Será que o setor lácteo deveria explorar mais as farmácias? |
Hoje gostaria de falar de um canal de vendas ao consumidor que é meio que paralelo a atividade do setor lácteo, pelo menos até agora.... Se trata do canal de farmácias, que está passando por uma transformação sem precedentes e talvez o setor lácteo possa se aproveitar desta transformação.
Vejamos: é só andar em uma cidade média ou grande do país, principalmente a noite, para ver que praticamente o único setor de varejo investindo em novas lojas, fachadas, entre outros, é o setor de farmácias – algumas lojas têm sofisticações de outros setores, como entrada com 'laguinho' de carpas, pé direito duplo ou triplo, serviço de valet, hostess, etc. Nem falo de ar condicionado – isso já é padrão!
O mix dentro destas lojas também vem sofrendo grandes alterações – tanto na parte de higiene e beleza como na parte de alimentos – e é aí que está a oportunidade para o setor lácteo!
Exceto empresas como Nestlé e Danone, que têm produtos de nutrição especial e exploram tradicionalmente muito bem este canal, o que se observa é que outros segmentos de alimentos têm sido mais atentos à esta nova oportunidade, como por exemplo as empresas de pipoca, barras de cereais, cookies integrais e mesmo derivados de coco! Acredito que a indústria láctea tem muitas opções já desenvolvidas que não estão sendo ofertadas no canal e que podem (e devem) estar presentes.
São mais de 70 mil pontos de venda no país, hoje com várias empresas de grande porte, que têm suas operações de logística própria, e sem dúvida, um local de destinação de boa parte de consumidores conscientes em busca de alimentação saudável. Além disso, o mercado já conta com diversos distribuidores especializados neste canal, sendo que vários deles podem iniciar rapidamente com uma linha de produtos interessante do setor lácteo.
A lógica é simples – se no mix obrigatório destas lojas estão por exemplo produtos de “whey protein”, será que não deveriam estar também produtos lácteos “lactose free” – como queijos em porções individuais e mixes de pós e achocolatados enriquecidos? Bons negócios!
ROBERTO DENUZZO
Diretor da RDC Consultoria. Executivo experiente no ramo de alimentos, com mais de 25 anos de experiência no setor.
0 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro