ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção e transporte de leite cru: confira o que mudou no novo RIISPOA

EDUCAPOINT

EM 20/04/2018

4 MIN DE LEITURA

1
0
Muitas regras sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal foram alteradas com a publicação do Decreto nº 9013, de 29 de março de 2017 - a atualização do RIISPOA.

Em relação às normas de produção e transporte de leite cru, o RIISPOA foi completamente atualizado. Essas especificações estão no Título V, Capítulo III, Artigos 233 a 246. Esses artigos regulamentam a inspeção do leite bovino, abrangendo toda a verificação do estado sanitário do rebanho, os processos de ordenha, o armazenamento e a conservação do leite e o transporte até o laticínio.

As definições de leite, colostro, leite de retenção e de leite individual e de conjunto continuam as mesmas. Também continua proibido o uso de qualquer substância que estimule a produção de leite e traga prejuízo à saúde dos animais ou à saúde humana.

As regulamentações específicas para criação e manejo do gado leiteiro também foram suprimidas.

Assim, o novo RIISPOA tem um foco maior em:

- Sanidade animal;
- Higiene de ordenha;
- Qualidade do armazenamento.

Uma das novidades do novo RIISPOA é a obrigatoriedade da filtração do leite cru na propriedade.

Armazenamento:

Depois da ordenha, o leite cru deve ser conservado sob refrigeração e o novo RIISPOA é bem genérico em relação às normas de armazenamento, sendo necessário recorrer à Instrução Normativa 62, que é mais específica, e define que:

- leites armazenados em tanque de expansão direta devem ser armazenados a temperaturas de no máximo 4ºC, durante o período máximo de 48 horas. O tanque deve ser dimensionado para alcançar essa temperatura em, no máximo, 3 horas.

- leites armazenados em tanques de imersão devem ser armazenados a, no máximo, 7ºC por no máximo 48 horas.

Também é possível entregar o leite sem refrigeração ao laticínio desde que a entrega ocorra em, no máximo, 2 horas após a ordenha, e desde que o estabelecimento aceite esse tipo de produto.

Outra novidade é a inclusão dos Tanques Comunitários no novo RIISPOA. Esses tanques devem, obrigatoriamente, ser vinculados aos estabelecimentos sob inspeção federal e também devem atender todas as normas complementares (IN 62 e IN 22).

Continuam proibidos pelo RIISPOA:

- O desnate na propriedade rural;
- O recebimento de leite de propriedades interditadas;
- O envio de leite de vacas doentes, desnutridas ou que estejam no último mês de gestação ou na fase colostral;
- Envio de leite de animais que estejam recebendo medicação ou que estejam recebendo alimentos que prejudiquem a qualidade do leite.

Transporte:

O novo RIISPOA também regulamenta as normas de transporte do leite cru. A principal novidade é a preocupação com os procedimentos que garantem a rastreabilidade do leite cru, desde sua captação até a recepção, vinculando todas essas responsabilidades então aos estabelecimentos sob inspeção federal.

Nesse sentido, a primeira regulamentação é sobre a coleta das amostras individuais de cada produtor ou de cada tanque comunitário no momento da captação a granel. Essas amostras têm que ser coletadas antes da captação e conservadas até a recepção no estabelecimento.

O RIISPOA não explicita quando essas amostras devem ser analisadas e durante quanto tempo elas devem ficar armazenadas. Isso fica a cargo do próprio estabelecimento. A única obrigação do estabelecimento é fazer as coletas antes da captação a granel e conservar essas amostras de forma que possa garantir a rastreabilidade caso necessário.

O RIISPOA também permite que seja feita a transferência do leite cru refrigerado entre os carros-tanques. Os locais onde a transferência vai ocorrer devem estar descritos formalmente no programa de coleta a granel do estabelecimento. Essa transferência deve ser obrigatoriamente em sistema fechado, sendo proibido medir ou transferir o leite em ambiente aberto.

O RIISPOA também é claro ao determinar que a responsabilidade dos programas de melhoria da qualidade da matéria-prima e a educação continuada dos produtores sejam dos estabelecimentos.

Confira abaixo o vídeo em que o Prof. Dr. Rafael Fagnani, da UNOPAR, explica as novidades na produção e transporte do leite cru do novo RIISPOA:
 
 
O RIISPOA é extenso e a sua leitura detalhada pode ser bastante demorada. Para auxiliar neste entendimento, permitindo que estudantes e profissionais da área fiquem atualizados quanto às mudanças no Regulamento, o EducaPoint disponibiliza o curso: Novo RIISPOA: principais atualizações na inspeção de cárneos e lácteos.

Para participar desse treinamento, assine o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 100 temas).

Conheça os planos aqui! Ou experimente sem compromisso realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente/.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HÉLIO GOMES BEZERRA

PETROLINA - PERNAMBUCO - ESTUDANTE

EM 11/05/2020

Excelente esse conteúdo...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures