5º leilão da Fonterra: US$ 2.586/tonelada

O quinto leilão da Fonterra através da plataforma de vendas online, <i>GlobalDairyTrade</i>, foi realizado ontem (04). O preço médio alcançado para todos os produtos e períodos contratuais para o leite em pó (WMP) foi US$ 2.586 por tonelada, posto na Nova Zelândia. Este valor é 11,4% inferior ao do leilão anterior, realizado em 1º de outubro de 2008. Os preços variaram de US$ 2.435 a US$ 2.623.

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Os preços dos lácteos vêm caindo mais acentuadamente do que o esperado desde o pico atingido em novembro do ano passado. A cooperativa neozelandesa Fonterra acredita que continuem caindo até pelo menos a metade do ano que vem.

O quinto leilão da Fonterra através da plataforma de vendas online, GlobalDairyTrade, foi realizado ontem (04). O preço médio alcançado para todos os produtos e períodos contratuais para o leite em pó (WMP) foi US$ 2.586 por tonelada, posto na Nova Zelândia. Este valor é 11,4% inferior ao do leilão anterior, realizado em 1º de outubro de 2008. Os preços variaram de US$ 2.435 a US$ 2.623.

Figura 1
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O Índice de Preços de Commodity do Australia and New Zealand Banking Group (ANZ) para produtos lácteos aumentou por 15 meses consecutivos até atingir seu pico de 291,9 em novembro de 2007, mas desde então, caiu cerca de 25%. Tendências históricas sugerem que este índice poderia cair outros 25% - um importante golpe para a indústria de lácteos neozelandesa, que foi responsável por 27% das exportações totais da Nova Zelândia no ano até maio.

O leilão de vendas pela internet chamado GlobalDairyTrade, foi lançado em julho pela Fonterra para tentar acompanhar os mercados voláteis e determinar um preço global de referência para os produtos lácteos. O diretor gerente da GlobalTrade, Kelvin Wickham, disse que o sistema tornou o preço global mais transparente e está começando a dar uma linha de referência sobre a condução do mercado.

Wickham disse que alguns produtos lácteos já tiveram queda de 50%, enquanto produtos como queijo, manteiga e leite em pó integral ainda têm espaço para ter queda nos preços. "A demanda entre agora e o Natal deverá ser muito difícil e não esperamos que este mercado se levante até pelo menos a segunda metade do ano que vem".

A Fonterra vende somente uma pequena porcentagem de produtos através do sistema online, mas pode usar estas informações para ajudar a administrar seus contratos. Um sistema de demanda ao vivo ajuda a cooperativa a fazer previsões para os próximos 18 meses, usando informações de oferta e demanda - incluindo reação dos clientes, clima, custos de produção, combustíveis, finanças e produto interno bruto nos mercados.

"Levará ainda algum tempo para que o declínio no preço da commodity chegue aos preços ao consumidor, por causa dos atuais estoques e pelo tempo de processamento e distribuição", disse Wickham.

A reportagem é do NZHerald.co.nz, com informações da GlobalDairyTrade, adaptadas e traduzidas pela Equipe MilkPoint.
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