Alimentos indulgentes, com sabor e textura que agradam o paladar dos consumidores são atributos primários esperados por todos os públicos: infantil, jovem, sênior, atletas etc. As pesquisas globais mais recentes apontam para demanda por benefícios que estão além da indulgencia, tais como saudabilidade e sustentabilidade em produtos e processos. Através de ingredientes adicionados, como proteínas, vitaminas entre outros nutrientes e ações upciclying é possível agregar valor a marca, especialmente para os laticínios.
Dentro deste contexto, alguns lácteos, como as Bebidas Lácteas UHT Hi Protein podem se destacar.
O tamanho do mercado global de bebidas proteicas prontas para beber é estimado em US$ 1,68 bilhão em 2024, e deverá atingir US$ 2,43 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR 1 de 7,72% durante o período de previsão (2024-2029).
Nessa categoria, inclui-se Bebidas lácteas Hi Protein, Shakes proteicos, Non Dairy entre outras. A América do Norte tem maior fatia desse mercado enquanto a Asia-Pacífico é o mercado de crescimento mais rápido 2 .
No Brasil, entre os 5 principais lançamentos em Dairy drinks, aqueles posicionados como Fonte/Rico em Proteína ocupam o 1º lugar representando 24% dos lançamentos (Julh-22 e Dez-23). No mercado norte americano e Europa os números alcançam 45% e 23%, respectivamente (Fonte: Innova Marketing).
Sob a ótica da indústria, atender esse mercado exige ingredientes de alta qualidade nutricional e sensorial, como Proteínas do leite ou do soro, sem perder de vista a produtividade. A proteína láctea adicionada deve ser estável durante o processo, reduzindo ao máximo o número de paradas para limpeza e manutenções não programadas devido a problemas de incrustações na linha.
Além do enriquecimento nutricional por proteínas lácteas é indispensável a aplicação de sistemas estabilizantes e espessantes preparados para desafios tecnológicos exigidos durante o processamento e pelo consumidor final de bebidas Hi Protein.
Os sistemas estabilizantes espessantes Hexus desenvolvidos para tal aplicação e baseados em carragenas e derivados de celuloses, permitem aos clientes obterem o máximo em performance.
Os derivados de celulose selecionados contribuem diretamente no controle da viscosidade, mantendo-a em níveis baixos, seguros durante o processamento na linha UHT evitando o acréscimo desnecessário de custos operacionais e, após envase, promovem ganho de corpo adequado para melhoria do mouhtfeel, sabor limpo com maior percepção do sabor lácteo, além de notória ausência de gomosidade.
E, através das Carragenas selecionadas e de alta especificidade, eleva-se o potencial de estabilização das bebidas Hi Protein, devido ao alto grau de reação com proteínas, protegendo a micela de caseína da ação do calor, diferenciando-se de outros espessantes.
A Hexus Foods oferece para as indústrias sistemas estabilizantes-espessantes Taylor Made e Proteínas lácteas para Bebidas lácteas UHT com a qualidade e custos que o mercado exige. Com diferencial de dispor de uma planta piloto UHT para que os clientes acompanhem in loco as aplicações e avaliações dos protótipos de Bebidas para seus projetos.
Produtos de alto valor agregado, como as Bebidas lácteas UHTHi Protein demandam ingredientes de alta tecnologia e parceiros, como a Hexus Foods permitindo aos laticínios acelerarem seus lançamentos no PDV ou redução de custos àquelas industrias já consolidadas no mercado.
Saiba mais em vidara.com/hexus
1. CAGR: Compound Annual Growth Rate.
2. Fonte: Mordor Intelligence