Gigante do ramo de alimentos, a Kraft Foods prepara-se para estrear em um segmento que enfrenta uma fase polêmica. É requeijão ou especialidade láctea? Depende da fórmula. É embalado no copo de vidro ou de plástico? Depende da empresa.
Nos últimos tempos, a tendência do setor tem sido mudar. E mudar para reduzir custos, embora as empresas não admitam. As embalagens plásticas são mais econômicas que as de vidro.
A francesa Danone, dona da marca Paulista, saiu na frente: trocou o tradicional copo de vidro pelo plástico. A sua outra marca, a Poços de Caldas, também passou a ser vendida em copos plásticos. A fórmula também foi alterada: passou a ter menos leite e mais amido e, por isso, deixou de ser requeijão. Tornou-se, especialidade láctea.
No rastro da Danone, também mudaram outras empresas, como a Nestlé e a Vigor, dona das marcas Leco e Danúbio. O Danúbio, aliás, é uma exceção, continua no copo de vidro, pois é considerado pela empresa um produto premium.
Algumas empresas do setor resistem a mudanças. Mesmo sabendo que poderia economizar mais de 30% com a embalagem plástica, o frigorífico Frimesa permaneceu como estava: embalagem de vidro e requeijão, segundo Miguel Fernandes, gerente industrial do frigorífico. O suspense agora é saber como será o "requeijão" da Kraft Foods.
Fonte: Valor (Christiane Martinez e Marli Lima), adaptado por Equipe MilkPoint
A polêmica entre requeijão e especialidade láctea
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

ALFREDO TAVARES FERNANDEZ
NITERÓI - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO
EM 03/01/2015
Alguém saberia me dizer onde encontrar a legislação para especialidades lácteas? Essa aberração da indústria e crime contra o consumidor