ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CRI Genética é a primeira empresa de IA a lançar teste genômico

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 15/04/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
“Precise” será um aliado na tomada de decisão do produtor de leite

Pecuária de Precisão. Essa é a proposta da CRI Genética com o lançamento do Precise Genomic Testing, um “Preciso” Teste Genômico que auxiliará no programa de melhoramento genético de fêmeas bovinas. Desde o início do ano, a central disponibiliza análises genômicas para fêmeas puras das raças: Holandês, Jersey e Pardo Suíço.


Cartão de coleta de material

A partir de marcadores moleculares usados no teste, é possível detectar se uma fêmea tem potencial para expressar determinadas características de importância econômica, como a de produção de leite. Com uma pequena amostra de tecido do animal (pelo, sêmen ou sangue), em qualquer fase de vida, pode-se extrair seu DNA – molécula que contém todas as informações de um ser – e submetê-lo à avaliação.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Dr. Marcos Vinicius Barbosa da Silva, marcadores moleculares são pequenas regiões do DNA que mostram as diferenças entre os indivíduos de uma mesma espécie. “Eles podem indicar se no DNA existe um alelo (forma alternativa de um gene) que está relacionado ao maior ou menor valor de uma característica”.

O médico veterinário Roberto Arana, gerente de produto leite da CRI Genética, informa que as características no teste genômico “são as mesmas observadas nos habituais testes de progênie, porém, em um período de tempo muito reduzido e com até 75% de confiabilidade no resultado”.

Precisão
A expressão Pecuária de Precisão foi trazida do setor agrícola, a “Agricultura de Precisão”. Esse sistema de gestão, de acordo com definições do MAPA, busca obter resultados melhores com tecnologias que anteveem questões de ambiente e de tempo, levando em conta, por exemplo, as necessidades específicas de cada tipo de solo, antes do plantio. É uma forma de maximizar a produção e evitar problemas, permitindo que o agricultor esteja no controle de seu negócio.

Partindo desse conceito, a CRI adequa, inclusive, à própria nomenclatura americana do Precise. Mas, sobretudo, o sentido é de que, com esse produto, “o pecuarista pode trabalhar de forma precisa em seu rebanho”, explica Roberto Arana.

Vantagens Genômicas
A partir do teste genômico é possível decidir, logo nos primeiros meses de vida dos animais, quais devem permanecer no rebanho e como devem ser recriados. Pode-se determinar se uma bezerra tem potencial genético para ser doadora de embriões ou apenas incorporar o rebanho produtivo como matriz, por exemplo.

Com isso, de acordo com Roberto Arana, se conhece o ranking dos melhores animais, sejam bezerras, novilhas ou vacas em produção. “Enquanto que se a seleção fosse apenas a partir do teste de progênie, os resultados começariam a vir depois de cinco anos, com o teste genômico o produtor pode decidir sobre o futuro do seu negócio logo após o nascimento do animal, diminuindo gastos e aumentando a lucratividade”.

Diferencial
A tecnologia já é explorada por empresas do ramo de saúde animal, mas se torna inovadora, pois, pela primeira vez, o resultado do teste será avaliado por profissionais especializados em genética, seleção e melhoramento de bovinos, voltados para o mercado da inseminação artificial (IA).

Devido ao nível técnico e especializado, a equipe comercial da CRI é apta a recomendar o uso do touro mais adequado para cada fêmea que teve seu DNA analisado. “O objetivo é, também, introduzir o pecuarista em um programa de melhoramento genético, realizando os acasalamentos dirigidos ou os corretivos”, diz Arana. Assim, “é proporcionado um conjunto de ferramentas que aumenta o poder de decisão e acelerara o ganho genético no rebanho”, conclui.

Como funciona o Precise?
É simples. O representante comercial vai até a fazenda e colhe o material. Para isso, tira-se cerca de 20 pelos da calda da fêmea, que ficam adequadamente conservados em um cartão de coleta, fornecido pelo técnico.
O material é enviado a matriz da CRI Genética Brasil, em São Carlos (SP), e, posteriormente, encaminhado para os EUA, onde ocorre a análise.
Dentro de 60 a 90 dias o resultado estará nas mãos do representante da CRI, que levará o diagnóstico para o pecuarista, fazendo as recomendações mais adequadas para cada caso.

Posso usar o Precise?
Ainda de acordo com Arana, o produtor que tem intenção de utilizar a tecnologia genômica deve atentar se seu projeto pecuário tem boa estrutura física e principalmente manejos adequados. “As questões ambientais, zootécnicas, nutricionais e sanitárias devem estar em um nível de organização e controle satisfatórios, para que a análise do teste possa trazer os melhores resultados para o pecuarista”.

Marcos Vinicius, pesquisador da Embrapa, acredita que muitos pecuaristas adotarão o teste, vislumbrando o aumento da rentabilidade, “principalmente aqueles que realmente veem a produção de leite como um negócio”. Ele ressalta ainda que o suporte técnico da empresa e das associações de raças tem “papel fundamental” no processo de expansão da seleção genômica no Brasil.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures