Vamos falar um pouco sobre o futuro? Sim, as novidades estão à nossa volta, ou melhor, prontas para entrar nas prateleiras físicas e virtuais, e convencer nós, consumidores, de que sua utilidade e sabor eram o que faltava em nossas compras! O mesmo ocorre para o mercado do leite e derivados e, nesse artigo, falaremos sobre algumas macrotendências que vêm moldando as inovações desses produtos.
O mercado de lácteos é de suma importância para a economia mundial, mas sob um viés econômico brasileiro, vem sofrendo nos últimos anos com a elevação de custos, bloqueios nas cadeias de suprimentos e perdas que afetam a produção e comercialização dos produtos.
Tais problemas, segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), foram causadas pelas interrupções na produção e dificuldade, por parte das transportadoras, para deslocar as mercadorias de maneira uniforme até os compradores.
Além disso, segundo a EMBRAPA (2021), a margem de crescimento esperada para esse ano é menor, devido à queda do consumo gerada pela inflação, taxa de endividamento das famílias, dentre outros marcadores socioeconômicos.
Mas se o cenário atual é preocupante, “diversas macrotendências apontam para um futuro mais promissor”, como as que serão discutidas a seguir.
Saúde e bem-estar
A primeira tendência para o setor de lácteos é uma maior preocupação com a saúde e bem-estar dos consumidores, o que contribui para o desenvolvimento de produtos mais nutritivos e saudáveis. Com a pandemia, a preocupação com bem-estar retornou às conversas cotidianas. Da mesma forma, esse cuidado também se refletiu nas decisões de compra das pessoas, obrigando as empresas a se adaptarem às demandas e necessidades dos consumidores para novos estilos de vida.
Exemplos desse comportamento está na procura por alimentos mais saudáveis com altos teores de proteínas, menos açúcar, gorduras, rico em fibras, vitaminas, probióticos, dentre outras exigências.
Essa exigência também se deve ao fato que as pessoas, durante a pandemia, passaram a fazer suas refeições (ou escolhê-las por meio de aplicativos), tendo maior contato com os ingredientes e refletindo sobre seus efeitos na saúde. Desta forma, de acordo com a Dairy Food (2022), os consumidores estão cada vez mais procurando por produtos lácteos e alternativas lácteas que forneçam os nutrientes necessários para alcançar seus objetivos de saúde.
Diversas estratégias podem ser aplicadas, dentre elas destaca-se a incorporação de ingredientes de frutas de alta qualidade contendo essas valiosas vitaminas e outros nutrientes em suas últimas inovações.
Para iogurtes essa tendência levou os fabricantes a introduzir novas variantes de produtos, como iogurte com baixo teor de gordura, não lácteo, vegano, com polpa, probiótico e grego, que está apoiando o crescimento do mercado com perspectiva de uma taxa de crescimento de 6,30% de 2022 a 2027 (IMARC group, 2022).
Já no mercado de sorvete, por exemplo, a procura por produtos com ingredientes termogênicos, que auxiliam a acelerar o metabolismo, opções detox, sorvetes com apelo fitness, apresentando maiores teores de proteína e ingredientes como whey protein têm sido cada vez mais procurados pelo público.
Ademais, considerando que muitas pessoas têm restrições alimentares como os diabéticos, intolerantes à lactose e veganos, o mercado de lácteos também está buscando ofertar mais produtos sem açúcar, zero lactose e veganos, em especial o mercado de sorvetes pretende diminuir em até 50% a adição de açúcares sem comprometimento do sabor do produto final. Garantindo assim que um maior número de consumidores tenha acesso aos lançamentos.
Novos sabores
Outra tendência que moldará as compras de lácteos em 2022 é a de sabores únicos e diversos. Ao longo dos últimos anos, os consumidores vêm se tornando mais aventureiros com a escolha de alimentos com novas características sensoriais. Esta é outra oportunidade de mercado visando o desenvolvimento de produtos lácteos com sabores mais ousados e excitantes que atraem os consumidores.
Misturas e sabores inovadores e nutritivos de frutas silvestres, como mirtilo e framboesa podem ser adicionados às ofertas de iogurtes lácteos e não lácteos, assim como outros sabores frutados. Um exemplo é o novo iogurte da Danone UK, o Light & Free Pepino, Melancia e Limão que contém purê de pepino e suco concentrado de melancia para um toque refrescante nos aromas tradicionais de iogurte (Figura 1).
A incorporação de ingredientes de frutas e vegetais não só aumenta o apelo à saúde do consumidor, mas também o perfil sensorial do iogurte, algo pelo qual os consumidores estão dispostos a pagar mais.
Figura 1. Iogurtes comerciais com novos sabores.
Fonte: Light & Free.
No campo dos sorvetes podemos destacar ingredientes para aguçar a curiosidade do consumidor, como frutas desconhecidas pelo grande público (ex: taperebá), ou até misturas inusitadas como sorvetes sabor pipoca com guaraná, mistura de frutas com bebidas alcoólicas, como a caipirinha.
Há também mais opções de sorvetes premium, nessa categoria podemos destacar apostas ousadas para sabores como: tiramissu com queijo mascarpone, ou até mesmo sorvetes salgados de gorgonzola com nozes, como mostrado na Figura 2. Além disso, o mercado aposta em produtos com frutas e temperos exóticos como pera asiática e fruta dragão, trazendo assim experiências inesperadas aos consumidores.
Figura 2. Sorvetes com sabores exóticos: tiramissu com queijo mascarpone e gorgonzola com nozes.
Fonte: Guia da semana.
Responsabilidade Social
Com consumidores cada vez mais exigentes, fornecer alimentos e bebidas com origens transparentes e éticas nunca foi tão importante, sendo necessário adotar práticas sustentáveis em todas as etapas da cadeia de suprimentos. Muitas pessoas estão buscando ativamente maneiras de fazer melhores escolhas, inclusive, muitos consumidores estão dispostos a pagar um preço mais caro por produtos de origem sustentável.
Neste cenário, 16% dos compradores de iogurte dos EUA em geral acreditam que ser ecologicamente correto é um atributo de compra importante, com 26% dos entrevistados entre 18 e 34 anos (Mintel, 2020).
Outras inovações
Além das tendências citadas acima, existem diversas outras inovações que estão bombando no setor de lácteos. Como o uso de novas embalagens inovadoras, um exemplo é o uso de tubos exprimíveis e recipientes equipados com tampas anti-asfixia, o que está criando uma perspectiva positiva para o mercado de iogurtes.
Ademais, fabricantes de sorvetes também apostam na ampliação do público-alvo com a adição de opções acessíveis para cães e gatos. Esses produtos contam com ingredientes adaptados para reforçar a hidratação em dias quentes e probióticos para auxiliar o funcionamento intestinal dos nossos amiguinhos de 4 patas. Podemos citar neste tópico empresas como Ben & Jerry’s e Ipet que já possuem esse tipo de produto disponível para compra em diversos sabores (Figura 3).
Figura 3. Sorvetes funcionais para pets.
Fonte: Ben & Jerry’s.
Considerações Finais
A partir das demandas dos consumidores que estão cada vez mais exigentes e procurando por produtos inovadores, saudáveis e de marcas que carregam consigo uma responsabilidade social com o meio ambiente, há uma pressão no mercado de produtos lácteos para se adequar e então surgem as diversas inovações demonstradas neste artigo. Logo, com base nessas tendências, esperamos que muitas mudanças e inovações no setor de lácteos possam ocorrer nos próximos anos.
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Autores:
Gabriela Zinato Pereira (Graduanda em Engenharia de Alimentos e membro do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV)
Gabriela Aparecida Nalon (Graduanda em Engenharia de Alimentos e membro do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV)
Ana Flávia Coelho Pacheco (Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e membro do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV)
Profa. Dra. Érica Nascif Rufino Vieira (Professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV e coordenadora do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV)
Prof. Dr. Bruno Ricardo de Castro Leite Júnior (Professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV e coordenador do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos- LIPA/DTA/UFV)
Agradecimentos: Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq pelo financiamento do projeto (n° 429033/2018-4); e pela bolsa de produtividade a B.R.C. Leite Júnior (n°306514/2020-6) e a FAPEMIG (APQ 00388-21).
Referências
EMBRAPA, 2021. Setor lácteo deve crescer na próxima década, mas 2022 será de cautela. Disponível em:<https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/67714903/setor-lacteo-deve-crescer-na-proxima-decada-mas-2022-sera-de-cautela?p_auth=NDdONd5F>. Acessado em: 01 fev. 2022
IMARC group, 2022. Global yogurt market to grow at 6.30% during 2022-2027. Disponível em: <https://ipsnews.net/business/2022/01/14/global-yogurt-market-to-grow-at-6-30-during-2022-2027-imarc-group/>. Acesso em: 04/02/2022.
Dairy Foods. What trends will influence dairy innovation in 2022? Jan, 2022. Disponível em: <https://www.dairyfoods.com/blogs/14-dairy-foods-blog/post/95452-what-trends-will-influence-dairy-innovation-in-2022>. Acesso em: 04/02/2022.
Mintel. Lightspeed. fev, 2020. Disponível em: <https://www.mintel.com/>. Acesso em: 04/02/2022.
*Fonte da foto do artigo: Freepik