MITO: O clorador pode ser instalado depois do reservatório, não preciso clorar toda água, mas apenas a que vou utilizar. "Assim como não precisaria fazer balanço nutricional das vacas pois elas comem qualquer coisa e produzem leite de qualquer modo".
VERDADE: Profissionais que orientam a instalação de cloradores após reservatórios demonstram total falta de conhecimento do processo de cloração e das normas que orientam como este deve ser realizado. Cloro não é um agente fulminante, deve ter um tempo de contato mínimo de 30 minutos para agir e matar as bactérias.
MITO: Jogo o cloro na caixa uma vez por semana ou no poço e já trato a água na fonte. "Do mesmo modo que não precisaria ficar fazendo teste de mastite rotineiramente, afinal isso é muito trabalhoso".
VERDADE: A Instrução Normativa 62 diz no Capítulo 3.3.11 que “deve ser instalado equipamento automático de cloração como garantia de sua qualidade microbiológica”. Por equipamento de cloração entende-se um dosador de cloro que contenha um dispositivo de ajuste do cloro dosado e permita que o produtor regule conforme sua necessidade de cloração. Ainda, por equipamento automático entende-se que o mesmo seja acionado para clorar a água que entra no reservatório e suspenda a cloração sempre que houver parada da entrada de água.
MITO: Posso montar meu próprio clorador. Na internet tem uns modelos que monto com peças de PVC muito mais barato. "Do mesmo modo que você não precisa de assistência de um técnico ou veterinário, pois tomar suas próprias decisões em nutrição e saúde animal fará uma grande economia".
VERDADE: Modelos caseiros de cloradores apresentados com tanta facilidade na internet normalmente não atendem os requisitos de cloração que precisamos. Quando o sistema não permite que você saiba exatamente quanto esta clorando e o quanto obterá de residual de segurança e nos pontos de consumo, destaco que há falta de um dosador de cloro, pois o que se tem neste caso é um clorador (algo que adiciona cloro na água sem nenhum controle e segurança).
PERGUNTO: Quais outros mitos sobre cloração você conhece?