ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Silagem de milho: monitorar a colheita é fundamental

A colheita da cultura do milho para a produção de silagem está se aproximando e esta etapa do processo de ensilagem é considerada chave porque a mesma tem impacto sobre a conservação, consumo e digestão do alimento. Durante a colheita é que se observa o montante de grãos que está sendo quebrado. Caso o índice não seja adequado, os ajustes na colhedora ainda são passíveis de serem realizados.

Por que quebrar os grãos? Porque é neles que está depositado o amido, a grande riqueza energética da silagem de milho. Silagem com grãos inteiros ou parcialmente quebrados é um alimento deficiente em energia. O amido é o nutriente que faz a vaca produzir leite.

Como avaliar o processamento de grãos durante a colheita?

Passo 1: É necessário um recipiente de 1 (um) litro;

Passo 2: Colete dos vagões que estão fazendo o transporte da silagem, de dois a três litros por hora;

Passo 3: Cada litro coletado deve ser colocado sobre uma superfície plana e limpa. Separe os grãos da porção vegetativa e conte-os. Cada litro de forragem não deve ter mais que cinco grãos inteiros. Grãos mal processados devem ser considerados como grãos inteiros. A Figura 1 mostra grãos bem (verde) e mal processados (vermelho).

colheita da cultura do milho para a produção de silagem
Grãos bem (verde) e mal processados (vermelho)

O que pode ser feito quando o processamento dos grãos não está adequado?

Como no Brasil a colheita é realizada por máquinas com características bem distintas (as tracionadas por trator e as autopropelidas) as ações para melhorar o processamento dos grãos devem focar o tipo de colhedora. Para as tracionadas por trator é indicado verificar se a distância entre a contra-facas e as facas não sofreu alteração original. O distanciamento destes conjuntos pode ocorrer em equipamentos com prolongado tempo de uso. Somado a isso, as facas devem ser afiadas, no mínimo, duas vezes ao dia. Outro ajuste a ser feito é a mudança de posição das engrenagens para reduzir o tamanho da partícula.

Quando a colheita está sendo desempenhada por uma autopropelida, o processamento pode ser melhorado por meio do afiamento das facas e da regulagem da distância entre os rolos que são responsáveis pela quebra dos grãos. Observe também a velocidade da colhedora, pois a mesma pode afetar a qualidade da picagem, independentemente do modelo utilizado.

Aprenda a produzir e utilizar a silagem de forma eficiente, participando do curso online disponível no EducaPoint, apresentado pelo Dr. Thiago Bernardes Fernandes. Mais informações: https://www.educapoint.com.br/curso/uso-silagem/

THIAGO FERNANDES BERNARDES

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG.
www.tfbernardes.com

5

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

THIAGO FERNANDES BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 02/01/2018

Caro Tiago,



Quando tomamos a decisão por uma cultura temos que levar em consideração vários aspectos: agronômicos, infraestrutura da propriedade, treinamento da mão-de-obra e exigência nutricional dos animais que irão receber a silagem. Desse modo, todas as culturas terão vantagens e desvantagens. Cada propriedade deve levantar os aspectos mencionados anteriormente e tomar a decisão. Ou seja, é uma escolha local... não há a melhor ou a pior cultura... há aquela adéqua melhor a determinadas condições.



Sobre o sorgo, posso te apontar 2 aspectos que devem ser atentados antes de fazer a escolha: a) há pássaros (maritaca) que comem os grãos? b) a colhedora é capaz que quebrar os grãos? Se você responder que é capaz de resolver estes 2 problemas, a cultura pode ser uma boa opção. Obviamente, como apontei anteriormente outros fatores precisam ser analisados antes da batida do martelo.



Att,



Thiago Bernardes  
TIAGO SANTOS

VAZANTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/12/2017

Boa  matéria professor.

O que você me diz sobre a silagem de sorgo, é uma boa alternativa ou deixa a desejar?
CRISTIANO GAZZOLLA

XAVANTINA - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/12/2017

boa reportagem muita informação
FELCIO MANOEL ARAUJO

CARIACICA - ESPÍRITO SANTO - ESTUDANTE

EM 23/12/2017

muito importante esta materia para se ter uma boa silagem de boa qualidade e um bom resultado na lactaçao do gado .
DOUGLAS SILVA TOBIAS VIEIRA

BATATAIS - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 22/12/2017

Ótimas observações Prof. Thiago.

Agora imagine esta Colhedora Tracionada com um dispositivo processador de grãos. Precisamos melhorar nossos trabalhos em conjunto com Instituições. Abraços