ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Carlos Henrique: "aqui, tenho a impressão de que desde muito cedo, os animais se sentem em casa"

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

EM 16/04/2019

4 MIN DE LEITURA

5
15

Entendendo a extrema importância do bem-estar animal para a produção leiteira, o MilkPoint lançou recentemente o Especial Bem-Estar Animal. E qual é a ideia principal? Compartilhar experiências de fazendas que tiveram sucesso utilizando técnicas para promover o maior conforto de seus rebanhos. A quarta edição foi elaborada com a Fazenda Lenheiros, localizada em Carmo do Paraíba/MG.


José Eduardo, gestor da área agrícola (irmão de Carlos), Ana Maria, mãe de Carlos e gestora administrativa e Carlos, gestor da pecuária de leite. 

Localizada no município de Carmo do Paranaíba/MG, há uma família centenária na agropecuária e que é produtiva até hoje por meio da Fazenda Lenheiros. A propriedade contou com um processo de sucessão familiar e atualmente o responsável pelo setor leiteiro é Carlos Henrique Menezes Mendonça, Engenheiro Agrônomo, que falou exclusivamente com a Equipe MilkPoint.

O plantel da fazenda totaliza 450 animais das raças Holandesa e Girolando, sendo que 200 estão em lactação, registrando no total 6.500 litros/dia.  Atualmente os animais da Fazenda Lenheiros em lactação e pré-lactação estão alojados em compost barn e a temperatura é amenizada por meio de ventiladores, inclusive, em período noturno.


Compost barn na Fazenda Lenheiros 

“Além disso, os animais são submetidos a cinco banhos diários para que os mesmos não entrem em estresse térmico. A cama de palha de café é revirada diariamente três vezes e as reposições mensais garantem que ela esteja sempre seca e confortável. Os espaços de cama, linha de cocho de alimentação e bebedouros são sempre respeitados para que todos os animais tenham acesso livre. As pistas de acesso estão sempre limpas e livres de barro. Além disso, com análises anuais, podemos garantir que nossa água é de excelente qualidade”, disse Carlos.

Ele ainda acrescentou que a qualidade de leite é uma preocupação diária: “No início deste ano instalamos um laboratório em nossa fazenda e estamos realizando a ‘cultura na fazenda’ e fazendo assim o uso racional de antibióticos. A sanidade do rebanho é garantida por nossos técnicos, que montaram um calendário de vacinação específico para a propriedade e exames rotineiros são realizados para garantir que este processo seja eficiente. Estamos no caminho para receber o certificado de rebanho libre de vacinação de brucelose e tuberculose. As três ordenhas diárias são realizadas em uma sala de ordenha ampla, limpa e silenciosa”, completou.

Na Lenheiros, após o parto das bezerras, as mesmas são levadas para uma maternidade, com alojamento individual e suspenso, onde ficam por um período de 15 dias.

“Então, elas são transportadas ao nosso bezerreiro do tipo tropical. Desde o nascimento o cuidado é intenso. Após o desmame os animais são mantidos em lotes de acordo com o a idade e peso. Durante todo o ano, todos os animais são suplementados com dieta balanceada de acordo com a fase que se encontram. Nossos colaboradores passam por constantes processos de treinamento e estão comprometidos com o bem-estar animal (BEA). O uso de "varas de ferrão" não é feito de maneira alguma e por isso, os nossos animais são muito dóceis”.

Treinamento dos funcionários

É fundamental que para a implantação do BEA na fazenda, a mão de obra também seja treinada. Carlos comentou que na Lenheiros, a média de tempo em serviço da equipe é superior a 15 anos por colaborador.

“A equipe é constantemente treinada e no treinamento, adaptamos os modos de como se deve zelar pelos animais. Ao longo do tempo, os próprios colaboradores perceberam que os animais passaram a dar o retorno esperando com as práticas de BEA. O rebanho é muito manso mesmo, tenho a impressão de que desde muito cedo, os animais se sentem ‘em casa’ e a ordenha é uma atividade relaxante para as vacas. Isso ao longo do tempo nos mostra que o plantel adoece menos (tanto as bezerras e novilhas quanto as vacas em lactação)”.

Relação do BEA com a qualidade do leite

De acordo com Carlos, as vacas menos estressadas produzem mais leite, adoecem menos, e - no seu caso - os índices de vacas em tratamento, vacas com Contagem de Células Somáticas (CCS) alta e mastite subclínica, diminuíram de forma significativa.

“Consequentemente temos mais leite e mais qualidade. Vale destacar que a parceria com o laticínio é importante já que o nosso leite com qualidade é valorizado e recebemos mais por isso”.

Sobre os próximos desafios, ele disse que nos últimos dois anos a fazenda passou por muitas mudanças e hoje o sistema de compost barn está consolidado na propriedade.

“Nosso desafio é chegar na capacidade máxima, que seria dobrar o número de animais em lactação, mas isso é um projeto para os próximos cinco anos. Os animais são um reflexo do modo que são tratados: bom manejo, conforto, cuidado e principalmente respeito com eles nunca são demais. O sucesso da atividade leiteira está diretamente ligado ao bem-estar animal. Só assim teremos uma atividade sustentável e lucrativa”.

Sua fazenda também está obtendo resultados interessantes com o bem-estar animal? Ou você conhece alguma fazenda interessante? Participe do nosso especial! Preencha o formulário abaixo (não leva nem 1 minuto) com os dados da fazenda que em breve faremos um contato! Desde já obrigado! 

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

Zootecnista pela FMVZ/UNESP de Botucatu.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROSANE

SEROPEDICA - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 16/04/2019

Excelente artigo. Parabéns!
BRUNO VICENTINI

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 16/04/2019

Excelente reportagem e, parabéns aos gestores dessa fazenda!
TALITA PENTO

VARGINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/04/2019

Boa tarde Raquel, gostaria de autorização pra postar a reportagem no Instagram da GEBOV-UNINCOR. Obrigada
RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 16/04/2019

Oi Talita, bom dia, tudo bem?

Obrigada por seu contato. Colocando a fonte, fique super à vontade para publicar.

Abs,
EM RESPOSTA A RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES
TALITA PENTO

VARGINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/04/2019

Obrigada Raquel!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures