FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Para quem desenvolver produtos "clean ou cleaner-label"?

Na indústria de alimentos, um dos temas mais recorrentes é como atender as recentes demandas por produtos clean-label, ou seja, produtos com rótulos mais limpos ou mais compreensíveis para o consumidor.

Não há uma definição oficial para clean-label. Costumamos ouvir uma variedade de respostas, como “sem ingredientes artificiais”; “uma lista de ingredientes mais curta”; “quantidade ideal de açúcar, proteína e calorias”; ou “sem ingredientes modificados”.

Quais são as informações disponíveis de fato? Uma delas é que 52% dos brasileiros lê rótulos de alimentos industrializados, segundo pesquisa do Datafolha de 2018. Entre eles, muitos declaram não entender realmente o que está escrito.

No entanto, o consumidor ainda não entende a diferença entre os ingredientes. Afinal de contas, imagine se, ao escolher um cacho de bananas na feira, um rótulo convencional apresentasse alanina, fenilalanina, arginina, ácido glutâmico, ácido aspártico, frutose, maltose, entre outros. Será que todos esses ingredientes são reconhecíveis? Muito provavelmente não.

O que está motivando o surgimento do clean-label é uma noção ampliada, por parte dos consumidores, da importância de cuidar da saúde e do bem-estar. Para isso, eles querem entender o que estão comendo. O rótulo compreensível faz parte desta nova demanda de consumo.

Como em toda mudança de mercado, cada empresa e seus pesquisadores precisam compreender exatamente para quem estão vendendo seus alimentos, e o que faz a diferença para os consumidores.

SOLUÇÂO PARA IOGURTES COM RÓTULOS MAIS LIMPOS

Carragenas no iogurte? Sim, é possível!

As carragenas não são tradicionalmente utilizadas em iogurtes. Isso porque, em produtos naturalmente ácidos, como iogurtes, a carragena regular poderia gerar sinérese, uma textura arenosa, descaracterizando o produto. O time de inovação da DuPont N&B explorou diferentes extratos e métodos de produção e chegou na formulação ideal do DuPont™ Danisco® Lactogel® FC 5200, permitindo que carragenas pudessem ser também utilizadas em produtos de baixo pH.

A combinação certa de diferentes tipos de carragenas confere ao DuPont™ Danisco® Lactogel® FC 5200 características únicas, além da segurança de fornecimento de maneira sustentável. Também foi desenvolvido para atender a demanda por rótulos mais limpos e de produtos plant-based, por ser fonte natural e vegetal. O DuPont™ Danisco® Lactogel® FC 5200 pode ajudar a reduzir a lista de ingredientes, pois pode ser utilizado como único espessante na formulação de iogurtes e preparados de fruta, proporcionando uma rica textura e cremosidade e substituindo, por exemplo, a gelatina. Dada a escassez de gelatina no mercado, essa solução pode ser uma excelente alternativa para controlar custos e, ao mesmo tempo, diferenciar o produto nas gôndolas por ser de origem vegetal.

Outro ponto positivo é que, dependendo da formulação, a carragena permite reduzir o teor de proteína do produto, mantendo alta viscosidade e trazendo redução de custos.

Benefícios do DuPont™ Danisco® Lactogel® FC 5200:

  • Ótima opção de espessante e controle de sinérese.
  • Permite a fabricação de alimentos mais saudáveis, substituindo componentes que podem ser ricos em gordura ou açúcar, sem comprometer a textura.
  • Proveniente de fontes naturais e vegetais.
  • É GMO, orgânico, Halal, Kosher e adequada para produtos vegetarianos e veganos.
  • Sustentável e não utiliza água em sua produção.

Sustentabilidade é sempre o caminho

A carragena, extraída de algas marinhas vermelhas, é um hidrocoloide utilizado há décadas pela indústria alimentícia. A DuPont Nutrition & Biosciences trabalha de maneira planejada e consciente para que a extração da carragena seja sustentável e possa desenvolver socialmente e economicamente comunidades em países como Indonésia, Filipinas e Tanzânia.

De acordo com um relatório de 2013 da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a cultura de algas marinhas auxiliou muitas dessas comunidades a sair da linha da pobreza.

A DuPont Nutrition & Biosciences pode auxiliar a desenvolver conceitos de produtos, com uma lista de ingredientes reduzida e que atenda às necessidades do consumidor, como sabor, textura, valor nutricional, enfim, um portfólio completo para inúmeras possibilidades.

Entre em contato com a DuPont N&B pelo box abaixo ou pelo telefone (11) 4706-9537.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.