ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A volta por cima do produtor de leite que viu a chuva levar tudo

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/03/2021

1 MIN DE LEITURA

1
6

Atualizado em 03/03/2021

Quem trabalha ou já trabalhou com produção de leite, sabe o imenso trabalho que é construir os barracões, organizar a ordenha, criar a rotina dos animais baseada na particularidade de cada propriedade e todos os outros procedimentos diários de manejo que exigem uma estrutura bem sólida para que sejam realizados com eficácia.

Agora imagina ver tudo isso indo literalmente por água abaixo em questão de segundos? Foi o que aconteceu na Granja Resini, propriedade localizada em Presidente Nereu, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Em outubro de 2020, os proprietários viram toda a instalação cair por conta de um forte temporal.

Vídeo enviado pelo veterinário Cláudio Francisco Brogni.

O acontecimento deixou os produtores desolados. Ederson e Simone Resini viram o galpão, recém construído, que abrigava a sala de ordenha, resfriador e sala de alimentação dos animais, ficar totalmente destruído com as chuvas e ventos.

O temporal deixou os animais sem galpão por 19 dias, a ordenha era feita de forma escalonada para que fosse tirado leite da maior quantidade de animais possíveis. Após esse período, uma parte do galpão foi reconstruída de forma provisória para abrigar os animais e tentar manejá-los da melhor forma possível diante da realidade que se encontravam.  

A resiliência dos produtores foi um diferencial para a história não acabar de uma maneira trágica. Com muita força de vontade e ajuda da comunidade com doações, os produtores estão lutando para reconstruir tudo o que foi perdido.

Foto enviada pelo veterinário Cláudio Francisco Brogni.

Hoje, 4 meses após o desastre, a propriedade conta com 50 vacas da raça Holandesa em lactação e os proprietários estão se reinventando, adaptando manejo para abrigar e alimentar todas as vacas no espaço que foi possível reconstruir do galpão. Mesmo que ainda falte um longo caminho para percorrer, a luta continua e Ederson e Simone continuam firmes e empenhados para reconquistar tudo que foi perdido.

E você, conhece alguma história de superação na atividade leiteira? Alguém que se reinventou depois de uma grande tragédia como essa? Conta pra gente!

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduanda em Gestão do Agronegócio, Editora Assistente de Conteúdo MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CAMILLA KANASHIRO

EM 11/03/2021

Que triste, muito difícil... Tomara que eles consigam conquistar tudo que tinham!
MilkPoint AgriPoint