ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aplicação da APPCC como ferramenta de qualidade na cadeia leiteira

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 14/01/2016

4 MIN DE LEITURA

0
0

O Curso Online "Aplicação da Ferramenta APPCC em processamento de leite e derivados” tem como público-alvo profissionais e estudantes de veterinária, ciências agrárias, engenharia de alimentos, engenharia química, técnicos atuantes na cadeia produtiva do leite e todos os profissionais que atuam em laticínios, desde o beneficiamento de leite até a distribuição ao mercado consumidor.

Os participantes do curso aprenderão como aplicar a ferramenta desde a ordenha, transporte e indústria, em 5 módulos, que mostram os princípios e conceitos do APPCC, bem como exemplos de planos de aplicação para toda a cadeia produtiva de leite.

O treinamento é ministrado por Isabela Machado Ferrari, Engenheira Química, com Mestrado em Bioprocessos Industriais e Biotecnologia, pelo programa de pós-graduação em Bioprocessos Sustentáveis do convênio UNESCO-Universidade de Provence (França) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalha nas áreas de gestão da produção e tecnologia de processo, garantia da qualidade, desenvolvimento de novos produtos e projetos de indústrias de alimentos e agroindústrias.

Confira abaixo a entrevista com a instrutora Isabela Machado Ferrari:

MilkPoint - O que é o sistema APPCC?

Isabela- "Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), ou em inglês Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP) é um sistema de gestão de segurança na produção de alimentos que se baseia em analisar os diversos insumos e etapas da produção de alimentos, identificando os perigos potenciais à saúde dos consumidores, determinando medidas preventivas para controlar esses perigos, bem como através de pontos críticos de controle. Mantendo-se estes pontos sob controle garante-se a conformidade dos produtos produzidos."

MP- Por que utilizar o sistema APPCC?

Isabela- "Atendimento aos requisitos legais, de certificação e requisitos de clientes. Principalmente, no que diz respeito a requisitos de clientes, a implementação do APPCC permite que a empresa alcance mercados com produtos de maior valor agregado, permitindo uma competição por qualidade e não por preço, principalmente se o produto for uma “commodity”, como soja ou milho."

MP- Quais os benefícios do APPCC?

Isabela- "O APPCC fornece às empresas com um sistema de custo eficaz para o controle da segurança de alimentos, desde ingredientes até à produção, armazenamento e distribuição, venda e serviço ao consumidor final. A abordagem preventiva do APPCC não só melhora a gestão da segurança de alimentos, mas também complementa outros sistemas de gestão da qualidade.

Os principais benefícios do APPCC são:

• Diminuição dos custos operacionais, com redução no volume de devolução e retrabalho. Não podemos esquecer que o retrabalho, quando pode ser adicionado em um percentual sobre um nova batelada do produto, custa, somados: o custo de produção, de distribuição e venda, de transporte e devolução, e mais as análises laboratoriais que trazem informações sobre a qualidade e inocuidade do produto a ser retrabalhado. O retrabalho pode custar até 3 vezes mais que o produto em si.

• Melhoria na gestão da empresa, a partir do momento que todos os colaboradores devem e podem participar do sistema, recebendo treinamento, participando de equipes de segurança de alimentos e contribuindo com suas sugestões. A implementação do APPCC cria um ambiente de compromisso saudável com a empresa, quando todos entendem seu compromisso com a segurança do produto
."

MP- Qual é a diferença entre o sistema APPCC e o controle de qualidade tradicional?

Isabela- "O sistema de controle de qualidade tradicional baseia-se na inspeção final do produto, enquanto o sistema APPCC baseia-se nas lógicas preditivas e preventivas. Elabora-se o plano APPCC durante o desenvolvimento de um produto alimentício, bem como, na implantação do sistema na empresa, nos produtos já existentes. Portanto, a ferramenta tem caráter de eliminação ou redução da possibilidade de um perigo poder contaminar um consumidor, enquanto que o controle de qualidade tradicional, baseado na amostragem, não garante a possibilidade de obtenção de que todos os produtos fabricados estão em perfeitas condições de consumo."


MP- Por que é importante os profissionais que atuam na área participarem do Curso Online "Aplicação da Ferramenta APPCC – Análise de perigos e pontos críticos de controle em processamento de leite e derivados"?

Isabela- "Primeiramente, porque a implementação da ferramenta APPCC é obrigatória para indústrias de produtos de origem animal, que estão sob fiscalização do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e, além disso, ela é exigida por vários compradores, principalmente as grandes redes de supermercados.

O curso oferecido tem por característica a apresentação da ferramenta de forma totalmente prática, com exemplos de situações reais vividos nos 16 anos de experiência em consultoria da autora, o que não ocorre com a maioria dos cursos de APPCC que são oferecidos no mercado. Além disso, o curso promove uma reflexão dos participantes sobre planos APPCC que foram elaborados por eles, bem como, um provoca um questionamento sobre como os participantes fazem a gestão do APPCC na sua empresa. Nosso objetivo, com este curso é ensinar corretamente a ferramenta, dado que a autora e colegas de profissão já encontraram muitos planos APPCC errados em seus serviços de consultoria, e, portanto, há a necessidade de realinhar estes conceitos e princípios junto aos profissionais da área de alimentos em geral."



Confira aqui a programação completa deste treinamento!

Ou entre em contato:
(19)3432-2199
contato@educapoint.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint