ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

90 Dias Vitais: saiba por que este é o período mais crítico da pecuária leiteira e saiba gerencia-lo

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 02/06/2022

4 MIN DE LEITURA

0
0

Intervalo compreende a etapa em que falhas no balanço energético e no sistema imune da vaca têm mais chances de acarretar problemas de saúde ao animal e prejudicar a produção da fazenda

Perdas diárias podem chegar a até 5 litros de leite por vaca

 

Na pecuária leiteira, assegurar o potencial produtivo das fazendas, a qualidade do leite que chega ao consumidor final e o bem-estar do rebanho requer cuidados contínuos, preventivos e de manejo, sobretudo ao longo dos 60 dias antes da vaca parir e dos 30 dias após o nascimento do bezerro. São os chamados 90 Dias Vitais, um intervalo crítico para a vaca. “É quando alterações físicas e metabólicas no animal, naturais à transição entre o período seco e a lactação, se não acompanhadas e mensuradas com rigor, têm mais chances de acarretar problemas que impactarão a saúde do animal e consequentemente a produção de leite lá na frente, prejudicando a rentabilidade da fazenda”, diz André Pratto, médico-veterinário, Gerente Técnico da Elanco Saúde Animal, segunda maior empresa do setor em todo o mundo e terceira no Brasil.

Segundo Pratto, para se ter uma ideia, uma vaca leiteira que chega clinicamente comprometida ao pós-parto pode significar uma perda diária de até 5 litros de leite para o produtor. “É muita coisa. Por isso, adotar estratégias de cuidados e manejo para os eventos que acontecem nestes 90 dias, fase em que quase toda vaca leiteira apresenta algum grau de imunodepressão, é condição-chave para evitar a queda na produção do leite, na taxa reprodutiva do rebanho e o aumento nos custos de tratamento”, completa André.

Formular uma dieta adequada, com uso de suplementos alimentares, maximizar o conforto, minimizar as interações sociais negativas e adequar o manejo de cocho são algumas das práticas de gestão utilizadas durante os três meses mais críticos à lactação, que ajudam a gerenciar o balanço energético e a função imunológica da vaca. Os programas de vacinação, prevenção e controle da mastite e monitoramento também são procedimentos indispensáveis.

Conheça os principais cuidados de manejo e soluções para cada etapa dos 90 Dias Vitais da pecuária leiteira:

Período seco (60 dias antes do parto) – nesta fase, as estratégias de manejo requerem cuidados para a regeneração e saúde da glândula mamária da vaca leiteira, como o uso de terapia para secagem da vaca, ou terapia de vaca seca; programas de prevenção de mastites e de vacinas para a proteção da função imune do animal no período pré-parto. “Também é importante haver a administração de água em quantidade correta e uma dieta aniônica e suplementação oral, capazes de garantir o balanço energético do animal e prevenir a hipocalcemia puerperal, que é a deficiência de cálcio bastante conhecida no campo como febre do leite. Monitorar o peso do animal, o pH urinário e cuidar do conforto e higiene das instalações também são medidas essenciais”, diz André.

No pós-parto imediato - a prevenção de doenças metabólicas, relacionadas ao balanço energético negativo da vaca, se justifica em todo o período, mas principalmente nesta fase dos 90 dias, quando podem ocorrer quadros de cetose, de febre do leite ou de infecções uterinas graves, como a metrite. “Por isso, nesta etapa é importante a administração de soluções logo no pós-parto, capazes de fortalecer as funções metabólicas do animal e de ajudar no melhor aproveitamento energético do alimento consumido”, diz André. “No pós-parto, a vaca consome menos matéria seca, por isso a administração de aditivos nutricionais também integra a estratégia de manejo no puerpério”, diz.

Segundo André, as doenças que podem acometer a vaca leiteira neste período crítico estão totalmente interligadas. “São problemas decorrentes de falhas no balanço energético ou no sistema imune do animal e que podem aparecer sequencialmente, um como consequência do outro. Por isso os desafios e os cuidados também são indissociáveis. Estudos mostram, por exemplo, que a incidência da hipocalcemia puerperal aumenta em até 9 vezes as chances de a vaca apresentar cetose”, diz.

A Elanco Saúde Animal possui em seu portfólio soluções específicas aos 90 Dias Vitais, como a bisnaga Bovigam™ Selante; que integra o protocolo de terapia de vaca seca da Elanco; o Calfon™ Oral, suplementação preventiva para a hipocalcemia; o Catosal™, que otimiza a função metabólica do animal e previne a cetose; e o Rumensin TM, aditivo nutricional que suporta o balanço energético da vaca ao longo de todos os 90 dias, antes e depois do parto.

Além das soluções, os profissionais da Elanco também prestam consultoria aos produtores de leite, na composição da melhor estratégia para os 90 dias e para o monitoramento das informações na propriedade. “Proporcionamos tanto soluções preventivas e terapêuticas quanto informação qualificada para assegurar a saúde dos animais, a sustentabilidade e a produtividade da fazenda. Melhorar o bem-estar dos animais de produção e a performance de todos os pecuaristas com os quais trabalhamos integra nossas metas globais, dentro do programa de Responsabilidade Social da Elanco”, explica André.

Para mais informações sobre a Elanco e seus produtos, siga a empresa nas redes sociais: Linkedin e Instagram.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures