ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Fibra, FDN, fibra fisicamente efetiva: você domina estes conceitos?

EDUCAPOINT

EM 10/01/2019

0
2

Para todos os animais, as principais fontes de energia são os carboidratos (CHO) e os lipídios, sendo que no caso de ruminantes, os CHO têm importância muito maior, já que são os principais constituintes dos tecidos vegetais. Estes compostos chegam a representar 60-70% da composição das rações para bovinos leiteiros e constituem-se na mais importante fonte de energia para os micro-organismos do rúmen. Os CHO representam o maior componente da energia líquida para manutenção e produção de leite.

Forragens compõem aproximadamente 40-60% da matéria seca em dietas de vacas leiteiras. Com isso, os carboidratos presentes nas forragens são a maior fonte de energia para esses animais.

O carboidrato das plantas forrageiras encontra-se principalmente na fração fibrosa da planta, classificada nas análises laboratoriais como FDN (fibra insolúvel em detergente neutro). A fração FDN dos alimentos consiste de celulose e hemicelulose, carboidratos estruturais presentes na parede das células vegetais, e também de lignina, um composto fenólico (isto é, não-carboidrato) responsável pela rigidez da estrutura da planta.

Para que o rúmen dos bovinos leiteiros possa funcionar de forma satisfatória, é preciso fornecer alimentos fibrosos aos animais, mesmo sabendo que materiais ricos em fibra têm digestibilidade mais baixa, e taxa de degradação mais lenta. Isso se deve principalmente ao fato de que grande parte da população microbiana é composta por micro-organismos digestores de carboidratos estruturais, que precisam desses substratos para sobreviver.

No momento de formular dietas para vacas leiteiras, um outro conceito importante é a efetividade da fibra, que tem relação com a capacidade de um alimento qualquer, seja forragem ou não, de exercer “funções” de fibra, especialmente no que se refere ao funcionamento ruminal, principalmente a manutenção do pH.

Algumas dúvidas são comuns no momento de formular um dieta: quanto do FDN da formulação deve ser proveniente de forragens? Quanto do FDN pode vir de outras fontes? Qual a efetividade da fibra de subprodutos?

A dieta precisa balancear a quantidade de carboidratos fibrosos e não fibrosos.

Desvantagens do carboidrato fibroso:

- Menos energia;

- Digestão mais lenta;

- Enchimento ruminal (reduz ingestão de matéria seca)

 

Vantagens do carboidrato fibroso:

- Estimula a mastigação;

- Estimula produção de saliva;

- Manutenção do pH saudável.

 

Vantagens dos carboidratos não fibrosos:

- Mais energia;

- Digestão mais rápida;

- Sem enchimento.

 

Desvantagens dos carboidratos não fibrosos:

- Não provoca mastigação;

- Não estimula a mastigação;

- Queda do pH ruminal;

- Acidose ruminal.

Assim, é necessário achar o balanço ideal, para manter a vaca saudável e, ao mesmo tempo, fornecer a quantidade de energia que ela precisa. 

Confira abaixo as recomendações do National Research Council (NRC):

Quer saber mais sobre a questão dos carboidratos na dieta das vacas leiteiras? Confira o conteúdo completo do curso on-line  Nutrição de vacas leiteiras - carboidratos, do EducaPoint.

Aproveite para ver todas as centenas de outras opções de curso (já são cerca de 130 temas) que estão incluídos na assinatura da plataforma EducaPoint

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br
Baixe o aplicativo para celular

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  contato@educapoint.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.