ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tirolez cresce aquém do previsto e plano de investimento fica em "stand by"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/05/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
A recessão na economia brasileira não impediu o Laticínios Tirolez de crescer no último ano - ainda que num ritmo aquém do esperado -, mas a empresa teve que suspender, ao menos temporariamente, seus planos de expansão.

A companhia, que é uma das maiores do país no segmento de queijos, registrou um avanço de 16,2% em seu faturamento em 2015, de acordo com Cícero Hegg, diretor comercial e sócio do Tirolez. Apesar do aumento da receita, cujo valor não é revelado, o desempenho foi inferior aos 18% a 21% de alta previstos em meados do ano passado. O volume físico comercializado pelo Tirolez também cresceu menos do que os 13,5% projetados. Ainda assim, o avanço foi de expressivos 12,4%, segundo Hegg. Expressivos considerando que o volume de queijos como um todo no país teve uma queda estimada em 3% no ano passado, segundo fontes do setor.

De acordo com o empresário, a meta de receita não foi alcançada porque o Tirolez não conseguiu repassar toda a alta de custo para os produtos finais. " O repasse de preço não foi possível porque o mercado não aceitou, já que o consumidor está com menos dinheiro", afirmou. Assim como em vários segmentos de bens de não duráveis, o de queijos também viu os consumidores mais cautelosos, reduzindo as compras de produtos de maior valor agregado, disse Hegg.

Além disso, também houve redução da demanda por queijos por parte de restaurantes e redes de fast food. "As pessoas estão comprando alimentos e fazendo em casa", afirmou. No caso do Tirolez, segundo ele, esse movimento foi percebido, mas compensado pelas vendas no varejo e pela expansão da companhia para outras regiões.

Mas a derrapada da economia brasileira fez o Tirolez colocar seu projeto de expansão em "stand by", como define Cícero Hegg. Ele atribui à decisão ao "custo do dinheiro", reflexo de uma oferta mais restrita de crédito. No plano original da empresa, entre 2016 e 2018 seriam investidos R$ 120 milhões na construção de duas novas unidades e na ampliação de fábricas. Pelo projeto, seriam construídas uma planta em Monte Aprazível (SP), onde o Tirolez vai desativar uma fábrica antiga, e outra em Caxambu do Sul (SC), onde a empresa também tem unidade.

Enquanto esse plano para as novas unidades está suspenso, a empresa decidiu investir na ampliação da fábrica de Lins (SP), para onde linhas de produção de queijos cottage e requeijão já haviam sido transferidas no fim de 2014.

Apesar dos "percalços" na economia e da disparada no preço do leite no Brasil, o diretor do Tirolez se disse otimista e aposta na perspectiva de crescimento de 8,6% no volume físico de queijos comercializados pela empresa, que deve chegar a 35 mil toneladas este ano. Já a previsão de aumento para a receita no ano é mais ambiciosa: 20,4% sobre 2015.

As exportações de queijos, principalmente para a Rússia, também devem ajudar o desempenho este ano. No ano passado, o Tirolez embarcou 22 toneladas de gorgonzola e 22 toneladas do queijos variados àquele mercado. Nos primeiros meses deste ano, disse Hegg, já foram exportadas 52 toneladas, e o volume deve alcançar 100 toneladas. Entretanto, a disponibilidade de leite no mercado é uma preocupação. 

Cícero Hegg reconheceu que a "retomada do consumo vai depender de recuperação de economia" - algo que ainda parece distante no horizonte. Mas, esperançoso, disse que uma queda do desemprego no país já seria um "alento".

Fundado há 36 anos, o Tirolez tem seis unidades - Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba, todas em Minas Gerais, Monte Aprazível, Lins e Caxambu do Sul (SC).

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures