ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Integração Lavoura-Pecuária: uma alternativa rentável e sustentável

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 15/07/2008

4 MIN DE LEITURA

0
0

Os sistemas mistos de exploração chamados de Sistemas Integrados Lavoura-Pecuária ou, simplesmente, Integração Lavoura-Pecuária (ILP) têm chamado a atenção dos profissionais do agronegócio pelas vantagens que apresentam em relação aos sistemas isolados de agricultura ou de pecuária.

A ILP pode ser definida como a diversificação, rotação, consorciação e/ou sucessão das atividades de agricultura e de pecuária dentro da propriedade rural de forma harmônica, constituindo um mesmo sistema, de tal maneira que há benefícios para ambas.

Como um dos maiores problemas enfrentados na pecuária nacional é a degradação das pastagens, este sistema de produção é considerado uma alternativa viável para diminuir os custos com a recuperação ou formação de pastagens degradadas, aliando ao aumento da produtividade da pecuária.

Os principais objetivos deste sistema de produção são:

- Recuperação ou reforma de pastagens degradadas
- Melhorar as condições físicas e biológicas do solo com a pastagem na área de lavoura.
- Recuperar a fertilidade do solo com a lavoura na área de pastagens degradadas.
- Produzir pasto, forragem conservada e grãos para alimentação animal na estação seca.
- Reduzir os custos, tanto da atividade agrícola quanto da pecuária.
- Aumentar a estabilidade de renda do produtor.

E as vantagens de introduzir a Integração Lavoura-Pecuária são:

- diversificação de atividades (maior segurança);
- melhor equilíbrio de fluxo de caixa (melhor gestão);
- redução do custo de reforma de pastagens (menor custo);
- formação de palhada de qualidade para plantio direto (menor custo);
- quebra do ciclo de pragas da lavoura (menor risco);
- redução de plantas invasoras (menor custo).
- otimização do uso do maquinário (menor custo);
- obtenção de duas safras por ano (carne e grãos);
- renovação ou recuperação das pastagens com a implantação de espécies mais produtivas;
- aumento da matéria orgânica no solo, devido à grande produção de raízes e folhas;
- melhoria da produtividade e da qualidade das atuais áreas de pastagens ou de lavouras degradadas, mediante a adoção de métodos, técnicas e procedimentos de Boas Práticas Agrícolas.

Entretanto, os produtores que desejam adotar este sistema devem ter cautela e amplo conhecimento do funcionamento da ILP para que de fato sua produção torne-se uma atividade sustentável e competitiva. Além disso, existem vários pré-requisitos que devem ser estudados antes do produtor de gado de corte ou de leite decidir adotar este sistema, sendo eles:

- facilidade na aquisição de insumos a preços competitivos (fertilizantes, defensivos, ingredientes de rações, etc.);
- disponibilidade regional de assistência técnica (veterinária, agronômica, mecânica, etc.);
- disponibilidade regional de estrutura de armazenamento de grãos;
- infraestrutura regional de transporte;
- existência de consumidores diretos para os produtos agrícolas produzidos;
- condições edafoclimáticas;
- maquinário adequado;
- mão de obra treinada.

A Integração Lavoura-Pecuária é o tema do próximo curso online da AgriPoint, destinado a todos os profissionais e produtores que se interessaram em adotar este tipo de sistema de produção, precisam atualizar seus conhecimentos, e querem aprender como reestruturar a produção agrícola, diluir riscos, diversificar a produção, minimizar custos e agregar valor aos produtos agropecuários.

Este treinamento terá início no dia 04 de agosto e será instruído pelo engenheiro agrônomo, M.Sc., e sócio diretor da Boviplan Consultoria Agropecuária Ltda., Antony Hilgrove Monti Sewell. Nos 5 módulos do curso serão apresentados os seguintes temas:

Módulo 1. Introdução: situação do agronegócio brasileiro; ocupação do Cerrado brasileiro; sustentabilidade do setor agropecuário; o que é Integração Lavoura Pecuária (ILP); vantagens da ILP; alguns tipos de ILP; plantio direto; sobressemeadura.

Módulo 2. Visão do pecuarista : pecuária no Brasil; índices zootécnicos em áreas com e sem ILP; representação da produção da pecuária no Cerrados na pecuária nacional; degradação de pastagens; desafios e opções para o pecuarista; plantio direto de pastagens.

Módulo 3. Visão do agricultor: agricultura no Brasil; índices de produção das principais culturas; desafios e opções para o agricultor; plantio direto x convecional; tipos de coberturas para palhada.

Módulo 4. Modelos de Integração Lavoura Pecuária: consórcio de culturas anuais com forrageiras; sistema Barreirão; sistema Santa Fé.

Módulo 5. Custos de sistemas de: culturas anuais com forrageiras; sucessão anual lavoura-pastagem; rotação de culturas; culturas anuais com adubação verde.

Acesse a página deste curso, participe deste treinamento e aplique seus conhecimentos em sua produção.

Ainda sobre este tema, haverá uma palestra com foco no uso sustentável da integração lavoura-pecuária dentro de um sistema de produção de leite, no AgriPoint Gestão Leite 2008, um dos maiores eventos do setor leiteiro do país, que acontecerá entre os dias 31 de julho e 02 de agosto de 2008, em Uberlândia-MG.

Esta palestra será apresentada pela engenheira agrônoma, Roberta Aparecida Carnevalli, mestre em Ciência Animal e Pastagens e doutora pela ESALQ-USP, no dia 01/08, das 14:20 às 15:00hs. Durante este evento também serão apresentados, por diversos profissionais renomados do mercado, outros temas que envolverão os sistemas de produção de leite atuais e as questões ambientais, sob a importante ótica da sustentabilidade.

Clique aqui para ver a programação completa deste evento, faça sua inscrição e participe deste evento que tem como tema a "Sustentabilidade Ambiental na Cadeia Produtiva do Leite".

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint