FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Qual a dieta ideal para vacas leiteiras?

Em nutrição, a dieta ideal é aquela que atende à demanda nutricional do grupo de animais e que usa a combinação de ingredientes (forragens e concentrados) que minimiza o custo por kg de matéria seca (MS). Em um mesmo consumo de MS, a dieta de mínimo custo por kg minimiza o custo diário por vaca. Assumindo que também ocorre constância na produção de leite por animal, a dieta de custo mínimo também minimizará o custo alimentar por litro de leite produzido e maximizará o retorno sobre o custo alimentar.

O retorno sobre o custo alimentar de uma dieta, é calculado subtraindo o custo com alimentação (forragens + concentrados) da renda bruta (produção x preço por litro). Este valor representa o recurso financeiro disponível por vaca para pagamento dos custos não alimentares e para a retirada do lucro do produtor. Como a participação da alimentação no custo de produção de leite é próxima de 50%, este parâmetro pode direcionar a busca de melhor desempenho financeiro da fazenda.

Computadores, e programação linear, são ferramentas disponíveis e necessárias para decidir qual a dieta de mínimo custo. No programa Excel existe a opção Solver que é capaz de formular dietas minimizando ou maximizando alguma função objetiva. Programas de formulação de dietas frequentemente têm opções de otimização do custo, entretanto, estas ferramentas não estão presentes no programa do NRC (2001). O programa do NRC 2001 de Gado Leiteiro é um avaliador da adequacidade nutricional de dietas.

É importante lembrar também que o conceito de dieta é um conceito que precisa ser melhor compreendido. A dieta de uma vaca leiteira é composta por forragens e concentrados, estes devem ser misturados em uma proporção ótima para se obter uma mistura de conteúdo nutricional previsível, conciliada a uma boa eficiência econômica. Esta é a filosofia no uso da Dieta Completa (a TMR ou “Total Mixed Ration”) como sistema alimentar e do cálculo dietético.

O termo “dieta” em nutrição é sinônimo de ração: Tudo que um animal consome por dia. Recomendações do tipo, o concentrado para vacas leiteiras deve ter um determinado teor de PB, independentemente da composição da forrageira disponível, são incorretas. Se este conceito fosse correto, uma vaca consumindo cana com 2% de PB poderia receber o mesmo concentrado que uma vaca consumindo alfafa com 18% de PB. A dieta total deve ser o objeto de cálculo e o concentrado deve suprir as deficiências nutricionais da forragem.

Entender como formular uma dieta balanceada, atendendo as exigências nutricionais do rebanho, garantindo altas produtividades a um baixo custo, será o objetivo do curso on-line “Formulação de dietas para bovinos leiteiros”.

Durante este treinamento, o professor Marcos Neves Pereira (UFLA) - uma unanimidade quando se fala em formulação de dietas- ensinará aos alunos conceitos fundamentais para formular dietas eficientes, ensinará como utilizar o Solver para obter uma dieta de custo mínimo e, como avaliar a dieta utilizando as recomendações do NRC (2001). Além disso, será possível tirar dúvidas diretamente com o professor por meio do fórum de perguntas!

O curso começará no dia 22/11 e já é possível garantir a vaga clicando no link: Formulação de dietas para bovinos leiteiros.



Ou entrando em contato:

cursos@agripoint.com.br
(19)3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALUISIO PUGLIA DE AZEVEDO

MIRACEMA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/11/2016

No meu caso, dieta para vacas leiteiras é sempre um desafio pela dificuldade de mecanização do solo e de água para irrigação .

Aqui sobrevivemos usando proteinado cana com ureia ,pastagem e concentrados na seca.Nas águas,retiramos a ureia e o proteinado.

O pastoreio rotacionado funciona bem nas águas,com boa adubação.

              Saudaçoes,Aluisio