Quando a operação engole o lucro: Marcelo Branquinho aponta os principais erros financeiros da produção de leite

Proprietário da Fazenda Cobiça, uma das maiores produtoras de leite do país, Marcelo Branquinho defende que o sucesso técnico só se sustenta com controle econômico rigoroso. Confira!

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 14

Sem tempo? Leia o resumo gerado pela MilkIA
Marcelo Branquinho Pereira, médico-veterinário e sócio da Fazenda Cobiça, palestrará no Milk Pro Summit 2026 sobre erros financeiros na produção de leite. Ele destaca a necessidade de priorizar a gestão financeira, que é frequentemente negligenciada. Branquinho enfatiza a importância de um fluxo de caixa estruturado e da análise de cenários futuros para a tomada de decisões. O evento ocorrerá em maio de 2026 e abordará temas relevantes para a cadeia do leite.
Marcelo Branquinho Pereira, médico-veterinário e sócio gestor da Fazenda Cobiça, em Três Corações (MG), será um dos palestrantes do Milk Pro Summit 2026. No evento, ele vai tratar de um tema sensível — e recorrente — na atividade leiteira: os erros financeiros que comprometem os resultados do produtor, mesmo em sistemas tecnicamente bem conduzidos.

Segundo Branquinho, a alta complexidade operacional do leite acaba consumindo grande parte da atenção do produtor. A rotina intensa da atividade faz com que a gestão financeira fique em segundo plano, quando, na prática, deveria ser o eixo central das decisões. “A gente fica muito envolvido na operação e deixa o econômico um pouco de lado. E hoje isso é um erro grave”, afirma.

Em sua palestra, Marcelo abordará temas que incentivam o produtor a conduzir o negócio com método, foco em lucro e resultado. Para isso, o primeiro passo é ter um fluxo de caixa bem estruturado e detalhado, considerando custos de produção passados e futuros, preços médios do leite, compromissos financeiros, necessidade de crédito e formação de reservas para momentos de crise.

Continua depois da publicidade

Outro ponto central é a análise de cenário. Branquinho destaca a importância de olhar para frente: avaliar o comportamento dos insumos, a expectativa de safra de grãos, os impactos no custo da alimentação e as perspectivas de preço do leite. “A gente precisa fazer previsões futuras para analisar o presente e tomar decisões embasadas em números”, explica.

Figura 1
Fazenda Cobiça

Para ele, o maior erro do produtor de leite está justamente em tocar o dia a dia do negócio sem esse olhar econômico estruturado. A operação do leite absorve a gestão, mas não pode sufocar a análise financeira. “Ter o negócio na mão do ponto de vista econômico é essencial para ter sucesso na atividade leiteira hoje em dia”, resume.

Continua depois da publicidade

Marcelo Branquinho Pereira é proprietário e sócio gestor da Fazenda Cobiça, uma das maiores produtoras de leite do Brasil, com cerca de 1.700 vacas em lactação. Reconhecido nacionalmente por sua gestão focada em baixos custos, alta eficiência e uso intensivo de dados, transformou o negócio familiar em uma referência em rentabilidade e produtividade.

Palestrante frequente em grandes eventos do setor, como o Interleite Brasil, Marcelo compartilha sua experiência em gestão, sucessão familiar e tomada de decisão baseada em números. No Milk Pro Summit 2026, ele apresentará a palestra “Fundamentos para a produção de leite com sucesso técnico e econômico”.

O Milk Pro Summit acontece nos dias 28 e 29 de maio de 2026, no Bourbon Resort Atibaia (SP), e se consolida como um espaço de debate qualificado sobre o futuro da cadeia do leite. A programação aborda temas como gestão de investimentos, dados como ativo estratégico, automação, digitalização, inteligência artificial, liderança, sucessão familiar e modelos de negócio inovadores.

Para mais informações sobre o evento e inscrições, visite o site oficial do Milk Pro Summit.

Figura 2

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 14

Material escrito por:

Raquel Maria Cury Rodrigues

Raquel Maria Cury Rodrigues

Head do MilkPoint e Zootecnista pela UNESP de Botucatu

Acessar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Jucimar Nascimento
JUCIMAR NASCIMENTO

ROLIM DE MOURA - RONDÔNIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/02/2026

Os modelos de custo de produção usados pelos órgãos do governo estão equivocados. Ao considerar vacas descarte+bezerros como receita para abater custos de produção. Esse tema tem que ser discutido.
Cristiano Martins Ferreira
CRISTIANO MARTINS FERREIRA

DIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/02/2026

Muito bom!
Com certeza será uma excelente palestra carregada de conhecimento prático....
Sérgio Macedo
SÉRGIO MACEDO

TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/02/2026

Matou a pau. Sem econômico estruturado, não anda.
Qual a sua dúvida hoje?