FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Grãos reconstituídos de sorgo: prolongar a estocagem aumenta a produção de leite

A reconstituição de grãos (adição de água seguida de ensilagem) é uma técnica aplicada nas fazendas americanas há décadas. No Brasil, nos últimos anos, a comunidade científica e produtora empenhou esforços para viabilizar este método de conservação. A reconstituição de grãos de sorgo ganhou força em regiões brasileiras onde o produto tem alta disponibilidade no mercado e também pelo fato do custo da tonelada, em média, ser de 10 à 15% inferior ao milho.

Uma vez que as técnicas de produção passaram a ser estabelecidas, pesquisadores brasileiros passaram a estudar fatores que pudessem otimizar o uso do alimento pelos animais. Um interessante estudo desenvolvido pelo Grupo de Qualidade e Conservação de Forragens da ESALQ/USP foi recentemente publicado sobre os efeitos do tempo de estocagem e da adição de benzoato de sódio para vacas em lactação (Santos et al., 2019).

O estudo testou quatro tratamentos: i) silagem de grãos de sorgo (SGS) estocada por 30 dias sem aditivo, ii) SGS estocada por 30 dias com aditivo, iii) SGS estocada por 90 dias sem aditivo e iv) SGS estocada por 90 dias com aditivo. A inclusão de SGS na dieta foi 16 % da MS.

Os resultados mostraram que as SGS estocadas por 90 dias tiveram maior digestão do amido (89,3 vs 86,9%), maior produção de leite (31,2 vs 30 kg/d) e maior eficiência alimentar (1,33 vs 1,28) quando comparado com as silagens estocadas por 30 dias. O benzoato de sódio não afetou os parâmetros ligados ao animal, este apenas protege a silagem da deterioração aeróbia quando o silo está aberto.

Desse modo, quando grãos de sorgo forem estocados na forma de silagem, recomenda-se que o silo permaneça fechado por, pelo menos, 90 dias para que ocorra otimização do desempenho animal.

Referências bibliográficas

Santos et al. 2019. The effect of length of storage and sodium benzoate on the nutritive value of reconstituted sorghum grain silages for dairy cows. JDS, 102:9028.

THIAGO FERNANDES BERNARDES

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG.
www.tfbernardes.com

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

THIAGO FERNANDES BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 04/10/2019

Caro Tarcísio,

Se os grãos estiverem completamente secos (13-15% de umidade), a cada tonelada moída adiciona-se de 350 à 400 L de água. É temeroso responder dessa forma porque a quantidade de água a ser colocada é em função da umidade dos grãos. Por exemplo: Caso os grãos tenham 20-25% de umidade a quantidade de água irá mudar (220-250 L). Procure alguém na tua região que tenha feito a operação para te ajudar quanto a estes detalhes.

At.te,
Thiago Bernardes
TARCÍSIO TEIXEIRA LOPES CAIXETA

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 07/10/2019

Muito obrigado professor, você é fera!
TARCÍSIO TEIXEIRA LOPES CAIXETA

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 03/10/2019

Quais a proporção ideal de água e grãos para a produção da silagem de grãos reconstituídos?
LUIZ BATISTA DE REZENDE

ITABERAÍ - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/10/2019

Como é este processo de reconstituição. Conheço e faço uso do grão úmido de sorgo onde o grão é moído e reidratado. É a mesma coisa ou é difeente?
THIAGO FERNANDES BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 03/10/2019

Caro Luiz,

Sim, reconstituição e reidratação são sinônimos.

At.te,
Thiago Bernardes