O aumento das restituições à exportação de manteiga na União Européia (UE) e a redução da taxa de câmbio euro/dólar levaram a uma redução nos preços mundiais de manteiga durante o mês de fevereiro, de acordo com um relatório do Conselho Britânico de Desenvolvimento Lácteo.
No caso do leite em pó desnatado, os preços do mercado mundial não sofreram modificações, mas na UE os valores são cerca de US$ 100 a US$ 200 por tonelada a mais do que nos Estados Unidos. Além disso, nos EUA os preços continuam caindo.
A oferta da Austrália está similar à dos anos anteriores (em torno de 1% acima). A produção na Nova Zelândia atingiu seu máximo estacional muito cedo neste ano, de forma que é provável que, no total, a oferta seja 2% inferior à do ano passado. A maior parte da produção da Oceania já foi vendida.
O crescimento econômico mundial foi alto em 2004 e se prevê uma leve redução em 2006. A demanda continuará alta no sudeste asiático (leite em pó e gordura anidra de leite). Os preços em 2005 se mantiveram similares aos de 2004. Em 2006, esperam-se reduções progressivas.
A reportagem é do site Agrodigital.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.