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Principais tendências para o mercado de bebidas em 2020

POR JULIANA SANTIN

NOVIDADES E LANÇAMENTOS EM LÁCTEOS

EM 11/12/2019

5 MIN DE LEITURA

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A nutrição em bebidas está voltando ao básico, de acordo com as previsões recém-lançadas de tendências para 2020, da Imbibe. A empresa de desenvolvimento de bebidas, sediada em Chicago, espera que mais empresas incorporem nutrientes conhecidos, como vitaminas e minerais, em seus produtos no próximo ano. 

"Vimos novos ingredientes serem incorporados aos produtos, mas eles não estão necessariamente decolando no mainstream", disse Holly McHugh, associada de marketing da Imbibe. "Acho que familiaridade é algo que as marcas vão procurar."

A primeira bebida pronta da Huel, Los Angeles, contêm mais de 27 vitaminas e minerais, incluindo ferro, cálcio, potássio, zinco, cobre, fósforo e oito vitaminas diferentes. As bebidas “nutricionalmente completas” estão disponíveis nos sabores de berry, baunilha e chocolate e contêm 20 gramas de proteína à base de plantas por porção.

O interesse em nutrientes importantes para o cérebro, incluindo ômega-3 e outros ácidos graxos, também está aumentando. "Estamos começando a ver o ômega-3 sendo demandado, devido ao foco na saúde cognitiva", disse McHugh. "Ele também é uma gordura saudável e não há mais uma guerra contra a gordura".

As bebidas apresentam ômega-3 e ômega-6. Ela também contém colina, um neurotransmissor que beneficia a memória e o desenvolvimento do cérebro. A Califia Farms, com sede em Los Angeles, estreou em fevereiro o Ubermilk, uma bebida de aveia com ômega-3 melhorado. Recentemente, a Horizon Organic, Broomfield, Colorado, lançou o Growing Years, uma bebida de leite integral formulada para apoiar o desenvolvimento saudável do cérebro em crianças.

Cada vez mais, os consumidores buscam produtos que melhoram o humor e o bem-estar emocional. "Estamos vendo que os consumidores realmente querem produtos para ajudar a aliviar o estresse", disse McHugh. “Os consumidores, especialmente a geração do dos millenials e a geração Z, estão começando a procurar ingredientes novos, como o canabidiol (C.B.D.), além de ingredientes mais comuns, como camomila e lavanda, que são calmantes.”

O Chill Group, em Los Angeles, fabrica o JustChill, uma bebida com gás que contém os mesmos ingredientes ativos encontrados no chá verde. A Zenify, de Chicago, faz uma bebida de relaxamento totalmente natural, contendo os mesmos antioxidantes encontrados em 25 xícaras de chá verde, mas sem cafeína.

S'mores (petisco tradicional para fogueiras noturnas popular nos Estados Unidos e no Canadá, consistindo de um marshmallow assado no fogo e uma camada de chocolate entre duas fatias de graham cracker), bolo de aniversário, creme de leite e outros sabores que induzem a nostalgia serão amplamente representados em bebidas de todas as categorias no próximo ano, previu Imbibe. "As pessoas querem obter esses sabores ricos e deliciosos e que atendam a uma necessidade emocional", disse McHugh. "Há espaço, especialmente para bebida à base de plantas", completou.

O mercado será dominado por alternativas aos lácteos, previu Imbibe. A bebida vegetal de aveia continuará sendo a estrela em ascensão. "A opção está definitivamente ganhando participação no mercado, juntamente com o coco e a soja", disse McHugh. "Eu não ficaria surpresa se a aveia tirar uma fatia do mercado da amêndoa. Um dos principais benefícios é o sabor neutro, que pode ser transformado em um sabor mais leitoso e cremoso". 

Hiperpersonalização

Seja um rastreador de atividades ou um plano de dieta baseado em genética, os consumidores têm mais acesso às informações pessoais do que nunca. Como resultado, as marcas estão oferecendo mais bebidas com novos benefícios para ajudar os consumidores a atingir objetivos de estilo de vida cada vez mais individualistas.

"Se você precisa se concentrar, há uma bebida para isso", disse McHugh. "Se você precisa melhorar sua saúde cardiovascular, há uma bebida para isso. Os consumidores querem experiências personalizadas 'eu sou quem sou' e estamos começando a ver isso em alimentos e bebidas. Como você não pode fazer muita personalização em bebidas prontas para beber, as marcas estão adotando uma abordagem individual, tendo mais opções para diferentes tipos de necessidade".

Keurig Dr. Pepper, da Harrisburg, Pensilvânia, está aproveitando essa demanda com suas bebidas funcionais da marca Nuero. A linha de produtos da marca inclui aquelas formuladas para energia, redução do estresse, sono, saúde digestiva, perda de peso, suporte ao sistema imunológico, hidratação e muito mais.

Empresas iniciantes e pequenas empresas estão levando a hiperpersonalização para novas áreas. A startup canadense DoseBiome agora oferece um chá formulado para a saúde bucal. A Infuse Your Life Health Products Inc., McClure, Ontário, está se preparando para o lançamento do Pantheon em 2020, uma cerveja sem álcool que favorece a saúde cardiovascular.

Bebidas funcionais híbridas

As bebidas funcionais da próxima geração combinarão vários ingredientes harmonizantes para atingir uma meta específica ou que atendam a várias necessidades, disse Imbibe.

A Monster Beverage Corp., Corona, Califórnia, fortalece sua linha de bebidas energéticas Reign Totally Body Fuel com aminoácidos de cadeia ramificada (B.C.A.A.s) e coenzima Q10, que estimulam a produção de energia e a função muscular. O Quake, uma nova linha de performance da 7-Eleven, Irving, Texas, também apresenta B.C.A.A.s e coenzima Q10. A tendência é que mais marcas sigam o exemplo, incorporando outros ingredientes populares da nutrição esportiva, como eletrólitos e creatina.

O café será cada vez mais um canal para oferecer benefícios funcionais a partir de novos ingredientes. O Cappuccino + Proteína Cremoso Cold Brew, da High Brew Coffee, Austin, contém 12 gramas de proteína e 13 gramas de fibra por lata de 8 oz. O Good Day, com sede em Nova York, produz um café frio contendo 15 mg de C.B.D. do extrato de cânhamo. O Bulletproof, com sede em Seattle, oferece um café de fermentação fria com triglicerídeos de cadeia média (M.C.T.s), que são conhecidos por aumentar a energia, queimar gordura e melhorar a função cerebral.

Consumidores aventureiros

A demanda por sabores únicos e exóticos continuará crescendo no próximo ano. "Vamos ver mais goiaba, por exemplo", disse McHugh. "Você costuma vê-la incorporada às frutas com um sabor familiar, como o morango, para apresentá-lo às massas e torná-lo mais acessível".

O interesse por sabores indianos como cardamomo, chi e marsala aumentará, juntamente com sabores latino-americanos como yuzo, laranja de sangue, pimentão e pimenta de Caiena. O senso de aventura dos consumidores se estende a texturas novas e interessantes, de acordo com Imbibe. A tendência é haver mais texturas cremosas de infusões de nitrogênio.

"O cremoso está definitivamente dentro e já faz um tempo", disse McHugh. “Estava no café e agora está aparecendo em novos lugares. Espero ver texturas cremosas em outras categorias. Eu não ficaria surpresa se virmos suco com nitrogênio."

O interesse em bebidas com ingredientes mastigáveis também está aumentando. "Você vê muita influência da Ásia quando se trata de texturas", disse McHugh. “As texturas mastigáveis se tornarão mais populares. Vemos outros ingredientes, como sementes de chia e sementes de manjericão, que oferecem benefícios à saúde. Eu não ficaria surpresa se mais marcas as incorporassem isso porque há um foco grande na experiência sensorial".

As informações são do Food Business News, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

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