O 14º Fórum MilkPoint Mercado segue a todo vapor. O segundo bloco do evento contou com a participação de diferentes agentes da indústria para falar sobre competitividade.
Durante a primeira palestra do bloco, os palestrantes Algacir Fernando Bertoti e Maicon Spada, da UltraCheese, trouxeram um caso da empresa que ampliou sua competitividade, comentando sobre ferramentas de otimização e os potenciais resultados na indústria de laticínios.
Fernando e Maicon comentaram que o caso da Ultracheese foi baseado principalmente em rentabilidade, sem tirar o foco do cliente. A empresa conseguiu atingir uma maior rentabilidade através de uma parceria com a empresa Linear, voltada para soluções matemático-computacionais para as operações realizadas pela empresa.
Na Ultracheese, o sistema aplicado atua gerando a melhor combinação baseado nas logísticas possíveis e menor custo, obtendo o resultado mais rentável possível, atuando por exemplo em planejamento, compra de leite, listas técnicas e simulações.
Com o uso desse processo de otimização o maior ganho observado foi em relação a malha e distribuição, mix de venda e ocupação de recursos disponíveis. Dessa forma, a Ulracheese conseguiu aumentar sua competitividade no mercado, mesmo em um cenário mais difícil para os lácteos, assim como pontuado no bloco 1.
Na segunda palestra do bloco, o palestrante Marcelo Henrique Costa Rocha, Diretor de Planejamento e Pricing na Itambé (grupo Lactalis) abordou sobre o gerenciamento de margens na indústria de laticínios, seus desafios e cenários futuros na cadeia láctea brasileira.
Marcelo pontuou sobre as diversas oportunidades que existem no Brasil, sendo o país uma potência no agro e tendo a possibilidade de ser uma grande demanda global.
Porém, apesar das oportunidades ainda existem muitos desafios a serem superados, como por exemplo a estrutura de produção, que ainda é muito fragmentada, a baixa produtividade e a produção de um leite ainda de qualidade muito baixa. “Existe a falta de consolidação do setor e produção ainda muito fragmentada no Brasil, [...] hoje há um leite de baixa qualidade e um custo por litro de leite muito inflacionado, em função de ter uma produtividade 37% inferior aos principais players globais”, Marcelo pontuou.
Portanto o setor ainda tem muito o que crescer, e algumas oportunidades apontadas por Marcelo foram o trabalho em parcerias, para buscar ganhos em escalas na indústria e nas fazendas, e a oportunidade de aumento da demanda brasileira, visto que frente a outros países, o consumo per capita no Brasil ainda é considerado baixo.
Comentando sobre as mudanças no mercado brasileiro e seus impactos na estratégia das empresas, o palestrante Marcelo Bronze, Diretor de Marketing para a categoria de lácteos da Danone no Brasil trouxe o caso da Danone na terceira e última palestra do bloco.
Marcelo pontuou sobre os principais comportamentos do consumidor brasileiro e como a Danone atua em cada um deles.
Um dos comportamentos pontuados por Marcelo foi a maior busca por produtos funcionais e saudáveis. “Hoje 58% dos brasileiros aumentaram o consumo de alimentos funcionais nos últimos 3 anos e 64% estão dispostos a pagar mais por alimentos saudáveis”, disse Marcelo. Dessa forma, a Danone viu uma oportunidade nesse comportamento trazendo para o mercado produtos com alto padrão nutricional, para atender essa demanda.
Além disso, Marcelo também apontou outras importantes mudanças nos comportamentos dos consumidores, como a escolha de marcas fortes, trazendo a importância de construir uma relação de confiança com o produtor, e a busca por um consumo mais sustentável, trazendo iniciativas aplicadas pela empresa para mostrar seu posicionamento sustentável para seus consumidores.
Por fim, o bloco finalizou com um debate sobre como mudar a visão do consumidor para que ele leve em consideração outros aspectos no mesmo patamar que ele considera o preço, onde as empresas participantes do bloco pontuaram sobre a importância da diversificação de produtos e sobre o processo natural de mudança de comportamento que já vem ocorrendo.
Assertividade sobre o futuro do mercado do leite você encontra no Fórum MilkPoint Mercado. Não perca mais tempo, faça a sua inscrição e participe. E evento ocorre de forma híbrida e fica disponível para acesso de forma online. Ainda dá tempo!
Para mais informações ou compra de pacotes de ingresso com desconto: (19) 99247-5347 ou thais@milkpointventures.com.br