ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Maximizando o potencial de bezerras leiteiras

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 17/08/2023

1 MIN DE LEITURA

1
2

Quando o assunto é produtividade nas propriedades leiteiras, a preocupação com as bezerras é peça chave. Os cuidados nos primeiros dias de vida repercutem no seu desenvolvimento e, consequentemente, na sua capacidade produtiva. Ao nascer, um dos primeiros pontos de atenção se refere a qualidade do colostro e boas práticas de fornecimento.

O colostro da vaca é de grande importância para compor o sistema imune dos neonatos bovinos. Um dos fatores importantes e que podem afetar o desenvolvimento do animal é a contaminação bacteriana, pois altos níveis de coliformes no colostro podem prejudicar a absorção das imunoglobulinas no intestino das bezerras, afetando negativamente a imunidade do animal.

Para mitigar essa contaminação e os danos que ela pode causar, um cuidado simples é utilizar recipientes limpos e sanitizados para coleta, estocagem e fornecimento do colostro. 
 

Do ponto de vista nutricional, o colostro é uma importante fonte energética - com destaque às gorduras e lactose - e fornece vitaminas e minerais fundamentais para o metabolismo das bezerras. Com a absorção adequada desses nutrientes, ocorre uma menor incidência de problemas de saúde como diarreias e consequente dificuldade de ganho de peso do animal. A redução das diarreias e o maior ganho de peso das bezerras alavancam a produção leiteira, reduzindo os custos e maximizando o desempenho, respectivamente. 

Uma colostragem de sucesso – colostro de qualidade, fornecido de modo a ser absorvido pelas bezerras – é o primeiro passo para o desenvolvimento desses animais. 
 

Retorno em produtividade

Se identificar qual seria um bom desenvolvimento das bezerras leiteiras é um desafio para você, a criação de metas de ganho de peso é de grande valia. Elas devem ser baseadas nos dados de cada fazenda - e não assumir números fixos para a raça, por exemplo.

Para isso, será necessário conhecer o peso a maturidade do seu rebanho, obtido pela pesagem de vacas multíparas com pelo menos 3 partos e escore de condição corporal 3*. 

*em uma escala de 1 a 5, sendo 1 um animal magro e 5 um animal obeso?? 

Exemplo: Se a média do peso das vacas multíparas com escore corporal 3 for de 647 kg, as metas de crescimento dos animais jovens seguiriam como a seguir:? 

 

Para ler o texto na íntegra, clique aqui: https://www.alltech.com/pt-br/blog/como-colostragem-adequada-contribui-para-o-desempenho-futuro-das-bezerras-leiteiras

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELISEU LUIZ RIZZATTI

BARRA DO RIO AZUL - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/08/2023

Gostei vou ler tudo em outro momento

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures