O painel temático, segundo o coordenador da comissão científica, Adauto de Matos Lemos, pretende colocar em pauta a importância dos fundamentos nutricionais dos produtos lácteos, atendendo ao apelo do próprio mercado consumidor. "O assunto é atual, vem sendo pleiteado pelas comunidades científica e tecnológica e quer ampliar o debate sobre aspectos funcionais, nutracêuticos e antinutricionais dos alimentos. Os consumidores hoje se preocupam com algo além da nutrição; buscam também saúde no mesmo alimento", explica.
Como parte da programação científica, o Congresso abre espaço para a apresentação de novos trabalhos inscritos, que vão participar como comunicados técnicos ou pôsteres. A avaliação está sendo feita por comissão formada por representantes da comunidade científica do Brasil, cujo resultado final será divulgado no início de julho.
Além disso, serão apresentados os seguintes mini-cursos: Queijos com olhaduras, com o professor Múcio Mansur Furtado, Ph.D.; Princípios básicos da fabricação de queijos, com os professores Alberto Valentim Munck, Sérgio Casadini Vilela, Eduardo Peres Dutra e Simone Campos; Criando mercado para queijos especiais: estratégias bem sucedidas, com o especialista em marketing estratégico para queijos artesanais, Daniel Strongin (USA); Produtos lácteos funcionais, com os professores Leandro Teixeira e Marcelo Pedras; e Rotulagem de leite e derivados, com a professora Vanessa Aglaê Martins Teodoro, do CT/ILCT/EPAMIG.
As inscrições tanto para as palestras quanto para os cursos já podem ser feitas no site da Epamig (www.epamig.br), onde estão detalhados os valores do investimento, carga horária e demais informações sobre a programação.
Confira as palestras programadas:



As informações são da assessoria de imprensa da Epamig.