ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A acidificação melhora o colostro?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/04/2023

2 MIN DE LEITURA

1
4

Atualizado em 05/04/2023

Alguns estudos demonstraram que fornecer leite acidificado para bezerros pré-desmamados melhora a saúde e o desempenho dos bezerros.

Mas e o colostro? A acidificação também pode ser benéfica? Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia realizou um estudo preliminar para descobrir.

Seu projeto de pesquisa, publicado recentemente no Journal of Dairy Science, baseou-se em trabalhos anteriores de sua equipe que mostraram que bezerros com diarreia tiveram uma perda de bactérias benéficas do trato digestivo, que foram substituídas por patógenos prejudiciais que causaram doenças digestivas.

Eles procuraram determinar se o colostro acidificado poderia servir como substituto para a pasteurização, com o objetivo de reduzir os níveis bacterianos nocivos fornecidos ao bezerro junto com o colostro. Foi demonstrado que a acidificação diminui as cargas bacterianas no leite, diminuindo o pH para 4,0-4,5.

Além disso, eles queriam avaliar a microbiota fecal de bezerros alimentados com colostro acidificado em comparação com aqueles alimentados com colostro padrão.

O estudo comparou os resultados de cinco bezerros alimentados com colostro acidificado versus cinco bezerros alimentados com colostro não tratado. Todo o colostro continha pelo menos 24% de Brix para garantir a qualidade, e cada lote foi agrupado entre duas mães.

Os bezerros de ambos os grupos foram alimentados com quatro litros de colostro dentro de uma hora após o nascimento e mais dois quartos doze horas depois. O colostro acidificado foi tratado imediatamente antes do fornecimento aos animais com ácido fórmico a 9%, com um pH alvo de 4,0-4,5. (Os pesquisadores avaliaram o uso experimental de ácido fórmico neste estudo. Nos EUA, apenas o ácido cítrico e o sorbato de potássio são métodos aprovados pela Food and Drug Administration para acidificar o leite para bezerros).

Ambos os grupos de estudo foram alimentados com leite acidificado pelo restante de sua fase de alimentação com leite. Amostras fecais foram coletadas 24 horas e 48 horas após o nascimento, e depois semanalmente até o desmame às oito semanas. A extração e avaliação do DNA foram realizadas para avaliar as populações bacterianas na microbiota intestinal ao longo do tempo.

Os pesquisadores descobriram que os bezerros alimentados com colostro acidificado tinham níveis significativamente mais altos da bactéria benéfica Faecalibacterium com uma semana de idade. A Faecalibacterium é conhecida por produzir butirato, um ácido graxo chave de cadeia curta que promove o desenvolvimento do revestimento do trato intestinal em ruminantes.

Estudos de pesquisa anteriores relacionaram a Faecalibacterium a um melhor ganho de peso e diminuição da incidência de diarreia em bezerros pré-desmame. Esses estudos também mostraram que a Faecalibacterium cresce mais facilmente em condições de pH de 4,0-4,5.

Os pesquisadores deduziram que o colostro acidificado pode ajudar a impulsionar a produção de Faecalibacterium no trato digestivo na primeira semana de vida. Suas populações normalmente não começariam a aumentar até a segunda semana de vida.

Embora tenham reconhecido que o tamanho da amostra do estudo era pequeno, a equipe concluiu que o fornecimento de colostro acidificado para bezerras leiteiras no nascimento pode levar à colonização precoce de Faecalibacterium, possivelmente levando a melhorias na saúde e no desempenho de crescimento no início da vida.

As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARA HELENA SAALFELD

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/04/2023

Por isso a Silagem de Colostro tem sido excepcional na criação das bezerras. O colostro fica ácido, destrói bactérias patogênicas e mantém os anticorpos. O uso da Silagem de Colostro até o desmame tem demonstrado o desenvolvimento superior das bezerras.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures