistas para conhecer empresas do segmento e mostrar o processo e os cuidados na produção do leite longa vida.

"A crise não tinha nada a ver com o leite longa vida", destacou o vice-presidente da entidade, Laércio Barbosa. De qualquer forma, disse, o incidente deixou o consumidor preocupado e mais exigente. "Agora ele está procurando marcas mais reconhecidas", afirmou, apostando na consolidação do segmento no país, que hoje possui mais de 100 marcas.

No Laticínio Jussara, em Patrocínio Paulista (SP), os cuidados e análises do leite cru começam na fazenda. Se estiver fora do padrão, o leite não é recebido. Nos postos de captação o produto passa por dez testes e só depois é resfriado e estocado em tanques para transporte até a indústria.

Na indústria, os testes são refeitos. Aprovado, o leite é novamente resfriado e estocado em silos isotérmicos. Só depois dessas análises é que vai para o processamento.

No Brasil, a produção de longa vida alcança 5,2 bilhões de litros por ano, segundo a ABLV. A entidade representa 31 indústrias (nacionais e estrangeiras) e centrais cooperativas responsáveis por 80% do total produzido no país.

As informações são de Alda do Amaral Rocha, do Valor Econômico.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Aline Maria Rabelo Barbosa
ALINE MARIA RABELO BARBOSA

PARNAÍBA - PIAUÍ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 15/03/2008

É muito importante que a mí­dia divulgue o trabalho de controle de qualidade realizado pelas indústrias e mais importante, é a importância que o consumidor está dando ao assunto procurando informações para consumir produtos de qualidade. Isso serve para as indústrias melhorarem cada vez mais a qualidade de seus produtos.
Guilherme Safatle Passos
GUILHERME SAFATLE PASSOS

ITURAMA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/02/2008

Muita conversa, pouca ação!
Aroldo Augusto Martins
AROLDO AUGUSTO MARTINS

EDEALINA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/02/2008

Senhores, o discurso é muito bonito, mas na prática isso tem que começar pelo produtor exigir qualidade. Para isso tem que pagar por essa qualidade, pois o custo de produção é alto. E essas empresas, que vendem 1 litro de leite mais barato que uma dose de pinga, como podem exigir qualidade pagando leite ao produtor R$ 0,60/l?

Vamos parar de tampar o sol com a peneira, o consumidor é esperto. Lembra da gasolina super barata em alguns posto? Depois você gasta com mecânico. Só que leite é saúde de crianças e idosos.
Qual a sua dúvida hoje?