ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Jovens investem em propriedades leiteiras

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/06/2021

3 MIN DE LEITURA

1
1

Os dados do programa Bolsa Juventude Rural da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) impressionam: 1.735 jovens atendidos, 2.036 bolsas disponibilizadas e 569 escolas atendidas em 491 municípios de 2013 a 2020 (pode haver repetição de contemplados).

“Temos potencial para atingir mais municípios e atender mais jovens”, ressaltou a coordenadora do programa e chefe da Divisão de Políticas Públicas para Jovens, Mulheres e Idosos, Emanuelle Magiero. Um dado se destaca: quase 80% dos jovens aplicam o recurso da bolsa diretamente no projeto produtivo.

De 2017 para 2018, houve um aumento de 142% na procura dos jovens pelo programa, passando de 327 para 793. Em 2018, a procura cresceu 45%, chegando a 1.152. Em 2020, o aumento foi de 1,5%, totalizando 1.169. “O programa tem procura, interesse e potencial para ampliar ainda mais”, destaca Emanuelle.

O levantamento mostra que a maior dificuldade é o preenchimento correto da documentação exigida pelo edital. Entre os inabilitados para o programa, 40% não apresentaram corretamente a documentação pessoal e da família; 25% tiveram problemas com a documentação da escola; 19% tiveram algum erro no preenchimento ou falta de assinatura no pré-projeto e 16% apresentaram problemas na Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP/Extrato). Estes percentuais demonstram a necessidade de conhecimento do programa e do edital por quem auxilia o jovem, para que o mesmo apresente corretamente a documentação.

Além disso, os dados também revelaram que 77% dos jovens investem o valor da bolsa diretamente no projeto produtivo, 18% utilizam no projeto produtivo e para uso pessoal e 5% apenas para uso pessoal. “Estes números mostram que o programa está cumprindo um dos seus principais objetivos que é garantir a sucessão rural, já que os jovens utilizam os recursos que recebem para investir no seu projeto, na sua propriedade”, pontuou Emanuelle.

Os dados foram apresentados na quinta-feira (17/06) durante o 1.º Seminário Estadual do Bolsa Juventude Rural, que ocorreu de forma virtual. Mais de 300 pessoas, entre estudantes, dirigentes de escolas e extensionistas da Emater, participaram de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

A secretária Silvana Covatti participou do evento e falou para os jovens sobre a importância do Bolsa Juventude Rural. “Este programa incentiva o jovem a ter o seu ganho, a continuar os estudos e ter aquele preparo para estar e permanecer na propriedade”, comentou. E garantiu seu empenho em buscar recursos para trazer mais jovens para o programa.

O presidente da Emater-RS/Ascar, Geraldo Sandri, destacou que a sucessão rural é um dos grandes focos da instituição. Salientou ainda que a melhoria das condições do homem no campo, o desenvolvimento de novas tecnologias e a melhoria dos preços agrícolas estão atraindo cada vez mais pessoas a permanecerem no campo.

 

Exemplos do programa

A diretora da Escola Estadual Liberato Salzano, Rosicler de Carli, do município de Liberato Salzano, diz que a escola participa desde 2018, com 34 jovens. São 11 jovens do colégio e 23 da Escola Estadual Indígena.

“Mesmo durante a pandemia, criamos grupos de whatsapp para estimular os alunos a participar do programa”, disse. Ela citou o exemplo de um bolsista da escola que comprou sementes para pastagens dos bovinos de leite para a sua propriedade e um notebook para agilizar o processo.

A técnica Fernanda Gilli, da Emater de Cidreira, realiza um trabalho de extensão de orientação, divulgação, apoio e colaboração junto aos jovens. “Nós acompanhamos todas as etapas do processo, identificando o potencial dos jovens no desenvolvimento do projeto produtivo”, descreve. O município tem pescadores artesanais, pecuaristas familiares, apicultores, indígenas e quilombolas.

Alisson Dalamaria, 21 anos, de São Domingos do Sul, participou do programa em 2017. Na época, comprou um notebook que permitiu fazer os cálculos necessários para melhorar o investimento na propriedade. Hoje trabalha no cultivo de grãos, principalmente milho e soja. “Sempre tive gosto pela agricultura, pela produção de grãos, e pretendo cursar Agronomia para me capacitar mais e buscar mais conhecimento”, projetou.

A estudante Micheli Motter, de 17 anos, cursa o terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, de Três Arroios, e foi contemplada com uma bolsa do programa. Ela mora com os pais numa propriedade de 12,3 hectares onde a família planta milho, soja e cria bovinos e ovinos. Micheli acredita que a bolsa estimula a pensar a propriedade e a desenvolver novas formas de atuação.

As informações são do Governo do Estado do RS, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

OSMAR REDIN

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/06/2021

Parabéns à Emanuelle, Coordenadora do Programa e todos os que participaram e participam de tão importante Projeto. Tenho orgulho de fazer parte e incentivar o crescimento do Programa, por ocasião na Chefia de Gabinete da SDR - Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, conduzida pelo Secretário Tarcísio Minetto, época em que o Programa teve um incremento significativo. Sucesso a todos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures