ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Universidade de Cornell: pesquisa transforma resíduos lácteos em bebida alcoólica

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 16/04/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1

Produtos lácteos que são fermentados e fabricados como cerveja podem em breve estar disponíveis no mercado, à medida que Sam Alcaine, professor assistente do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade de Cornell, transformou resíduos lácteos em uma bebida saborosa com um certo teor alcoólico. A pesquisa vai além de apenas entrar na moda da cerveja artesanal: produtos lácteos alcoólicos podem ser uma solução para um problema cada vez maior para a indústria de iogurte grego de Nova York.

A produção de iogurte grego cria soro ácido, um líquido que sobra com muito pouca proteína e poucos usos lucrativos. Alcaine, ex-gerente de inovação de produtos da Miller Brewing Co., acredita que pode haver um lugar para bebidas alcoólicas lácteas feitas a partir de soro de leite.

"Há todo esse movimento em torno de cervejas artesanais e destilados, mas os lácteos não participam desse espaço", disse Alcaine. “Se pudermos converter o soro em algo que as pessoas querem beber, isso abrirá uma arena econômica totalmente nova para empreendedores e cervejeiros explorarem e inovarem.”

Mas transformar produtos lácteos em bebidas alcoólicas não é uma tarefa simples. A lactose não pode ser decomposta e convertida em álcool pela levedura de cerveja tradicional. O laboratório de Alcaine está trabalhando em várias frentes para chegar a uma solução.

Uma ideia é combinar várias cepas de bactérias e várias espécies de leveduras para criar uma co-fermentação que produza álcool. A primeira cepa bacteriana iria digerir a lactose e desprender a galactose como um subproduto, que por sua vez poderia ser convertido por outra cepa de levedura em álcool.

Outra variação que a Alcaine está pesquisando usa a cevada, uma fonte tradicional de enzimas amilase que decompõe o amido em açúcares simples que são fermentados em cerveja. A cevada também contém enzimas capazes de degradar a lactose, mas elas trabalham em temperaturas diferentes daquelas tipicamente usadas para fabricação de cerveja e não têm sido usadas na fabricação de cerveja.

Alcaine descobriu que uma mistura precisa de tempo e temperatura para decompor a lactose em glicose e galactose, necessárias para a produção de álcool pela levedura de cerveja. A fonte alternativa de açúcares também significa perfis de sabor únicos. Influências como a raça da vaca que produz o leite influencia o sabor do álcool resultante.

Os métodos já mostraram resultados: uma cerveja com baixo teor de álcool - cerca de 2,7% de álcool por volume - com um sabor amargo e salgado comparável à cerveja de estilo alemão (GOZ-ah) e outras misturas semelhantes ao pulque, tradicional bebida mexicana feita de agave.

Mais pesquisas são necessárias para refinar o processo, mas Alcaine acredita que o álcool lácteo possa estar no mercado dentro de alguns anos.

“Atualmente, os fabricantes de cerveja usam produtos agrícolas como milho, centeio e cevada para fazer álcool. Os produtos lácteos são uma adição natural, especialmente agora, quando os consumidores estão exigindo sabores novos e interessantes”, disse Alcaine.

Fonte: https://news.cornell.edu.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures