ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mastite: uma doença que dói no bolso do produtor

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 17/04/2019

4 MIN DE LEITURA

0
1

De animal para animal ou pelo contato com o ambiente contaminado: não importa a forma de contágio, a Mastite vira uma dor de cabeça para o produtor de leite.

As mastites podem se apresentar de duas formas: A subclínica (que não apresenta nenhuma alteração visual no leite) e a mastite clínica (quando há alterações visuais nas características do leite). Especialistas simularam o impacto econômico da mastite num rebanho de 100 vacas holandesas, considerando uma frequência média anual de 1% de mastite clínica. O resultado foi de quase 73 mil reais de perdas por ano. Numa frequência de 15%, os prejuízos subiram para quase 280 mil reais ao ano. Essas perdas ocorrem devido ao custo com descarte do leite, medicamentos, mão de obra para tratamentos e redução da produção.

E o pior: o tipo mais frequente de mastite é a forma subclínica, justamente a de maior impacto negativo na rentabilidade da fazenda leiteira. Isso porque esse tipo de mastite fica praticamente invisível no rebanho – não muda as características aparentes do leite, como a cor e a viscosidade, mas reduz sua qualidade e a produção dos animais. A única forma de identificarmos estes casos de mastite subclínica é através do aumento da Contagem de Células Somáticas (CCS), células de defesa do organismo que se concentram na glândula mamária quando há infecção local .

A transmissão dos agentes causadores da mastite pode ocorrer de uma vaca para outra através das próprias mãos dos ordenhadores e pelos equipamentos de ordenha, principalmente quando as condições de higiene são inadequadas. Aliado a isso, a falta de diagnóstico das mastites subclínicas faz com que vacas infectadas sejam ordenhadas junto a vacas saudáveis, aumentando o risco de transmissão. Até mesmo as moscas podem transmissores de alguns agentes responsáveis pelas mastites.

Outra forma da doença, a Mastite Clínica, está mais relacionada a outra dinâmica de contágio: normalmente pelo ambiente. Se as vacas estão estabuladas e ordenhadas em ambientes desafiadores (com lama, alta umidade, baixa higiene, etc.), os casos de mastite clínica tendem a aumentar. Essa forma da doença geralmente pode ser aguda e evidente. O leite pode apresentar mudança de cor e textura, formação de grumos, e até conter sangue e pus. Além disso, os quartos infectados ficam inchados, o que não ocorre nos casos subclínicos. Recomendamos a utilização do intramamário SPECTRAMAST® LC para o tratamento de mastites agudas e alívio dos sintomas clínicos.

Para o produtor, no entanto, ambos os tipos causam grandes prejuízos: diminuem a quantidade e a qualidade do leite produzido, aumentam os custos da produção e podem levar os animais cronicamente infectados ao descarte prematuro. Se você quiser saber mais detalhes sobre a mastite e como reduzir o impacto desta em seu rebanho, leia o eBook que preparamos sobre o tema <link ebook>

O pecuarista atento deve manter algumas medidas simples de manejo e higiene que ajudam a diminuir as chances de proliferação da mastite nos rebanhos.

Realizar frequentemente análises individuais de CCS no leite para identificar as vacas com mastite subclínica é o primeiro passo. Assim, no momento da ordenha, as vacas doentes devem ser ordenhadas por último, diminuindo as chances de contato daquelas saudáveis com as bactérias responsáveis pelas mastites.

Limpar e secar os tetos e materiais de ordenha, além de utilizar as técnicas de pré e pós dipping – para a correta desinfecção dos tetos antes e depois da ordenha – são medidas simples e eficazes no combate às mastites. Higienizar o ambiente e garantir uma ordenha livre de estresse para os animais também dificultam a ocorrência da mastite ambiental. Não é somente na prevenção da mastite que o manejo cuidadoso e adequado do animal faz a diferença: até na reprodução os ganhos são visíveis.

O produtor também deve adotar boas práticas na secagem, momento adequado para tratar as vacas que apresentavam mastite subclínica durante a lactação. Esse manejo, denominado “terapia da vaca seca”, permite a recuperação fisiológica da glândula mamária e preparação para a próxima lactação. Neste período há risco de novas infecções intramamárias, mas com a terapia da vaca seca, até 80% dos casos de mastite subclínica são resolvidos. Indica-se o tratamento da mastite subclínica no período seco pois durante a lactação a cura é muito menos eficaz e o custo não é vantajoso neste período.

A terapia de vaca seca é feita com o uso de antibióticos de longa duração administrados no momento da secagem e juntamente com a aplicação do selante de teto, conforme indicação do veterinário. Os antibióticos que indicamos para a terapia de vaca seca são os intramamários SPECTRAMAST® DC e ORBENIN® EXTRA DRY COW e o selante é TEATSEAL. Saiba mais sobre o portfolio contra a mastite da Zoetis clicando aqui.

Com nossos intramamários e com os cuidados e manejos adequados, quem ganha é o produtor: na qualidade do seu produto, no aumento da produtividade e no retorno de seus investimentos.

Caso queira se aprofundar nas várias etapas de sanidade e manejo correto do rebanho, visite Milkmaster, nosso novo site. Ele reúne toda informação que você precisa saber para se tornar um mestre na produção de leite, de forma didática e amigável. Conheça clicando aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures