ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estratégias para tratar e prevenir a hipocalcemia bovina

EDUCAPOINT

EM 19/12/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
O período de transição é uma fase de grandes transformações metabólicas para a vaca leiteira. Essas transformações podem trazer consequências tanto do ponto de vista produtivo, quanto reprodutivo, para os animais. Os impactos econômicos desses distúrbios comprometem a rentabilidade e a sustentabilidade de fazendas leiteiras, motivo pelo qual têm sido o grande foco de estudos realizados pela indústria e comunidade científica.

As principais doenças metabólicas de rebanhos leiteiros que estão presentes em alta prevalência durante este período são hipocalcemia, hipomagnesemia e cetose. Entre as afecções uterinas mais comumente identificadas no periparto, estão a metrite e endometrite, enquanto a afecção ovariana mais comumente encontrada é o cisto ovariano.

A hipocalcemia por sua vez, é uma doença que muito preocupa os produtores e pode se manifestar de forma clínica e subclínica. Também conhecida por febre do leite ou síndrome da vaca caída, a doença pode ocorrer em vacas leiteiras de média a alta produção em até 72 horas após o parto ou ao longo da lactação. As causas dessa enfermidade, em rebanhos leiteiros, têm sido associadas ao baixo consumo de cálcio, ao aumento significativo da necessidade deste mineral ou à insuficiência do animal em manter os níveis de cálcio no organismo.

Assim que diagnosticada, a doença precisa ser tratada. Conheça as estratégias de prevenção e tratamento da doença, na videoaula apresentada abaixo, pelo professor Fábio Lima (médico veterinário com mestrado e doutorado pela Universidade da Flórida, e pós-doutorado pela Universidade de Cornell).

Fábio é professor da Universidade de Illinois, EUA, e traz no EducaPoint o curso Problemas metabólicos e reprodutivos x fertilidade de rebanhos leiteiros, em que apresenta os resultados das principais pesquisas realizadas no setor. Confira uma das aulas:



Este curso é recomendado para produtores, técnicos e estudantes envolvidos com a pecuária leiteira, com conhecimentos básicos em sanidade de bovinos leiteiros. Assistindo ao treinamento completo, os alunos entenderão as causas dessas doenças e distúrbios, e conhecerão os principais métodos para prevenção e tratamento, aprendendo, desta forma, como amenizar o impacto do período de transição sobre a produção e reprodução de vacas leiteiras.

Para participar, basta assinar o EducaPoint! Sendo um assinante, você poderá assistir a este e a TODOS os nossos outros cursos online (já são quase 100. Basta acessar: https://www.educapoint.com.br/checkout/ e escolher o melhor plano de assinatura.

Mas se ainda assim gostaria de ver um pouco mais dos cursos do EducaPoint, clique aqui para experimentar uma prévia gratuitamente.

Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento@educapoint.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint