ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A importância do pequeno varejo para a indústria

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/03/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Em um país como o Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes em um território com dimensões continentais, o pequeno varejo assume papel fundamental na distribuição de alimentos, bebidas e outras categorias essenciais.

Essa situação ficou notória durante a pandemia causada pela Covid-19, pois os consumidores priorizaram os pequenos comércios por estarem na vizinhança e nutrirem um relacionamento mais próximo.

No entanto, o pequeno varejo é um dos setores que mais sofre com a crise atual. Em julho do ano passado a “Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que pouco mais de 145 mil varejistas já haviam encerrado as atividades por dificuldades provocadas pela pandemia.

Esse é um número importante que demanda esforços, inclusive da cadeia de alimentos e bebidas, para assegurar que esse cenário não piore ainda mais e que ao menos retorne ao patamar anterior.

Relação com a indústria

Justamente por ser fundamental para comercialização de alimentos em todo o Brasil, o pequeno varejo também é de extrema importância para as indústrias que desejam alcançar todas as regiões do país. É o caso da Nissin Foods do Brasil, em que os pequenos varejistas representam cerca de 70% da cobertura da marca. Chegar até eles é uma parceria com os distribuidores que se encontram em todo Brasil.

Isso significa que assegurar o abastecimento dos produtos para esse canal, estabelecer parcerias e ações próprias para os pontos venda são iniciativas que podem ser tomadas pela indústria para apoiar o desenvolvimento dos comércios locais e do setor.

Nesse cenário, destacam-se os materiais de merchandising diferenciados e customizados, o atendimento de qualidade com um time bem treinado que saiba valorizar a parceria com o dono do varejo e que respeite as demandas do público consumidor de cada região.

Outro ponto importante para a indústria chegar aos comércios locais é garantir a qualidade da distribuição. Dessa forma, se faz necessário ter parceiros que entendam a importância do pequeno varejo para a indústria e a sociedade, atuando como uma ponte segura e de mão-dupla para os canais. Ou seja, os distribuidores, assumem um papel fundamental nessa relação.

Novas estratégias

Durante a pandemia, outra estratégia de apoio mútuo entre indústria e o pequeno varejo se destacou: a digitalização do canal B2B2C, na qual os grandes produtores podem criar e-commerces próprios ou até marketplaces em parceria com os pequenos comércios para atrair os consumidores finais.

Obviamente, um projeto robusto como esse precisa ser bem pensado e executado para evitar conflito de canal. Porém, é possível começar gradualmente e escalonar o negócio após alguns meses, garantindo o suporte e a digitalização do pequeno varejo.

Seja durante a pandemia ou no pós-pandemia, os comércios locais continuarão a ser de suma importância para as indústrias e para os consumidores, por isso é o momento de entender as dores desses pequenos comerciantes e ajudá-los a superar os obstáculos da atual crise.

As informações são do Novarejo, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

*Fonte da foto: Freepik

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint