ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rentabilidade - o atual desafio do leite UHT

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 24/07/2023

1 MIN DE LEITURA

0
3

O leite longa-vida começou a ser comercializado no Brasil na década de 70, ganhando força na década de 80 e hoje está presente em praticamente em todas as mesas dos lares brasileiros. Para a maioria dos consumidores trata-se de um alimento prático, versátil e nutritivo.

Em todas as regiões do país, encontramos diversas marcas buscando seu espaço no carrinho do consumidor, tornando este segmento um mercado bastante competitivo e sensível a variações de preço.

Em um mundo onde os recursos naturais são cada vez mais escassos e caros, os fabricantes de leite UHT têm se deparado com o duro desafio para manter a sustentabilidade do seu negócio.

Ao longo dos anos, a indústria láctea brasileira adotou como padrão o uso de esterilizadores com injeção direta de vapor – comumente chamados de UHTs diretos. Além disso a maioria das fábricas usa o UHT conectado diretamente à máquina de envase, dispensando o uso de tanque asséptico (TA).

Os consumos de vapor e de água de UHTs diretos são extremamente altos. E a não-adoção do tanque asséptico leva a uma situação ainda mais crítica, com a recirculação de 15 a 20% de todo o produto que passa pelo processo. É muito consumo de utilidades...

Os grandes fabricantes mundiais de leite longa-vida têm optado pela configuração de UHTs indiretos com tanques assépticos. A combinação destas duas tecnologias é a mais racional em termos de consumo e produtividade. O UHT direto é reservado a produtos especiais ou incompatíveis com a esterilização indireta.

Abaixo montamos um comparativo entre UHT direto sem tanque asséptico e UHT indireto com tanque asséptico. Esta configuração permite aumentar o volume de produção em 3% e diminuir no consumo de vapor em 78%. Considerando uma linha de 12.000 L/h teríamos 2.269.139 L a mais de leite envasado por ano e aproximadamente R$  760.000,00 economizados em vapor.

* Nota: valores estimativos considerando leite integral

Entre em contato com a GEA para otimizar o seu processo - www.gea.com

 

 

 

 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures