Muito se fala que o grande responsável pelos preços dos derivados lácteos é o consumidor final. Esta posição, inclusive, é fielmente defendida pelo responsável por este texto. Entretanto, a responsabilidade do consumidor final no preço dos queijos, leites em pó e afins, por vezes, é indireta.
No caso da muçarela, mais de 60% da produção é direcionada as pizzarias e outros food services. No caso dos leites em pó, quase 30% do volume produzido é direcionado ao mercado B2B – venda das indústrias para outras indústrias. No caso do soro em pó, boa parte do volume também é direcionado a indústrias produtoras de itens como sorvetes e chocolates.
Naturalmente, a disposição a pagar do consumidor final por estes itens é relevante para a demanda do mercado pelos ingredientes lácteos. Mas, como dito acima, a responsabilidade neste caso é indireta, e é essencial que nós, enquanto cadeia de lácteos, estejamos próximos das empresas de food services, das indústrias produtoras de chocolate, de sorvetes, etc.
Para estreitar este laço e para que saibamos mais sobre mercados potenciais e o que desejam estes consumidores, o Fórum MilkPoint Mercado, em seu segundo bloco, contará com a presença de Erik Momo, CEO da 1900 Pizzeria, com a palestra “Pizzarias: o que a indústria deve saber/fazer para atender melhor este mercado”; além dele, Eduardo Weisberg, presidente da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes falará sobre “Características da estrutura e dos produtos da indústria de sorvetes que a indústria láctea deveria conhecer”.
O evento acontece no dia 1º de agosto, em Goiânia. Se não puder estar conosco presencialmente, não se preocupe: você poderá acompanhar as palestras on-line, de onde estiver. Faça já a sua inscrição!