ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nova Zelândia: Estação de Parição II

POR ERIC GANDHI SILVEIRA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/10/2013

10 MIN DE LEITURA

10
0
 
No ultimo artigo foi mostrado como é a “calving season”, como é feito o planejamento e  como o funcionário é prioridade num periodo de alto stress na propriedade. Foi visto também como é feito o manejo de pastagem e suplementação além de como se lida com problemas metabólicos ocasionais do parto. Dando continuidade ao assunto de estação de parição agora será abordado como é feito o tratamento de vacas com mastite e problemas de casco bem como infecções uterinas e o manejo de cria até a desmama.

Conforme foi dito na primeira parte do artigo, a estação de parição que acontece na primavera é uma período de alta úmidade o que favorece a ocorrência de mastites e problemas de casco. Esses animais são tratados e separados em um lote onde ficam as vacas cujo leite não pode ir para laticínio. O leite desses animais é usado para amamentar as bezerras.

Mastites

Em geral na NZ não se tem altos teores de células somáticas. Isso se deve ao alto descarte de vacas com essas características. Essa é a principal forma de prevenção de mastites e garantir boa qualidade de leite. Contudo, é inexorável a maior frequência de mastites na parição não só pela alta umidade, mas também pelo fato das vacas se infectarem durante o período seco (vacas secas). Nesse caso, a principal prevenção de mastites para a “calving season” é a terapia da vaca seca realizada na estação de vacas secas (leia o artigo Nova Zelândia: estação de vacas secas).

O tratamento de mastite varia de acordo com cada fazenda, porém e todas as fazendas que visitamos os medicamentos são os mesmos. O que variou foi a situação em que se usa e a dose ministrada. Isso fica a critério do veterinário que assiste a propriedade. Contudo é senso comum que a mastite deve ser tratada o mais cedo possível. Entretanto com uma ordenha ágil e rápida como aqui na NZ (leia o artigo: Eficiência de ordenha na Nova Zelândia: do piquete ao piquete) não dá para ficar testando todas as vacas com caneca de fundo negro ou CMT.

Todos os dias o leite é analisado e o resultado chega no ato da coleta do leite no tanque.


O que é feito é monitorar a CCS. O nível aceitável é até 250mil. Acima disso os ordenhadores passam a ordenhar com mais atenção nas vacas que podem estar com mastites (vacas velhas, úberes mal conformados, etc). Caso chegue a 300mil é feito o teste tirando alguns esguichos de leite em cada teto. Normalmente coloca-se uma pessoa a mais na ordenha para realizar esse trabalho e manter o fluxo normal de ordenha. Caso não diminua a CCS aí usa-se o teste CMT.



O animal com mastite é identificado pintando-se suas pernas e úbere, é separado e ordenhado junto com o lote de animais em tratamento.

Laminite

O custo da lamite na NZ gira em torno de NZD$400,00 por caso. O método para se evitar o problema são os corredores de argila (leia o artigo: Eficiência de ordenha na Nova Zelândia: do piquete ao piquete) além de evitar manejos que possam lesionar os cascos das vacas tais como: tocar os animais apressadamente para ordenha, pressionar as vacas com o portão empurrador dentro do curral de espera, etc.



Durante a “calving season” o que é feito é ter paciência. Os casos de laminite vão aumentar durante as chuvas. No inverno tem mais lama ainda, mas as vacas não são manejadas com frequência como quando começa a ordenha.

Quem está trazendo as vacas para a ordenha tem a resposabilidade de identificar o animal mancando o mais cedo possível. Caso tenha apartador eletrônico digita-se o numero da vaca mancando no computador, dá o comando e vaca será separada. Caso contrário, a vaca é marcada com tinta e então o ordenhador, ao fazer a identificação, separa o animal na saída da ordenha. Faz-se o casqueamento conforme o nível de infecção e correção de aprumo e também tratamento com antibiótico. As vacas que apresentam alta incidência de laminite são descartadas.

Infecção uterina

A infecção uterina ocorre na NZ normalmente devido à retenção de placenta e falta de higiene na hora de ajudar vacas em partos distócitos. A rotina apertada e casos de muita emergência acabam que o profissional não tem muita higiene. Às vezes o parto precisa ser feito no piquete no meio da lama com uma corda que tava esquecida no banco de trás da camionete somente para salvar a vaca.


Quando a vaca está com retenção de placenta clara é separada imediatamente e tratada. Há alguns casos em que não é tão visível e a vaca começa a cheirar mal na vagina, o que pode ser notado no momento da ordenha, então esse animal é separado e tratado. Entretanto, tem alguns animais que não manifestam a infecção clinicamente. Nesse caso é feito um exame nas vacas pelo veterinário que eles chamam de “metricheck”.

O ”metricheck” é feito em todas as vacas com mais de uma semana de paridas, pois antes disso pode ter algumas vacas que estão terminando de limpar os restos do parto o que pode mascarar o exame. O exame é realizado até 3 semanas antes de começar a estação de monta para dar tempo de realizar o tratamento e os animais entrarem na estação.

Durante o exame o veterinário introduz uma sonda própria para coletar o muco no canal vaginal e verificar secreções purulentas próprias de uma infecção. De acordo com a quantidade de pus, o veterinário trata a vaca com um antibiótico localizado e/ou um sistêmico de longa ação. No caso do localizado, a aplicação é feita como fazíamos inseminação artificial com ampola no passado no Brasil, porém no lugar do sémem vai o antibiótico. Os medicamentos utilizados no "metricheck" são de zero descarte de leite.

Manejo de cria (por Laísse Campos de Freitas Silveira)

Para definir se uma vaca leiteira terá vida longa e produtiva é preciso proporcionar o melhor começo possível. Com esforço extra agora paga-se dividendos ao longo de sua vida de ordenha. Bezerras bem criadas tem muito mais sucesso como vacas leiteiras, e criá-las começa a partir do dia em que nascem. A fase de cria se inicia após o nascimento e se estende até a desmama que é determinada pelo peso das bezerras tendo duração média de 3 meses.

Logo após o nascimento, as bezerras recebem brinco com numeração crescente de acordo com a quantidade de bezerras nascidas. Por exemplo, a primeira bezerra que nascer receberá o número 1 a segunda número 2 e assim em diante. Em seguida todas recebem o primeiro colostro via sonda ingerindo 2,5 litros do mesmo. O colostro é fornecido dessa maneira, pois é a única forma de garantir a ingestão da quantidade desejada. Porém existem os riscos de se passar a sonda incorretamente ocasionando o depósito do colostro nas vias respiratórias e consequentemente a morte imediata do animal. Para evitar esse erro imobiliza-se sua cabeça direcionando-a para cima introduzindo o tubo e liberando o leite. O umbigo é curado apenas no primeiro dia com solução que contém 12,5g/l de Iodo, 16,6g/l de iodeto de potássio e 340g/l de álcool.

As fêmeas são colocadas em baias já preparadas com acesso imediato ao bebedouro, palha e ração, forradas com serragem ou palhada de trigo e com lâmpadas quentes para amenizar o frio durante à noite. Na fazenda onde estou, colocamos 11 bezerras por baia. Não se coloca mais de 20 por baia para evitar a disseminação de doenças e para que a cama seja mantida o mais seca possível, já que nessa época o clima ainda é bem frio e o sol não é suficiente para higienizá-las caso a lotação seja muito alta. Os machos e as bezerras oriundas de monta natural, hamados de “Bobby”, são alojados em baias separadas e descartados com 4 dias de vida para produção de “pet-food”. Os bezerros mortos vão para curtume.


Foto: Machos com 4 dias de vida já identificados pronto para descarte.

A alimentação é feita por mamadeiras móveis com 12 tetos cada. Duas vezes ao dia até 3 a 6 semanas de vida. Depende da quantidade de leite descartado do colostro e proveniente de vacas em tratamento com medicamentos que deixam resíduo no leite. Quanto mais leite mais prolonga-se o fornecimento em até 2 vezes ao dia. E até 12 semanas 1 vez ao dia. A quantidade fornecida é incrementada a cada 5 a 7 dias de vida. O feno, na maioria das vezes, é só palhada de trigo e é fornecido para estimular a atividade ruminal. A ração utilizada apresenta 18% de proteína e é enriquecida com vitaminas, mineirais palatabilizante e antiparasitário, formulada para bezerras de 4 dias até pós desmama. Tanto a palha quanto a ração são fornecidas à vontade. Também é adicionado ao leite, desde o 1º dia até a desmama, um probiótico que auxilia na digestão e no desenvolvimento precoce do rúmem. Já os “bobbies” são alimentados 2 vezes ao dia com 2 litros de colostro/dia sem acesso a ração, palhada e probiótico, tendo o cuidado de fornecer apenas leite proveniente colostro, para não ter resíduo de medicamentos na carne. Se for pego no teste feito no frigorífico a fazenda receberá uma alta quantia em multa. Portanto todo cuidado é pouco.
 
Caso o leite fornecido pelo descarte não seja suficiente para todo o período de aleitamento, usa-se o leite em pó. Esse é especialmente preparado para a alimentação de bezerras do primeiro dia até a desmama, enriquecido com vitaminas, minerais, probióticos e anticoccídeo. Como sua concentração e maior que o leite in natura seu fornecimento deve ser menor, de 3 a 4 litros/dia.


Foto: Aleitamento das bezerras nas baias




Foto : Traileir utilizado para alimentação em baias

A descorna é feita no primeiro mês de vida. O veterinário anestesia as bezerras e com uma máquina portátil a gás atingindo temperatura de 700 C° faz-se a descorna, rápida, segura e muito bem realizada. Onde praticamente não há sangramento. Nessa mesma hora, as bezerras são identificas com brincos eletrônicos (com a numeração da LIC), e recebem a primeira dose de uma vacina contra tétano, perna preta, morte súbita e rim polposo. Após 3 a 4 semanas amputa-se o quarto final do rabo com borrachas utilizando um alicate elastrador com o intuito de facilitar a colocada dos copos na hora da ordenha e manter o úbere mais limpo. Também são adinistrados multiminerais que contém cobre, selênio, zinco e magnésio assim como a segunda dose da vacina. Em seguida são deslocadas para os piquetes, onde além do leite e ração terão acesso também ao pasto.


Foto : Descorna realizada pelo Veterinário


Foto : Amputação do rabo feito pelo alicate elastrador.

As principais doenças que podem acometer os bezerros são pneumonia, infecção do umbigo, coccidiose, parasitária, diarreia infecciosa causada por bactérias, protozoários ou vírus e diarreia causada por excesso de leite e estresse. A maior responsável pela morte deles é a diarréia, sendo esta facilmente evitada com uma boa alimentação e desinfecção das baias. Para a desinfecção, pulveriza-se um desinfetante duas vezes por semana, onde chão, paredes, portões, trailers, botas, quadricículos e tudo que tiver contato com as baias devem ser desinfetados.

No final do terceiro mês, as bezerras já atingiram o peso adequado para a desmama. Portanto, na última semana na fazenda as bezerras recebem mais uma dose de multiminerais e a terceira dose da vacina. Em seguida são deslocadas para as fazendas arrendadas dando início a fase da recria.



 

ERIC GANDHI SILVEIRA

Consultor pela Alcance Consultoria e Planejamento Rural
Acompanhou 8 fazendas na Nova Zelândia durante 18 meses na Nova Zelândia.

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MICHEL KAZANOWSKI

QUEDAS DO IGUAÇU - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 07/12/2013

Caro Eric,

Qual a dimensão das baias das bezerras?
ERIC GANDHI SILVEIRA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/12/2013

Prezados Xisto França e Corbulon Soares de Macêdo

Fico muito feliz pelos elogios de vocês. Agradeço a gentileza!!

grande abraço!!
ERIC GANDHI SILVEIRA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/12/2013

Caro Ricardo Tamm Brandão

Muitas fazendas castram a ponta da cauda. Contudo a lei obriga deixar 12 vertebras na cauda. Mais curto que isso é crime de bem estar animal. Algumas fazendas para não correr o risco de errar no procedimento tosquia a cauda das vacas na ordenha.

abraços
ERIC GANDHI SILVEIRA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/12/2013

Caro Thalles Minguta de Carvalho,

Obrigado pela gentileza do comentario.
O produto que menciono vem pronto de fábrica. Usa-se lasalocida um coccídiostatico a 90g/ton.

Abraços
ERIC GANDHI SILVEIRA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/12/2013

Caro Michel Valter Kazanovski,

Obrigado pelas perguntas.
O tratamento é feito no dia do exame. A decisão é impirica quanto a quantidade de material purulento no muco. Quanto maior a infecção usa-se o medicamento de maior duração.
Vacas em anestro não são induzidas o que normalmente é feito é descarta-las. A indução ocorre em vacas cilcando por quest'ão de manejo. A estação "mating" das novilhas começa 21 dias mais cedo junto com as vacas que não emprenharam na estação passada,mas que estavam ciclando. A adapatação inicial à ordenha das novilhas não é fácil. Espera-se que essas vacas ajude um pouco guiando as novilhas, mas aqui são muito poucas as vacas vazias que ficam para proxima estação. A media de vacas vazias na NZ é de 3% e muitas são descartadas. A maioria das fazendas costuma levar as novilhas na plataforma antes de parirem para irem amançando. Em casos extremos aplica-se oxitocina mas é muito raro. Lembro que temperamento é bem selecionado na NZ a muito tempo...

Grande abraço

CORBULON SOARES DE MACEDO

EUNÁPOLIS - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/11/2013

Muito bom Eric. mais uma aula pra aula pra nos.
Grande abraço.
XISTO FRANÇA

TEIXEIRA DE FREITAS - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/10/2013

Parabéns Eric, pelo trabalho e qualidade dos artigos.

Abraço!
THALLES MINGUTA DE CARVALHO

BAMBUÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/10/2013

Prezado Eric,

Bom dia !

Encaminho uma dúvida com relação a ração balanceada para as bezerras qu menciona a adição de parasitário na formulação.

Pergunto qual seria o principio ativo e dosagem do mesmo e parasita alvo seria verminoses ?

Relevo que seus relatos nos permitem ter uma visão de como realizar pecuária de leite de uma forma profissional. Isto é de grande valia para avaliarmos nossos sistemas e promover evolução e adaptação do sistema de cada um.

Certos da atenção encaminho a dúvida.

Obrigado,

Thalles Carvalho



mineirais palatabilizante e antiparasitário, formulada
RICARDO TAMM BRANDÃO

PIRAPORA - MINAS GERAIS

EM 29/10/2013

Eric,

Quer dizer então que a vacada leiteira daí não possui vassoura ?

Um abraço !
MICHEL KAZANOWSKI

QUEDAS DO IGUAÇU - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 28/10/2013

Caro Eric,

Algumas dúvidas mais.

Quantos dias após o parto inicia-se o tratamento de metrite? Os dois tratamentos utilizados são infusão uterina com Metricure ou duas doses de Excede, correto? Qual o diagnóstico para optar entre um ou outro tratamento? Vacas em anestro pós-parto são induzidas a ciclar antes do "planned start of mating date"?

Usa-se ai cobrir as novilhas algumas semanas ates das vacas? Se sim, a adaptação inicial a ordenha dessas primiparas é fácil?

Abraço

Michel

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures