Apesar do significante impacto da seca na produção leiteira da Austrália durante os últimos 12 meses, existem alguns sinais positivos para recuperação da indústria, de acordo com o último relatório de desempenho agrícola da Agência Australiana de Agricultura e Recursos Econômicos (Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics - ABARE).
O Relatório de Desempenho Financeiro da Indústria de Lácteos Australiana, viabilizado pelo Dairy Australia e pelo Departamento de Agricultura, Pesca e Silvicultura, destaca os impactos financeiros da seca e as oportunidades disponíveis para os produtores de leite australianos devido aos aumentos nos preços e ao fato de a demanda global por produtos lácteos permanecer forte.
O gerente de análises estratégicas do Dairy Australia, Jo Bills, disse que apesar de a seca ter aumentado o nível de dívidas nas fazendas, o relatório indicou que a maioria dos produtores de leite entrou na seca com altos níveis de patrimônio líquido. Isso os tem ajudado a responder à seca, apesar da pressão no fluxo de caixa ser imensa - estima-se que 45% das fazendas devem registrar rendimentos negativos em 2006/07.
Com preços relativamente altos em 2006/07 e uma previsão positiva para os preços nos próximos dois anos, o relatório indicou que muitas fazendas leiteiras estariam preparadas para investir em maiores custos dos alimentos animais em 2006/07 para manter seus rebanhos leiteiros e maximizar a produção pós-seca.
"A capacidade de se recuperar rapidamente da seca dependerá em grande parte da situação financeira dos produtores individuais, da disponibilidade de água para irrigação e da capacidade de reconstrução dos rebanhos", disse Bills. "Com os impactos positivos dos investimentos anteriores em novas tecnologias e maior eficiência, juntamente com os maiores preços do leite, as previsões para a indústria de lácteos se recuperar da seca e prosperar no futuro parecem favoráveis".
Com a oferta escassa e a forte demanda global devendo aumentar os preços do leite, o incentivo aos produtores para investirem na reconstrução e aumento de seus rebanhos leiteiros estão fortes.
As informações são do site do Dairy Australia.
ABARE: setor lácteo da Austrália pode se recuperar
Apesar do significante impacto da seca na produção leiteira da Austrália durante os últimos 12 meses, existem alguns sinais positivos para recuperação da indústria, de acordo com o último relatório de desempenho agrícola da Agência Australiana de Agricultura e Recursos Econômicos (<i>Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics</i> - ABARE).
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.