11º Congresso Pan-Americano do leite será em Minas Gerais

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Em 2010, o Brasil volta a sediar o Congresso Pan-Americano do Leite. A expectativa é que o evento ocorra em Minas Gerais, estado responsável por 1/3 da produção de leite do País.

O Congresso Pan-Americano é o principal evento coordenado pela Federação Pan-americana de Leite (Fepale), instituição criada em 1991 com a missão de promover a integração do setor lácteo das Américas e defender os interesses comuns da cadeia produtiva.

Em junho, ocorreu no Brasil a 9ª edição do evento. "Foi o maior congresso já realizado pela Fepale", definiu o secretário-geral da instituição, Eduardo Fresco Leon. O evento, que se encerrou dia 23, foi uma realização da Fepale, Embrapa Gado de Leite e Associação Gaúcha de Laticinistas (AGL).

Cerca de 1700 participantes, representando diversos países, estiveram reunidos no Centro de Exposições da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Para o presidente da AGL, Ernesto Krug, esta participação expressiva demonstra a força da cadeia produtiva do leite no Brasil. "Estamos ganhando cada vez mais destaque no mercado mundial", afirma Krug.

Segundo o diretor da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, o sucesso do Congresso materializa a força do leite no País. "O mercado internacional está curioso e quer conhecer de perto os aspectos que têm feito nossa produção crescer de forma tão vigorosa".

O leite no mundo - Além das palestras e debates, abordando todos os aspectos da atividade leiteira, da fazenda ao consumidor, o evento contou com reuniões paralelas. Uma delas envolveu os representantes dos países membros da Federação Internacional de Lácteos (FIL), onde foi discutido o mercado mundial de lácteos.

O diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite, Pedro Braga Arcuri, apresentou a situação do Brasil dentro deste mercado. "A produção do País vem crescendo de forma sustentável nos últimos anos", afirmou Arcuri. Uma característica do produto nacional é a sua competitividade. O preço do leite brasileiro é comparado ao da Nova Zelândia, o maior exportador de lácteos no mundo.

Durante a reunião da FIL, também foi discutida a queda dos subsídios europeus à agricultura, fato que deverá movimentar o mercado de láteos nos próximos anos. A inserção da China neste mercado também provoca expectativas. Donos da economia que mais cresce no mundo, os chineses, por tradição, não são grandes consumidores de lácteos. Mas tem havido um forte trabalho de marketing para modificar os hábitos alimentares naquele país.

Todas estas mudanças que ocorrem no mundo chamam a atenção da Fepale. "A cadeia produtiva do leite está cada vez mais ágil e temos que nos adequar a esta velocidade", diz Leon. Em, razão disto, o Congresso, até então realizado a cada três anos, passará a ser bi-anual. Antes de retornar ao Brasil, daqui a dois anos, a Costa Rica, na América Latina, irá sediar o evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Embrapa Gado de Leite.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?