ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Principais tendências em alimentos e saúde para 2014

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 13/12/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
Todos sabem que a tendência de consumo de proteínas está aumentando, mas existem muitas outras oportunidades de crescimento no mercado de alimentos e de saúde, de acordo com a previsão anual para a indústria feita por Julian Mellentin e publicada pelo New Nutrition Business, chamada “12 Key Trends 2014” – 12 principais tendências para 2014.

“Os lácteos são alimentos naturalmente funcionais, com baixo teor de calorias, bons para manutenção do peso, lanches saudáveis e uma ‘permissão ao prazer’, apresentando muitas possibilidades para as companhias de alimentos e bebidas”.
 
Os alimentos para controle do peso corpóreo não compõem mais uma categoria especial. Os consumidores agora pensam sobre seu peso como parte de suas escolhas de alimentos diárias e como uma forma de manutenção do bem-estar. “Isso está criando vencedores e perdedores. As estratégias de alimentos para controle do peso da Unilever e da Nestlé estão decadentes, porque são baseadas em um entendimento do mercado que estava desatualizado há cinco anos”.
 
As vendas da linha Slim-Fast caíram em 80% e a Nestlé está vendendo parte de seus negócios. As empresas que se conectam com o desejo dos consumidores de uma abordagem individualizada baseada em alimentos normais e que também se conectam com as tendências mais importantes são as que estão tendo mais sucesso.
 
Um exemplo disso é a thinkThin, que oferece produtos sem glúten (outra tendência importante), usam quantidades mínimas de açúcar, fornecem 10 gramas de proteína e usam ingredientes naturais, como chocolate amargo para dar às pessoas a permissão de sentir prazer no consumo.
 
No mundo todo, o interesse por produtos que fornecem energia “de lenta liberação” ou “sustentada” vem aumentando muito, direcionado pelo sucesso global dos biscoitos de café da manhã Belvita. Apesar de muitas companhias estarem pensando sobre baixa quantidade de energia (calorias) e controle do açúcar do sangue em relação à diabetes, de fato, a maior oportunidade para a indústria de alimentos e bebidas está em fornecer energia sustentada para o mercado de massa, ou seja, produtos que forneçam saciedade por mais tempo. Essa é uma tendência nova e as mensagens sobre o produto são complexas. Os desenvolvedores de produtos estão se voltando a carboidratos lentamente digestíveis, como aveia, cevada e sorgo, por exemplo. Novas pesquisas também estão apoiando o papel das proteínas lácteas em fornecer essa energia de liberação lenta.
 
Sobrepondo-se a todas essas tendências está a tendência de produtos “naturalmente funcionais”. Entretanto, Mellentin disse que se você quer ser bem sucedido nisso, “não use a palavra natural em seu produto. Você corre o risco de encalhar em um campo minado regulatório e existem muitas outras formas de comunicar a qualidade de natural de seu produto sem usar a palavra ‘natural’”.
 
A evidência é que em formato de produtos convenientes, ingredientes “naturalmente saudáveis” ajudarão a dar a seu produto um halo de saúde e aumentar as vendas – às vezes, significativamente. Um exemplo é a água de coco. As vendas de água de coco nos Estados Unidos aumentaram de zero em 2007 para mais de US$ 390 milhões por causa da imagem de “naturalmente saudável” e “sem adição de nada”.
Veja abaixo o infográfico com as principais tendências na indústria de alimentos e bebidas em 2014 (clique na imagem para ver em tamanho maior).

 

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures