ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dejetos de bovinos: mais que um problema, uma oportunidade!

EDUCAPOINT

EM 02/07/2018

2 MIN DE LEITURA

2
0
A intensificação da pecuária, ou seja, a concentração dos animais, tanto para a produção de leite, quanto para a produção de carne, gerou um problema: um maior acúmulo de resíduos da produção. O esterco, a urina, o resto da alimentação dos animais e o resto de camas podem significar um problema se o produtor não souber manejar.

Em sistemas intensivos de produção leiteira, há uma alta produção de dejetos, e a adequada destinação dos mesmos deve ser pensada de forma não só a evitar a poluição ambiental, mas também proporcionar ganhos para o sistema produtivo.

O manejo inadequado dos resíduos de produção pode aumentar o risco de disseminação de doenças, como mastite e doenças no casco. Esse também é um risco para a saúde humana e para a saúde ambiental.

Uma propriedade que não trata seus resíduos de forma adequada certamente terá maior incidência de moscas, cheiro ruim, o que pode ser um problema ambiental e para a saúde do trabalhador.

Assim, o manejo adequado dos resíduos da fazenda é fundamental para que se obtenha o chamado saneamento ambiental, que é produzir com segurança, qualidade ambiental e segurança do trabalhador.

Oportunidades

Entretanto, é importante destacar que, bem manejados, os resíduos da produção representam uma oportunidade. Cuidando-se adequadamente do manejo de dejetos, pode-se obter:

1) Energia elétrica

Essa propriedade, dependendo do número de animais e da tecnologia empregada, pode ser autossuficiente na produção energética, com perspectivas de, inclusive, vender energia para a concessionária.

2) Biofertilizante

Os resíduos podem ser aplicados como biofertilizantes. A aplicação de biofertilizante chega a economizar 25% de insumos externos (nitrogênio, fósforo e potássio). Esse biofertilizante, se manejado de forma adequada, pode ser aplicado em toda e qualquer produção, desde forrageira até outras culturas agrícolas produzidas na fazenda.

Esses dados foram fornecidos pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Otenio. Ele citou o exemplo da fazenda Agrindus, onde a aplicação do biofertilizante substitui completamente a adubação nitrogenada química, e isso representa um enorme ganho ambiental e econômico.

O biofertilizante na forma líquida tem a característica de ser mais disponível à planta, de forma que a gramínea não demanda nenhuma adubação química de outra fonte ao longo do ano todo. Nesse caso, é feito apenas o manejo agronômico de controle de pragas e colheita no ponto de corte determinado.

Mais informações sobre esse tema podem ser encontradas no curso on-line Manejo de dejetos na pecuária, do EducaPoint, apresentado por Otenio e gravado na fazenda Agrindus. No curso, ele explica como deve ser feito o manejo correto e destino adequado dos resíduos da pecuária leiteira, em diferentes escalas de produção, abordando desde a limpeza das instalações, os processos indicados para o tratamento dos dejetos, e as formas como podem ser aplicados de maneira econômica e sustentável, com ganhos não só para o produtor rural mas, principalmente, para o meio ambiente.

Assista ao curso completo e conheça os processos indicados para o tratamento dos dejetos, e as formas como podem ser aplicados de maneira econômica e sustentável. Para isso, basta assinar o EducaPoint!

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 115 temas). Conheça os planos aqui!

Ou se preferir, experimente grátis realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente/.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br

Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HALANA FREITAS

EM 27/06/2018

e o que é feito com a areia que fica nas caixas de decantação?
DANILO PERCILIA

DIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/03/2017

Alguém tem um projeto das caixas para decantação,que possa mim passar ?



email: danilopercilia@yahoo.com.br


MilkPoint AgriPoint