ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Concentração sérica de progesterona em novilhas cruzadas Nelore/Angus tratadas com dispositivos intravaginais com diferentes concentrações de progesterona

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 08/06/2004

2 MIN DE LEITURA

0
0

Os dispositivos intravaginais de progesterona (P4) são usados para induzir ciclicidade e sincronizar estro/ovulação, através da liberação de P4 na circulação.

O objetivo desse estudo foi determinar concentração sérica de P4 durante 25 dias de tratamento com dispositivos intravaginais com diferentes concentrações de progesterona (CIDR 1,38g vs. CIDR 1,9g).

Novilhas cruzadas Nelore/Angus (n = 26) foram previamente sincronizadas com o protocolo Ovsynch modificado (GnRH - 50mg - 6d - PGF2a - 25mg - 48h - GnRH - 50mg). Sete dias após a segunda aplicação de GnRH as novilhas sincronizadas (n = 18) receberam uma aplicação de PGF2a


A concentração sérica de P4 foi determinada por radioimunoensaio. O pico da concentração de P4 foi avaliado 0, 1, 4, 8 e 12 horas após a inserção dos dispositivos intravaginais, a concentração de P4 durante o tratamento foi avaliada a cada dois dias por 25 dias e o decréscimo na concentração de P4 foi avaliado 0, 1, 4 e 8 horas após a retirada dos dispositivos. Os dados foram analisados por GLM.

Duas novilhas do grupo G2 perderam o dispositivo (uma no dia 8 e outra no dia 25 após a inserção) e foram excluídas das analises posteriores.

Com uma hora após a inserção dos dispositivos, o pico da concentração de P4 foi encontrado, e foi mais alto (P<0,05) para o G1 (10,2 ± 1,21ng/mL) do para o G2 (6,8 ± 1,02ng/mL). Quatro horas após a inserção dos dispositivos a concentração de progesterona foi similar entre o G1 (6,3 ± 0,64ng/mL) e o G2 (6,0 ± 0,54ng/mL).

 


A concentração de P4 se manteve entre 2 e 3ng/mL do dia 1 até o dia 8 no G1 e até o dia 11 no G2, e ficou entre 1 e 2ng/mL até o dia da remoção dos dispositivos (dia 25), sendo 1,02 ± 0,12ng/mL no G1 e 1,12 ± 0,12ng/mL no G2.

 


O decréscimo na concentração de P4 após a retirada do implante foi similar entre os grupos. Uma hora após a retirada do dispositivo a concentração de P4 foi de 0,3 ± 0,04ng/mL no G1 e 0,2 ± 0,04ng/mL no G2.

 


O CIDR 1,38g tem menor concentração de P4, mas o pico de concentração com uma hora após a inserção foi maior. Este fato pode ser importante para o delineamento dos protocolos de sincronização, pois as mudanças na concentração sérica de P4 pode alterar a pulsatilidade de LH e o "turnover" do folículo dominante, iniciando uma nova onda de crescimento folicular.

Este trabalho foi aceito e será apresentado na reunião do American Dairy Science Association and American Society of Animal Science em Julho, em Saint Louis, Missouri, EUA.

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures