ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Greve não deve ter efeito na inflação além de julho, aponta IBGE

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/08/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

Os preços dos combustíveis e de alguns alimentos devolveram em julho, ao menos parcialmente, a alta registrada um mês antes, em grande parte causada pela greve dos caminhoneiros. Para Fernando Gonçalves, gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a paralisação não deve mais influenciar a inflação daqui para frente. “O impacto foi realmente pontual. Se houver algum efeito defasado, será muito residual. Mas não vejo isso acontecendo”, afirmou.

Segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE, a alimentação dentro do domicílio recuou 0,59%, depois de ter subido 3,09% em junho. Os preços de alguns itens chegaram a cair em torno de 30%, como cebola (-33,50%), batata-inglesa (-28,14%), tomate (-27,65%). Também houve recuo do preço das carnes (-1,27%) e dos ovos (-2,47%).

Por outro lado, leite longa vida subiu 12%, após ter tido alta de 15,63% em junho. Além de ter sido afetado pela greve dos caminhoneiros, esse é o período de entressafra do produto, o que geralmente eleva os preços.

Gonçalves afirma que a queda nos preços de alimentos, especialmente in natura, responde a uma normalização no abastecimento, mas também a questões sazonais. “Existe a questão de aumento de oferta, acompanhando a safra de alguns produtos”, diz.

Nos combustíveis, a gasolina subiu 5% em junho e recuou 1% em julho, enquanto o etanol saiu de alta de 4,22% para queda de 5,48%.

No sétimo mês de 2018, o IPCA aumentou 0,33%, após avançar 1,26% um mês antes.

Agosto

Os preços administrados, que têm caminhado acima do IPCA, devem ter mais uma rodada de aumentos em agosto. Fernando Gonçalves, do IBGE, disse que o IPCA de agosto deve ser afetado por reajustes de água e esgoto, energia elétrica e gás em várias localidades do país.

A inflação do Rio de Janeiro, a que tem o segundo maior peso no IPCA, depois de São Paulo, sentirá em agosto o efeito do reajuste de 5,94% nas tarifas de água e esgoto e de 2,52% na conta de gás, ambas válidas a partir do dia 1o.

Belo Horizonte teve reajuste de 3,41% na tarifa de água no dia 1º deste mês e Vitória terá de 3,89% a partir do dia 16.

Em agosto, os consumidores de energia elétrica continuarão a pagar R$ 0,05 por Kw/h consumido. A sinalização continua a de bandeira vermelha patamar 2 por causa da escassez hídrica no país. E haverá também reajustes regionais: em Belém, 12% a partir de 7 de agosto; em Vitória, 15,84% a partir do dia 7. O reajuste de 15,84% em 4 de julho em São Paulo ainda deve ter efeitos no mês atual.

Outro reajuste que será parcialmente captado pelo IPCA de agosto é o aumento de 10,14% nas passagens interestaduais de ônibus em 2 de julho.

Em julho, os preços administrados subiram 0,90%, após alta de 2,49% em junho.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures