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Queijos finos e os consumidores: como anda esta relação?

POR GECOM - UFLA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/02/2013

4 MIN DE LEITURA

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Por Cintia Loos (Pesquisadora do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor da UFLA)

Levar sua mensagem e sua imagem ao consumidor final é um trabalho árduo. Cativar sua atenção e preferência de compra, uma tarefa ainda mais complicada quando a quantidade, e a qualidade de produtos ofertados nas gôndolas dos supermercados só aumenta. No caso dos queijos finos e especiais não é diferente. O GECOM acaba de divulgar resultados de uma importante pesquisa com este segmento de consumidores e revela dados muito interessantes.

Um estudo realizado com 200 consumidores de queijos finos da cidade de Juiz de Fora – MG, no ano de 2012, mostra o baixo nível de lembrança que esses consumidores possuem sobre suas marcas de queijos finos prediletas. O resultado da pesquisa mostrou que 81% dos respondentes não foram capazes de se lembrar imediatamente, quando questionados, de sua marca de preferência, o que é um grande alerta para a indústria de lácteos. Sendo as ferramentas de comunicação as responsáveis em produzir uma identidade distintiva na mente dos consumidores, atuando diretamente nas suas opções de escolha sobre qual produto comprar, frágil se apresenta assim a atuação e eficácia do marketing deste tipo de produto no mercado abordado pela pesquisa. Além disso, foi identificada também a alta disposição dos consumidores em experimentar e comprar outras marcas caso fossem ofertadas no mercado, acentuando assim a sensação de fragilidade existente na relação indústria-consumidor.

O expressivo percentual de consumidores que afirmam que com certeza estariam dispostos a experimentar novas marcas caso fossem ofertadas nos postos de venda, permite a visualização de dois cenários. O primeiro cenário retrata o potencial de oportunidades para as indústrias expandirem e conquistarem novas fatias de mercado, mostrando que a expansão da oferta é considerada atraente, próspera e plausível de realização. Já o segundo, é um cenário que faz perceber a insatisfação de uma parcela considerável de consumidores de queijos finos. Se a força da empresa vem de uma identidade de marca forte presente no mercado, ao serem analisados os resultados deste estudo fica um questionamento quanto a satisfação e fidelidade dos consumidores deste tipo de queijo, já que um cliente que está satisfeito não teria razões para trocar de marca.

Quando questionados sobre a sua percepção quanto às campanhas de marketing existentes para divulgar marca de seu tipo de queijo de sua preferência, praticamente metade dos consumidores (49,5%) considerou as campanhas nulas, já que não percebiam nenhuma campanha nesse sentido. Quando constata-se que a percepção dos consumidores quanto às campanhas de marketing deste nicho de produtos são consideradas praticamente inexistentes, questionamos se não há por parte da indústria uma responsabilidade nesta fraca ligação percebida entre consumidor e marca ofertada no mercado. Se todos os respondentes da pesquisa foram capazes de citar prontamente o tipo de queijo preferido, fica a indagação do por que pouquíssimas pessoas conseguiram se recordar da marca de preferência. Será mesmo que preferem alguma marca em especial?

Dentre as práticas de marketing possíveis para estreitar a relação com os clientes temos a degustação. Proporcionar aos consumidores a possibilidade de degustação dos produtos nos pontos de venda trata-se de uma oportunidade relevante para que os mesmos possam conhecer as características daquele produto. Esta é uma atividade de grande potencial mercadológico, entretanto pelo menos na cidade de Juiz de Fora, não é uma prática freqüente por parte das indústrias queijeiras. Somente 39,5% dos respondentes tiveram oportunidade de degustar queijos finos em seus pontos de vendas, destacando-se o fato de que, para esse percentual de consumidores que puderam desfrutar da experiência da degustação, relativa porcentagem referente a 43% continuou a comprar aquela marca de queijo após a ocasião. Percebemos assim que a degustação é uma eficiente ferramenta para a conquista de novos clientes, porém sem o apoio contínuo das atividades de propaganda o esforço direcionado em tal ação acaba se perdendo com o tempo.

Chamaram a atenção também os relatos de alguns respondentes que, apesar de não se recordarem do nome da marca num primeiro momento, afirmam ser capazes de identificá-la se as vissem nas gôndolas e prateleiras. Percebe-se então a existência por parte de alguns consumidores de uma lembrança visual e não nominal a respeito de sua marca de preferência, o que é um ponto relevante no processo de decisão de compra do consumidor e deve ser considerado na hora da elaboração das estratégias de marketing por parte das indústrias. Preocupações com embalagens mais trabalhadas, que façam o consumidor se identificar visualmente com elas e as diferenciarem mais facilmente das demais marcas concorrentes, é uma tática que pode ser uma boa opção na busca por uma maior identificação dos consumidores com os produtos ofertados.

A venda dos queijos finos fracionados também precisa ser revista. Etiquetas deficientes e mal posicionadas nos produtos dificultam a identificação do consumidor em encontrar informações sobre o que se está comprando, informações relativas tanto às características do produto como da própria marca do produto em si. O recomendado é que a própria indústria já forneça para o distribuidor o produto fracionado, evitando então que ele seja fracionado, embalado e etiquetado incorretamente por parte deste.

Os resultados da pesquisa destacam o baixo nível de informação dos consumidores de queijos finos quanto às marcas disponíveis no mercado. Essa é uma constatação que gera preocupação, pois tratando-se de produtos requintados, de alto preço no mercado, consumido por um público mais seleto e exigente, as classes A e B, esperava-se que houvesse por parte destes uma maior identificação e fidelização com seus produtos de preferência, antes, durante e após o ato da compra.

GECOM - UFLA

Este é o BLOG no Milkpoint do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM) da UFLA. Aqui você irá encontrar artigos relevantes sobre o mercado e sobre os consumidores de leite e derivados!
http://www.gecomufla.com/

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DENER DONIZETI PEREIRA DA SILVA

SOLEDADE DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/06/2013

Dener Pereira
Soledade de Minas-MG.
Excelente trabalho, brilhante iniciativa. Sou estudante de Administracao em Sao Lourenco e produtor de leite, portanto participo dessa cadeia, como 'elo de origem. Pretendo discutir este artigo em sala de aula. Conheco a estrutura e os trabalhos da UFLA, dos quais tenho profundo apreco.
RONALDO CARVALHO SANTOS

CURITIBA - PARANÁ - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 04/06/2013

Ainda bem que a verdadeira Academia, e não a Academia do Asfalto, se posiciona sobre um tema nevrálgico para a Industria e Consumidores.O que vivemos é reclamo desde os Produtores à Indústria, inclusive quanto as Importações. A UFLA, entidade séria na qual eu tive oportunidade de cursar uma Pós, está de parabéns com a iniciativa.À partir do enfoque inicial há um leque de caminhos e medidas recomendadas a executar Conheci o jovem Euzébio (AMPLA) sonhador em modificar a visão que possuem os Consumidores dos produtos que são ofertados, mas que só poderá obter êxito com mudança, também, da ótica de nosso Empresariado. A continuar o status atual, os consumidores continuariam adquirir qualquer coisa que lhes seja ofertada. Não lhes interessará marcas, tradição ou qualidade. As imitações de "Queijo" estão aí expostas nas gôndolas. Os importados continuarão a ser cada vez mais disputados e consumidos pela dita "Nova Classe Média". Não obtive autorização do Jovem Euzebio (Agência AMPLA de Propaganda), mas pelo engajamento que pude perceber quando trabalhamos juntos para uma Planta de Laticínios no Paraná, incluí em meu comentário. Para frente UFLA e seus ótimos profissionais.
WELLINGTON MARCOS DE PAIVA SILVA

CARRANCAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/06/2013

Lendo esse artigo, fez surgir uma dúvida: Estes resultados podem estar a demonstrar que temos consumidores com condição financeira para consumir produtos finos, mas ainda não tem a cultura para tal? Explico: Quando vou começar a consumir um produto especial, procuro pesquisar sobre o sistema de produção, como é obtido a matéria prima, qual a filosofia da empresa, ou seja, valores que realmente tornam o produto diferenciado, e apartir destas informações passo a efetivamente ser uma consumidor diferenciado.
Saudações aos companheiros de atividade!
Wellington Paiva
SERGIO CHAVEZ

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/06/2013

El consumidor necesita de estimulos y premios por la compra de un producto, en este caso queso. Es muy interesante el o la cata por el consumidor en el lugar de compra y aqui hay algunas consideraciones que hacer. Como los locales que mas venden quesos son las grandes superficies (supermercados, shopping, etc) las industrias a veces son renuentes a este tipo de promocion, porque el primero que se beneficia es la superficie de venta pero es el modo mas directo de llegar al consumidor y mostrarle las bondades de un producto como el queso y sus aplicaciones en la cocina y beneficios de su consumo y las diferentes formas de consumirlo. Otra de las maneras de llegar a fidelizar el consumidor es la incorporacion de "premios" por la compra del producto, que debe hacerse en forma limitada a una semana por mes, que comprende cosas como, por la compra de 1 kg se lleva 250 gr mas sin costos o al 20% del costo , o por la compra de una horma participa en el sorteo de 1 bicicleta, o las primeras 100 compras se llevan de regalo un recetario de cocina o bien por la compra de una horma o un kg se lleva gratis una mermelada o un dulce, esto es a modo de ejemplificar como habria de llegar al cliente para atraerlo. Merece un analisis economico, pero es muy importante intentarlo, para crear una expectativa diferente y hacer que el cliente visite las gondolas de quesos y el precio no sea el unico factor de compra.
ALVARO CARVALHO

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 04/06/2013

Buffet & Empório Girasole's - SP
Muitos não conhecem queijos finos, principalmente os nacionais que chegam a ser superiores em qualidade com relação a muitos queijos importados de diversos lugares do mundo. Infelizmente os consumidores não possuem a cultura de muitos produtos nacionais e falando sobre os queijos, seria interessante a liberação e divulgação imediata dos pequenos produtores, com incentivos honestos por parte dos bancos, sem tanta burocracia. Falta muito para o Brasil ter conciencia disso! Infelizmente.
Alvaro
PEDRO PORTO

VASSOURAS - RIO DE JANEIRO

EM 20/02/2013

Parabens pela pesquisa! o mercado esta ai, assim com os consumidores avidos por novidades. Fazer com amor e respeito aos consumidores, ja e um bom inicio. Cuidado com a massificacao, que em breve sera excluida.
GLAUDERSON SOUSA

RECIFE - PERNAMBUCO

EM 20/02/2013

Trabalho na area e não percebo nenhuma abordagem por parte dos laticinios no que diz respeito a mídias de incentivo ao consumo e fidelização do consumidor a marca, os mesmos ficam totalmente dependentes das mídias do varejo que pela sua vez ainda não exergam tais produtos "interessantes" para anúncios.
JOSÉ CARLOS DE REZENDE

CARRANCAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 19/02/2013

Muito interessante o resultado desta pesquisa.Serve de base para uma reflexão maior sobre qual a melhor abordagem ao consumidor de queijos finos.
Para os pequenos empreendedores serve como estímulo em busca de melhor posicionamento no mercado que se apresenta aberto e receptivo a produtos de qualidade.

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