ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RJ: calor forte ajuda sorveterias e alivia o peso da crise econômica

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/02/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
As altas temperaturas no verão carioca salvaram as sorveterias da cidade e aliviaram o peso da crise econômica, que tem reduzido o consumo no país. O calor, porém, não trabalhou sozinho para levar clientes às lojas. As empresas também agiram para manter o movimento, com a oferta de produtos mais baratos e segurando os preços, mesmo diante da alta de custos.

Sorvete Itália Durante 25 dias em janeiro, a temperatura na zona sul do Rio superou a marca dos 30 graus. No mês, o faturamento da rede Sorvete Itália aumentou 37,5%, ante o início do ano passado. Apesar do aumento dos custos, como a energia elétrica, a companhia não reajustou os preços e conseguiu avançar no mercado apostando em uma ampla variedade de produtos e valores promocionais. 

O próximo passo é expandir a operação para São Paulo, Espírito Santo e Brasília. Em média, cada uma das 31 lojas da Sorvete Itália fatura R$ 75 mil por mês. A companhia conseguiu ampliar a produção nos últimos anos. Em 2015, investiu R$ 2,5 milhões na expansão da fábrica e ampliou a capacidade de produção de sorvetes em 25%, e de picolés em 80%. A variedade de produtos, segundo a gerente de novos produtos e de franquias da rede, Juliana Fonseca, é uma das principais estratégias da marca para superar momentos de crise.

Em um dos pontos mais badalados de Ipanema, a Vero Gelato Italiano mudou de lado na rua para ampliar em cinco vezes o espaço da loja inaugurada no ano passado. A reforma custou cerca de R$ 600 mil, segundo o dono da sorveteria, o italiano Andrea Panzacchi. A empresa tem duas unidades - a outra fica no Leblon - e por enquanto não planeja expansão. O foco está na oferta para restaurantes e eventos, que compensou a estabilidade nas vendas aos clientes nas lojas. Por isso, o resultado ficou em patamares semelhantes ao do ano passado. "A crise está afetando todo mundo, no fim do mês isso é perceptível", disse o empresário.

Sorvetes Mil FrutasAs sócias da sorveteria Mil Frutas, com oito unidades no Rio, pisaram no freio nesteverão. Com crise e alta dos custos - "o preço da energia é desesperador", aponta uma das donas, Juliana Saboya -, a rede não cogita aumentar o número de lojas. O problema é que a queda na renda das famílias não permitiu que a sorveteria repassasse a alta de custos ao preço final. A rede também atua em um nicho mais segmentado, com frutas frescas e preparação artesanal, o que dificulta a abertura de novas lojas.

Por enquanto, são oito unidades no Rio. Em todas, neste verão, o movimento cresce após o fim do expediente das empresas, a partir das 17h, com as pessoas tentando fugir do calor nas ruas. Em relação ao verão anterior, o faturamento subiu entre 5% e 8%. A Mil Frutas não revela a receita total.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures