O Global Dairy Trade (GDT), é um leilão de lácteos idealizado pela Fonterra, com base na Nova Zelândia, para o mundo todo, tendo atualmente 80 países participantes e 7 empresas de diferentes regiões cadastradas para ofertar seus produtos. Apesar de quilômetros de distância do Brasil, seus efeitos causam, indiretamente, muitos impactos aqui, internamente.
Indiretamente porque na verdade, os impactos ocorrem diretamente em outros países, como por exemplo, os países do Mercosul (Argentina e Uruguai). Estes por sua vez, são os principais fornecedores de leite importado para o Brasil, e, portanto, naturalmente qualquer impacto gerado ali, acarretará impactos aqui também.
Por isso, ter o conhecimento dos preços dos derivados lácteos no Mercosul proporciona uma melhor análise da competitividade das importações, que impactam na disponibilidade e nos preços do leite no mercado interno e consequentemente, os preços ao produtor.
Sendo assim, a influência do GDT no mercado lácteo brasileiro, está relacionado aos impactos que ele exerce sobre os mercados da Argentina e do Uruguai. Quando se observa alta nos preços do GDT (US$/ton), os preços do Mercosul tendem a acompanhar essa alta, mesmo que com alguns meses de defasagem (preços do GDT caem hoje, preços das importações brasileiras cairão em alguns meses). Assim, os preços de importação no Brasil também acabam sofrendo impactos.
No gráfico 1, comparamos os preços das importações brasileiras de leite em pó com aqueles praticados no leilão GDT:
Gráfico 1. Preços do leite em pó integral (US$/ton) - GDT e Importações brasileiras
O mercado brasileiro de lácteos é bastante complexo e volátil. Inúmeras variáveis que impactam o setor, necessitam de monitoramento. E agora, você deve estar se perguntando: Como facilitar o acompanhamento de informações relacionadas ao que acontece no GDT - com mais de 12.000 km de distância do Brasil - e como identificar os impactos no mercado interno?
Para trazer esse panorama aos seus assinantes, o MilkPoint Mercado realiza uma pesquisa quinzenal, levantando os preços praticados junto a empresas de Argentina e Uruguai, mensurando ainda a competitividade das importações frente ao mercado nacional. Para saber mais sobre a plataforma MilkPoint Mercado, modelos de assinatura ou sobre nossos conteúdos, entre em contato conosco clicando aqui!