ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Após crise, brasileiro volta para as padarias

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/03/2018

3 MIN DE LEITURA

0
0

Após quatro anos consecutivos de queda, o fluxo de consumidores nas padarias voltou a crescer em 2017. Isso ajudou o setor de panificação e confeitaria a faturar R$ 90,3 bilhões, o que representou um aumento nominal de 3,2% em relação a 2016. O ganho real foi de 1,28%, descontada a inflação da panificação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

Os dados são da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), que realizou pesquisa com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria. Foram ouvidas 400 empresas em 19 Estados. "O setor passou por anos difíceis no período de recessão, mas felizmente voltou a apresentar crescimento, até com um pequeno ganho real em 2017. Para este ano a sinalização é de que o desempenho do setor será melhor do que em 2017", diz José Batista de Oliveira, presidente da Abip.

Após crise, brasileiro volta para as padarias
Após quatro anos consecutivos de queda, o fluxo de consumidores nas padarias voltou a crescer em 2017

A entidade não faz projeções sobre o setor. Oliveira cita como fatores que podem favorecer o setor a inflação baixa, a recuperação da renda disponível das famílias e a redução no nível de desemprego. O fluxo de clientes também voltou a crescer, após quatro anos consecutivos de queda. Oliveira avalia que isso deve se manter neste ano. Em 2017, o fluxo de clientes nas padarias e confeitarias aumentou 1,36%. Oliveira citou ainda como elemento positivo a expansão nas vendas de produção própria, que somaram R$ 57,8 bilhões em 2017, com crescimento de 5,4% em relação a 2016.

Os itens de revenda somaram R$ 32,5 bilhões no ano, com aumento de 0,7%. Do lado negativo, as vendas do pão francês - principal item das padarias e confeitarias - cresceram 0,3% em faturamento. Em volume, houve queda de 3,4% em vendas. O preço médio subiu 3,7% no ano. Oliveira disse que houve queda porque o mercado está mais competitivo. "Com o avanço da produção de pães congelados no Brasil, outros tipos de varejo passaram a concorrer com as padarias e confeitarias, como supermercados, atacarejos, lojas de conveniência e mercadinhos. Esses varejistas têm investido em panificação como estratégia para fidelizar clientes", observou o executivo.

As padarias e confeitarias, diz Oliveira, têm investido mais na produção própria de outros itens de panificação, para atrair os consumidores. Para o executivo, o acirramento da concorrência seguirá sendo um fator de pressão para as padarias e confeitarias em 2018. De acordo com dados da Euromonitor International, o mercado total de panificação, incluindo o desempenho de padarias e das fábricas de pães e bolos, cresceu 3,1% e 2017, para 5,4 milhões de toneladas. Para 2018, a previsão é de um crescimento de 2,1%, para 5,6 milhões de toneladas.

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) informou que a categoria de pães e bolos industrializados movimentou no ano passado R$ 6,45 bilhões, com volume de vendas de 465,8 mil toneladas. O mercado de pães de forma cresceu 0,46%, para R$ 5,61 bilhões. Em volume, houve queda de 4,53%, para 433,9 mil toneladas. Em bolos, houve queda de 3,16% em faturamento, para R$ 840 milhões. Em volume, a queda foi de 7,5%, para 31,9 mil toneladas. Outro fator de pressão para padarias e confeitarias, segundo Oliveira, é o reajuste nos preços da energia neste ano. "Falam em um reajuste no preço de energia de mais de 20% este ano, é totalmente absurdo. Espero que a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] avalie e venha com um aumento compatível com a realidade", afirmou Oliveira.

Leia também: O aumento da oferta de refeições prontas no segmento de padarias

As informações são do jornal Valor Econômico. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures