ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bolsonaro recua e diz que deve rever fusão de ministérios; dirigente ligado ao leite é cotado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/10/2018

2 MIN DE LEITURA

0
9

Sob pressão do setor industrial e do agronegócio, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) recuou nesta quarta-feira a promessa de fundir o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) com a Fazenda e disse que deve rever também a proposta de fusão do Ministério da Agricultura com o do Meio Ambiente. Em um vídeo transmitido pela internet, Bolsonaro disse que tem recebido reclamações de representantes da indústria e de ruralistas e afirmou que pretende atender às demandas desses setores.

O candidato afirmou que vai atender ao pedido de manutenção do MDIC, apesar de ter anunciado há algumas semanas que a Pasta seria incorporada em um superministério da Economia. “Se esse é o interesse deles (empresários), para o bem do Brasil vamos mantê-lo. Sem problema nenhum”, disse.

Sobre a fusão da Agricultura com o Meio Ambiente, o candidato afirmou que tem um “certo atrito agora” com ruralistas, mas disse que “está pronto para negociar”. “Falei para o pessoal do agronegócio que era importante [fundir] e eles concordaram. Agora alguns estão discordando. Vamos chegar ao meio termo”, disse. Em seguida, afirmou que se mantiver os dois ministérios vai nomear para o Meio Ambiente alguém que não seja um entrave para a liberação de licenciamento ambiental. “O coitado do agricultor, do produtor que quer uma licença ambiental leva dez anos, se é que vai conseguir. Vamos preservar o meio ambiente mas não vamos atrapalhar a vida de quem quer produzir.”

Bolsonaro foi pressionado pela Frente Parlamentar do Agronegócio, que tem restrições à fusão das Pastas. Para a bancada ruralista, a junção dos dois ministérios poderá atrapalhar os interesses do agronegócio, já que a nova Pasta teria que cuidar de problemas como o tratamento de lixo, por exemplo.

Dirigente ligado ao leite é cotado para Ministério da Agricultura

De acordo com integrantes da campanha do candidato do PSL, cinco nomes estão sendo avaliados para representar o Ministério da Agricultura e do Meio Ambiente, sendo que um deles, é Airton Spies, atual Secretário de Estado de Agricultura e Pesca de Santa Catarina. Airton, que possui ampla experiência no setor agro e na cadeia láctea, tem recebido elogios de lideranças em razão de seu trabalho local. 

Outros possíveis nomes

Frederico D’Avila > eleito deputado estadual pelo PSL de São Paulo. É um dos que ajudou a campanha de Bolsonaro a montar o programa voltado para o agronegócio. Acumula experiência de membro da diretoria da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e representante de São Paulo na Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja). 

Luiz Antônio Nabhan Garcia > atual presidente da União Democrática Ruralista. Tem muita experiência no setor e apostou em Jair Bolsonaro desde bem antes do início da campanha. 

Marcos Rosa > ex-presidente nacional da Aprosoja Brasil e membro da associação no Mato Grosso. Não é nome que circula tanto entre aliados de Bolsonaro, mas também é citado como uma possibilidade entre representantes do setor.

Tereza Cristina > deputada federal reeleita pelo DEM do Mato Grosso do Sul, atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, que declarou apoio a Bolsonaro antes do primeiro turno. Tem amplo trânsito no setor e conhece bem o funcionamento do parlamento. Enfrenta algumas arestas com entidades de classe e pode pesar contra o fato de ser de partido do Centrão.

As informações são do Valor Econômico e do portal O Antagonista. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures