Com a proposta de levar soluções inovadoras e tecnológicas ao agronegócio, as agtechs estão crescendo exponencialmente nos últimos anos. Neste universo, as chamadas fintechs, que dispõe de portfólios voltados para serviços financeiros, como linhas de créditos, também ganham cada vez mais espaço.
Fundada no segundo semestre de 2021, em Belo Horizonte/MG, a RúmiCash é um exemplo de fintech voltada ao setor leiteiro, oferecendo serviços financeiros para a cadeia da pecuária de leite por meio da inteligência artificial e de dados. Em entrevista ao MilkPoint, Gabriela Borlido, CEO da Rúmicash, parte do ecossistema da Rúmina, explorou o modelo de negócio e relatou a jornada da agfintech. Confira abaixo como foi esse bate-papo:
Letícia Mostaro, do MilkPoint: Qual a dor que a Rúmicash enxergou no mercado para solucionar? Quais os principais desafios do modelo de negócio?
Gabriela Borlido, Rúmicash: Nós decidimos solucionar uma dor que afeta, ao mesmo tempo, os pecuaristas e os laticínios. De um lado, vimos pecuaristas de leite com alta demanda por um crédito simples e desburocratizado e, do outro, identificamos a indústria de laticínios que comumente estrutura linhas de crédito e adiantamento aos produtores com a intenção de gerar fidelização, mas que, como consequência, acaba prejudicando seu fluxo de caixa e desviando a atenção do seu core business. Nossa missão é oferecer crédito e adiantamento simples e rápido ao pecuarista de leite, enquanto contribuímos com a fidelização desses pecuaristas a nossos laticínios parceiros, sem eles precisarem aportar seus próprios recursos financeiros nas operações.
Letícia Mostaro, do MilkPoint: Qual vocês enxergam que são as maiores dúvidas/receio dos produtores em “utilizar” linhas de crédito?
Gabriela Borlido, Rúmicash: É comum identificarmos pecuaristas receosos quanto à captação de linhas de crédito quando ainda não conhecem bem os produtos financeiros ou o banco/fintech. Essa é uma realidade que vem mudando gradativamente à medida que as fintechs investem em uma comunicação próxima e transparente com o produtor. No caso da RúmiCash, fazemos todo o processo de tomada de crédito pelo próprio WhatsApp, que sabemos ser um dos principais meios de comunicação utilizados pelos pecuaristas.
Letícia Mostaro, do MilkPoint: Em que ano a Rúmicash foi fundada? Qual a expectativa de faturamento para este ano? Quantos produtores são atendidos atualmente? Qual foi investimento inicial?
Gabriela Borlido, Rúmicash: A RúmiCash foi fundada no segundo semestre de 2021. Até o momento, temos parcerias com laticínios como Verde Campo, Vigor, Scala, Quatá, Laticínios PJ e UltraCheese (LacLelo e Cruzília). Temos uma base de mais de 4.500 pecuaristas a serem impactados com nossas soluções.
Recentemente, a Rúmina, ecossistema do qual a RúmiCash faz parte, recebeu uma rodada de investimento série A no valor de R$ 25 milhões. Mais informações podem ser acessadas neste link.
Letícia Mostaro, do MilkPoint: Quais os tipos de linhas de crédito são oferecidos? Quais as principais diferenças entre elas?
Gabriela Borlido, Rúmicash: Atualmente, oferecemos dois produtos financeiros aos pecuaristas: o crédito e o adiantamento. O crédito pode ser de até 12 meses, não precisa de garantia ou contratação de seguro, e tem amortizações mensais. O adiantamento é oferecido ao produtor com base no volume de leite já entregue ao laticínio até o dia da solicitação, e descontado em uma única parcela no mês subsequente. As taxas de juros são determinadas de acordo com a eficiência operacional do pecuarista, ou seja, temos um modelo de análise de risco proprietário a fim de garantir menores taxas de juros aos pecuaristas que se dedicam a entregar um leite de boa qualidade e garantir o bem-estar dos animais, por exemplo.
Letícia Mostaro, do MilkPoint: Como se destacar neste mercado?
Gabriela Borlido, Rúmicash: Estamos vendo o número de agfintechs crescer cada vez mais no Brasil. Para mim, o primeiro ponto é reconhecer haver espaço para todos devido à enorme demanda por crédito no agronegócio. Dito isso, nossa estratégia de diferenciação está pautada em dois pilares. O primeiro é simplificar ao máximo a experiência dos pecuaristas na tomada de crédito ou adiantamento. O segundo é o nosso modelo de análise de risco de crédito proprietário feito especificamente para pecuaristas de leite, que reconhece e beneficia os produtores por sua eficiência operacional.
Letícia Mostaro, do MilkPoint: Como funciona/qual é a dinâmica dos serviços da empresa?
Gabriela Borlido, Rúmicash: Tanto o crédito quanto o adiantamento são oferecidos aos pecuaristas fornecedores de leite dos nossos laticínios parceiros. O processo é conduzido totalmente pelo WhatsApp, desde a solicitação até a assinatura digital do contrato da dívida. Os pagamentos das parcelas são descontados direto na folha do leite desses pecuaristas em seus laticínios.