ABLV cria fundo de marketing e lança campanha

A Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV) lançou oficialmente ontem (31/10) o fundo de propaganda do leite longa vida, destinado a fazer o marketing institucional do produto.

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A Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV) lançou oficialmente ontem (31/10) o fundo de propaganda do leite longa vida, destinado a fazer o marketing institucional do produto. A ABLV tem 30 associados, dos quais 16 estão contribuindo com um quarto de centavo por embalagem comprada (equivalente ao litro de leite). A Tetra Pak, sócia patrocinadora da ABLV, entra também com o equivalente a um quarto de centavo.

Para Cláudio Teixeira, presidente da ABLV e diretor da Italac, muitos não acreditavam que seria possível unir as empresas para fazer uma campanha em escala nacional. "O leite vem sendo cada vez mais questionado e atacado, sem qualquer embasamento científico. Entre as várias ações que precisam ser feitas para reverter esse quadro, falar diretamente ao consumidor é a mais importante", completou.

Para Nelson Findeiss, presidente da Tetra Pak, esse tipo de iniciativa já foi tentada "umas 20 ou 30 vezes", sem sucesso. "Por isso, é um momento de júbilo da indústria do leite longa vida", comemorou.

A campanha será iniciada nos estados de SP, MG, GO e ES, onde estão localizadas as empresas contribuintes. "Esperamos que, com o tempo e os resultados, outras empresas participem, gerando a possibilidade do montante ultrapassar os R$ 20 milhões por ano", disse Nilson Muniz, diretor executivo da ABLV. "O grande mérito foi termos conseguido começar. Amanhã, esse recurso pode ir para um grande fundo do setor de lácteos, mas, hoje, a iniciativa da ABLV é pioneira", completou Muniz.

A campanha começa nesta quinta-feira, em televisão, com investimentos previstos de cerca de R$ 12 milhões para os estados mencionados. Diversos programas de grande audiência veicularão em seus intervalos a peça com a "vaquinha longa vida", criada para estrelar a campanha.

O leite longa vida (UHT ) chegou a Brasil em 1972, mas permaneceu com baixa participação até 1990, quando uma conjuntura marcada pela se intensificação da consolidação do grande varejo, altas taxas de inflação, investimentos em marketing por parte de grandes empresas do setor (especialmente a Parmalat) e uma redução nos preços fez o produto saltar dos 4% de participação no mercado de leite fluido para 75% em um espaço de pouco mais de uma década.

Nesse ano, espera-se que o mercado de longa vida movimente cerca de 5,2 bilhões de litros, ante os 5 bilhões do ano passado. "O objetivo da campanha é manter essa taxa de crescimento", explicou Muniz. Equipe MilkPoint
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Carlos Humberto da Silva
CARLOS HUMBERTO DA SILVA

MARIPÁ - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 07/11/2006

De grande importância esta campanha, pois nem todos os consumidores são bem orientados quanto ao leite longa vida (UHT). Nós, que estamos no ramo, sabemos que se trata de um produto de boa qualidade, nutritivo e essencial na alimentação do dia-a-dia.

Parabéns à ABLV.
Marcelo Bruno Bataglin
MARCELO BRUNO BATAGLIN

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/11/2006

Parabenizo as empresas que entraram nessa campanha, mas acredito que, na verdade, ela deveria ter a ajuda dos governos municipais, estaduais, e principalmente do federal, pois consumido mais alimento natural e saudável, com certeza a população fica menos doente.

Creio que está na hora dos produtores brasileiros se unirem e cobrar mais incentivo e providências dos governantes desse país. Ao invés de mensalão, sanguessugas, vampiros e dossiês, está na hora de incentivar a verdadeira riqueza do povo brasileiro, e com isso melhorar tanto a vida do produtor rural, que ganharia mais, como a da população em geral, que teria uma vida mais saudável.

Espero que nos unamos um prol dessa campanha para melhorar o Brasil tanto no setor rural como na saúde da população brasileira.

Já entrei em contato com os políticos que ajudei a eleger, pedi providências e sei que se muitos fizerem isso, com certeza eles terão que tomar alguma atitude para melhor a vida do povo.

Não fiquem parados, façam a sua parte de cobrar dos políticos que vocês elegeram.
José Pereira Neto
JOSÉ PEREIRA NETO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/11/2006

Muitos produtores não vêem com bons olhos a campanha. Pensando bem, qualquer medida tomada por inciativa de representantes unidos, quase que milagrosamente, é positiva. A qualidade sempre vem com o tempo, e todos se beneficiarão.
Laércio Barbosa
LAÉRCIO BARBOSA

PATROCÍNIO PAULISTA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 06/11/2006

Apesar de praticamente existir consenso em toda a cadeia láctea da necessidade de campanhas institucionais para se aumentar o consumo de lácteos, nota-se a dificuldade em harmonizar os vários elos da cadeia e partir para uma ação prática.

Enquanto gasta-se tempo e energia em discussões e acusações mútuas, todos perdem, e o mercado de lácteos tem perdido espaço para outros concorrentes, como os refrigerantes, bebidas de soja, isotônicos, etc.

Que outras associações sigam o exemplo, e quem sabe também teremos campanhas de Queijo, Leite Pasteurizado, Leite em Pó, Sorvetes. Somente assim, falando-se bem do leite e seus derivados como alimentos essenciais e únicos, espera-se um aumento de consumo e com isso, benefícios para todos da cadeia produtiva do leite.

Parabéns à ABLV pela iniciativa.
Alex M. M. Sá Andrade
ALEX M. M. SÁ ANDRADE

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 06/11/2006

Era realmente o que estava precisando, pois há muitas controvérsias no setor. Espero que daqui para frente haja mais rigor na produção.
Roelof Hermannes Rabbers
ROELOF HERMANNES RABBERS

CASTRO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/11/2006

Parabenizo a ABLV pela iniciativa, sugiro concomitante que se melhore a qualidade.
José Eustáquio Bernardino de Sena - Nenê Sena
JOSÉ EUSTÁQUIO BERNARDINO DE SENA - NENÊ SENA

CANDEIAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/11/2006

É o setor amadurecendo...
Adalberto Vuolo Junior
ADALBERTO VUOLO JUNIOR

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/11/2006

Pois é, perde a saúde, perde o natural. Quero saber se todos os que estão participando deste fundo de marketing estão realmente colocando leite dentro das caixas. Pergunto também se o MAPA está tendo autonomia de realmente fiscalizar e verificar se é possivel a venda de leite UHT aos preços vigentes.

Beto Vuolo

Agropecuarista, proprietário de usina de beneficiamento de leite pasteurizado Tipo "B" com produção própria de 4000 litros dia, na cidade de Espirito Santo do Pinhal.
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