ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Múltis terão novas regras em anúncios dirigidos a crianças

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/12/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
As companhias globais de alimentos e bebidas Coca-Cola Brasil, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo, Kellogg, Mars, McDonald's, Mondelez, Nestlé, PepsiCo e Unilever firmaram um novo compromisso de adotar práticas responsáveis de marketing e publicidade voltadas a crianças com até 12 anos de idade. E se comprometem a adotar critérios nutricionais mais rígidos para esse público.

anúncios - tv - crianças

Essas empresas já assumiram em 2008 um compromisso global de adotar ações de marketing responsável para o público infantil, que se baseava em evitar anunciar produtos no intervalo de programas televisivos ou mídia impressa que tivesse 50% ou mais da audiência composta por crianças. A partir de 2017, as empresas adotam como restrição audiência com 35% ou mais de crianças.

Victor Bicca, diretor de alianças estratégicas da Coca-Cola Brasil, disse que as empresas também adotarão critérios nutricionais baseados na Política Global de Comunicação de Marketing para Crianças da International Food & Beverage Alliance (IFBA). "Antes, cada empresa adotava suas próprias regras na parte nutricional. A novidade é a padronização", afirmou Flávio de Souza, vice-presidente jurídico da Nestlé Brasil.

As empresas dividiram os produtos em categorias que podem passar por reformulação - dependendo se cada uma delas já segue ou não os critérios nutricionais. As categorias são divididas em óleos, gorduras vegetais e molhos; alimentos à base de cereais; sopas, pratos prontos e sanduíches; produtos lácteos, leites e substitutos do leite; produtos com frutas e vegetais; refeições prontas para crianças e sorvetes. Para essas categorias, as empresas adotarão limites de valor energético, gordura saturada, açúcar e sódio.

No caso de águas, sucos 100% naturais, produtos à base de fruta ou vegetal sem adição de sal, gordura ou açúcar, sementes e castanhas; carne crua, gomas e balas sem dietéticas será totalmente liberada a publicidade infantil. Já as categorias chocolate, doces e refrigerantes não terão publicidade para crianças. As empresas começam a adotar esses critérios em janeiro e terão um ano para adequar seus produtos.

A KPMG foi contratada para fazer a auditoria das empresas e monitorar a veiculação da publicidade em mídias impressa, TV aberta e TV paga, rádios, internet, mídias sociais, cinema, DVDs, marketing direto, inserção de produtos em programas de TV e cinema (merchandising), jogos interativos, outdoor, marketing móvel e mensagens de celular (SMS). A KPMG vai divulgar os resultados desse monitoramento uma vez por ano.

Fernando Calia, vice-presidente jurídico da PepsiCo do Brasil, acrescentou que as empresas vão continuar respeitando a legislação vigente, bem como a regulação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Isabella Henriques, diretora jurídica do Instituto Alana, que defende o fim da publicidade infantil, considerou a iniciativa um avanço. "No compromisso feito anteriormente, cada empresa fazia seu próprio critério, o que dificultava o monitoramento", disse. Das 11 empresas, a Mars e a Coca-Cola já não fazem publicidade para o público infantil. "O ideal seria que a publicidade infantil deixasse de existir", disse.

Para Isabella, essas empresas são pressionadas em vários países a reduzir níveis de sódio, açúcares e gorduras, como forma de reduzir os índices crescentes de obesidade. No Brasil, 30% das crianças têm sobrepeso e 15% são consideradas obesas, estima o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures