ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Os cinco passos para a rentabilidade na produção leiteira - 5º passo

POR WILIAM TABCHOURY

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 29/01/2007

4 MIN DE LEITURA

0
0
5º passo: Confiabilidade

Nos outros artigos da série discutimos a importância técnica e econômica de várias características que compõem parte do programa dos cinco passos da rentabilidade, que é um sistema exclusivo de seleção de bovinos leiteiros desenvolvido na Holanda pela Holland Genetics.

O quinto e último passo da rentabilidade é a Confiabilidade das provas, ou seja, a segurança científica de que os valores que aparecem na prova de um determinado touro refletem, com precisão, a estimativa real do seu verdadeiro mérito genético.

Desta forma, quanto maior for a confiabilidade da prova, menor será o risco de que exista grande variação entre os resultados quantificados na mesma e àqueles efetivamente vistos nas filhas de um determinado touro.

Isto é muito importante para o produtor de leite, uma vez que se trabalha na atividade com longo intervalo entre gerações e, ainda, as vacas leiteiras vivem, em média, vários anos. Portanto, o touro que se utiliza hoje na propriedade irá interferir nos resultados técnicos e econômicos da mesma por um longo período de tempo.

Sendo assim, a melhor forma de assegurar o progresso genético do rebanho, e reduzir o risco do negócio, é através da utilização de touros com elevada confiabilidade nas provas.

Para se atingir uma elevada confiabilidade nas provas dos touros, necessita-se de uma infra-estrutura de prova dotada de vários fatores essenciais:

- Tamanho e uniformidade do rebanho do País onde serão realizadas as provas;
- Nível de controle informacional, de manejo e de ambiência deste rebanho e dos animais em prova;
- Número de filhas avaliadas de cada touro em prova;
- Número de rebanhos que foram distribuídas as filhas de cada touro em prova;

A elevação do valor de cada um destes parâmetros aumenta o índice de confiabilidade da prova.

A Holanda possui um sistema único de prova que se diferencia de todos os demais existentes no mundo. Primeiramente, é bom lembrar que todo o controle do rebanho é computadorizado desde 1974 e está centralizado num órgão único chamado NRS. Além disso, o registro genealógico foi implantado na Holanda no ano de 1874.

Um resumo da estrutura do sistema de informação do NRS pode ser visto no organograma abaixo:


A Holanda possui um rebanho 1,4 milhão de vacas holandesas, com índices fantásticos de controle:

- 100% de identificação e controle dos animais;
- 95% de animais registrados;
- 85% das vacas com controle leiteiro oficial;
- 50% das novilhas de primeira cria com classificação para tipo

O país tem uma área bastante pequena e trabalha, basicamente, com um sistema de produção e de controle do ambiente de prova únicos no mundo.

Ambiente de prova - Touros Holandeses da HG.


Fonte: Lagoa (2007).

São testados 330 tourinhos anualmente, provenientes de um banco de germoplasma que possui o que há de melhor da genética mundial, ou seja, de fêmeas de vários países, que totalizam cerca de 14 milhões de vacas. Tudo isso é feito para se selecionar apenas 20 a 25 dos melhores tourinhos por ano.

Estes animais entram em comercialização apresentando, já na sua primeira prova, pelo menos 150 filhas distribuídas em 125 rebanhos, o que confere aos touros da Holland Genetics o maior índice de confiabilidade do mundo quando comparado a todas as demais centrais de seleção.

Atinge-se mais de 90% de confiabilidade já na primeira prova, com os touros sendo provados com menos de cinco anos de idade. Maior confiabilidade significa maior segurança.

O quadro abaixo mostra o efeito da confiabilidade na variação de um determinado parâmetro da prova de um touro.

Relação entre confiabilidade e risco de variação na prova


Fonte: NRS, 2004.

Observa-se que há um risco de variação de 23% no valor da prova de leite para um touro que apresenta 75% de confiabilidade. O mesmo se aplica a gordura e proteína. Desta forma, há como calcular o efeito econômico caso haja uma queda de 30% na prova de leite de um determinado touro. A queda de 30% na prova de um touro de 1.500 kg de leite seria de 450 kg de leite. Como o touro transmite 50% do seu valor genético para as suas filhas, significa dizer que elas iriam produzir 225 kg de leite por lactação a menos do que o esperado.

Mas as provas dos touros não avaliam somente os parâmetros produtivos. Vale ressaltar que também são avaliadas outras várias características importantes:

- Perfil Produtivo (Produção de Leite e de Sólidos, Porcentagem e Quantidade de Gordura e de Proteína);
- Perfil de Conformação e Tipo Funcional (Classificação Linear de Tipo, Compostos de Força Leiteira, Úbere, Pernas e Patas, Tipo Final e Locomoção);
- Perfil Funcional (Fertilidade da Fêmea, Facilidade de Parto, Processo de Parto, Temperamento, Velocidade de Ordenha, Persistência, Maturidade, Contagem de Células Somáticas, Sanidade de Úbere e Condição Corporal);
- Perfil Zootécnico: Durabilidade, INET (retorno econômico do touro), DPS, que é a soma da Performance Durável, a exemplo do TPI nos EUA ou LPI no Canadá, registro de produção das filhas (Equivalente Adulto).

Desta forma, a precisão com que cada uma destas características foi avaliada na prova estará sendo influenciada pelo respectivo índice de confiabilidade de cada um destes parâmetros.

A segurança do progresso no trabalho de melhoramento genético do rebanho leiteiro está relacionada à escolha e uso de touros com mérito genético superior e, principalmente, dotados de provas confiáveis.

A Holland Genetics possui o sistema de provas mais confiável do mundo e se orgulha por ser amplamente reconhecida como sendo "a fonte confiável" dos produtores de leite. Isto significa maior segurança pra o produtor e retorno garantido do seu investimento em melhoramento genético do rebanho.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures